domingo, abril 08, 2012

Se ainda alguém tinha dúvidas que estavam mesmo bons...


Descarreguei as fotos, escrevi o post, desci as escadas e deparei-me com esta cena.

Nem o papel sobrou!

Queques de Laranja...

O borrego da aldeia já estava no forno acompanhado das batatinhas que o sogro tinha acabado de apanhar. Cá fora, os grelos apanhados na tarde de ontem, já tinham levado uma entaladela para que quando estivesse na hora bastar uma fervura.

Quando ligo o forno, gosto de o fazer render e comecei a magicar o que fazer rapidamente para tomar o lugar seguinte e aproveitar o calor já gerado.

Uns momentos antes, a tentar descobrir - sem sucesso - uma faca grande nas caixas que ainda atulham a garagem, tinha descoberto a forma dos queques comprada há mais de dois anos e ainda por estrear. Lancei-lhes o desafio e foi imediatamente aceite. Um tratou dos ovos, outro da laranja e tarefa sim, tarefa não, fizeram tudo sozinhos apenas com algumas indicações minhas.


Aqui fica a receita que adaptei das várias que descobri (é que tinham todas óleo e eu recuso-me a usar óleo em bolos). É simples e simplesmente deliciosa.

Ingredientes:

370gr de açúcar
300gr de farinha com fermento
6 ovos
2 iogurtes naturais
1 laranja

Preparação (com bimby):

Pré-aquecer o forno a 180º e lavar bem a laranja. Parte-se a laranja em quartos, descaroça-se e coloca-se no copo juntamente com o açúcar. Mistura-se 50 segundos à velocidade 8.

Juntam-se os iogurtes e mistura-se 10 segundos à velocidade 4. Coloca-se a borboleta, adicionam-se os ovos e mistura-se 5 minutos à velocidade 4. Adiciona-se a farinha e mistura-se 30 segundos à velocidade 4.

Enche-se as formas até cerca de meio e leva-se ao forno durante 20 a 30 minutos (depende da quantidade que puseram, o melhor é verificar com um palito).

Se não tiverem bimby ou outra traquitana equivalente, sugiro que usem a raspa e o sumo de duas laranjas - para ficarem com um sabor a laranja igualmente intenso - e que procedam como qualquer outro bolo: bater as claras em castelo, bater as gemas com o açúcar até se verem os olhinhos na massa. Misturar a laranja na massa e depois envolver na massa, com uma colher, a farinha e as claras à vez.

A quantidade de massa que fizemos rendeu três fornadas e deu um total de 33 queques.

Pode não ser um típico doce da Páscoa, mas deixou todos satisfeitos, mesmo os que não gostam muito de bolos.

Growing up...




Voltaram ontem depois de uma semana nos avós. A mais velha, para não variar, trazia ainda praticamente todas as fichas de TPC por completar pelo que quando chegámos a casa a sua missão foi acabá-las.

Ele podia ir fazer o que quisesse, mas quis ficar com ela a fazer "TPCs"para não a deixar sozinha. Escolheu o livro, a página e lá esteve ele a contornar e a colorir. Duas páginas depois estava a pedir-me para jogar wii que tinha saudades.

O que me marcou aqui - e o que me leva a escrever este post - não foi ele querer fazer TPC's com ela que isso é coisa normal, o que me marcou foi eu ver como ele contornava as letras um pouco ao calhas, dizer-lhe: olha não é assim que se faz, posso explicar-te? - e ele responder-me afirmativamente, deixar-me explicar e a seguir tentar fazer exatamente como lhe tinha sugerido.

Cresceu. E não foi só em tamanho.

Um cartaz, um filme a não perder...

Na última noite sem filhos, saímos tarde do trabalho - que ao contrário dos governantes a malta não teve direito a tolerância, ou folga, ou a nada do género - e eu ainda tive de ir até um centro comercial fazer tempo até ele se despachar e ir-me buscar.

Enquanto esperava, surgiu a vontade de ver um filme e quando me preparava para lhe ligar, telefona ele a perguntar o mesmo.

Já tinha percorrido os olhos rapidamente pelos cartazes e do que havia só duas hipóteses pareciam prováveis: American Pie - sim, ainda nos fartamos de rir com este tipo de filmes - e Amigos Improváveis (porque gostei do cartaz).

A sessão das nove do American Pie estava já completa a 80% com adolescentes munidos de hormonas, pipocas e coca-cola, a do outro estava a 8%. A escolha tornou-se demasiado fácil.

Um jantar rápido (não fazia ideia que a Portugália tinha um serviço do género MacDonald's muito fixe!) e lá fomos nós para a sala, eu com a imagem do cartaz na ideia, ele nem isso.

Começou o filme e com as primeiras falas percebo que é francês. Fico na dúvida se ele vai achar piada e espero o pior.

Mas não foi, muito pelo contrário.

O que posso dizer sobre o filme... nada. Não digo nem uma palavra e a minha sugestão é: Vão ver! Vão ver assim que puderem e sem ler nem uma palavra sobre ele ou ver qualquer trailer. Quanto muito levem apenas a imagem deste cartaz na ideia. Vejam e depois venham cá dizer o que acharam.

Não se vão arrepender.

quinta-feira, abril 05, 2012

Podem ser todos os dias assim, podem?! podem?!

Acordar às 8h. Levantar às 8h10. Lavar, vestir, tomar o pequeno-almoço sem pressas nem dramas. Ouvir as notícias e conseguir efetivamente ouvi-las (se bem que aqui pondero se não seria melhor continuar desinformada). Sair nem se sabe bem a que horas de casa porque nunca mais se olhou para o relógio, entrar no carro e ser conduzida por ruas vazias até chegar ao seu lugar às 9h05.

Podem ser todos os dias assim, podem?

quarta-feira, abril 04, 2012

Conversas com ele...

(ainda de férias, num momento qualquer de relax)

- oh mãe, o Zé Cristo foi o primeiro homem do planeta?


[e confesso que ainda demorei uns segundos a chegar à identidade em causa e que depois em vez de responder, despeguei-me a rir... já não se fazem mães como antigamente.]

terça-feira, abril 03, 2012

Noites sem filhos...

Dia 1

Adormecemos cada um para o seu canto no sofá a tentar ver um filme/série para aproveitar a primeira noite de silêncio em casa.

Dia 2

Eu trabalho freneticamente ao computador, ele aspira e lava freneticamente o chão.


Somos o cúmulo do romantismo está visto.

segunda-feira, abril 02, 2012

Talentos que eu admiro...



Já fui várias vezes contactada para fazer publicidade aqui no blog e sempre fui negando porque achava que não fazia sentido, especialmente quando no convite de "parceria" vinha, meio disfarçada, uma imposição para passar determinada opinião que não teria de ser necessariamente a minha.

Há definitivamente qualquer coisa em mim - por pouco conveniente que isso me possa ser, financeiramente falando - que me faz ter alguma alergia a recomendações a troco de algo ou a pedido do próprio porque eu não sou de dizer que gosto de alguma coisa só para fazer jeito. Ou gosto, ou não gosto, e pronto. Para mim, a melhor publicidade sempre foi a que chega por recomendação de um amigo, ou seja, quando alguém em quem confiamos nos diz: eu gosto disto, tens de conhecer!

É por isto também que eu própria resisto a publicitar mais o meu próprio trabalho e que não passo a vida a falar nele ou a fazer referências meio disfarçadas. É por isso também que os meus novos clientes geralmente chegam pela mão de antigos clientes.

Mas há talentos que definitivamente merecem ser destacados. Porque têm qualidade, porque são originais e, principalmente, porque as pessoas por trás deles são humildes.

Sendo assim, decidi dedicar aqui no blog um espaço para estes talentos de quem gosto tanto - ali no topo da coluna mais à direita! - e que vão lá estar porque eu realmente gosto e não porque me tenham pedido ou dado nada em troca por isso.

E, como a ideia surgiu depois de ver este azulejo da Sara na Lua, tem ela a honra de estreia neste destaque.


Sempre fui fascinada por azulejos por isso a minha admiração pelo talento da Sara é um dois-em-um, e o seu trabalho, tanto na cerâmica como na ilustração, fascina-me desde que a descobri.

Não vou dizer mais nada, apenas que este talento só pode nascer da pessoa bonita que ela é e que o melhor que têm a fazer é escolher um dos links a seguir - ou todos! - e decidir vocês o que acham do seu trabalho. Eu sei que vão amar.

O seu site
Loja do Etsy
Página do Facebook

domingo, abril 01, 2012

Deeeeeeescobrimooooooooossssss! :p

Foi só na viagem de regresso mas finalmente descobrimos a música que ele me pediu da outra vez!!!

Então, só para relembrar, aqui está o pedido: uáaaars! around da taime! ande da sickers suaine!!!

E esta é a música!

Depois de ouvir é fácil, mas a verdade é que ninguém chegou lá :p

Há famílias que fazem bonecos de neve...



e há outra que fazem rampas para saltos.


[e agora fiquei cheia de pena por preferir andar apenas com o telemóvel para registar estes momentos... não tanto por estes saltos, mas por não conseguir fazer justiça nem à beleza do que vimos, nem à temeridade dele]