segunda-feira, fevereiro 02, 2004

Cuidados da Grávida

Deixo aqui algumas considerações básicas sobre os cuidados gerais que as grávidas devem ter em conta.  

Actividade Laboral: Quando a gravidez decorre sem problemas, não existe qualquer inconveniente em que a mulher mantenha a sua actividade laboral normal, desde que não trabalhe com substâncias tóxicas, que a sua actividade seja muito stressante ou exija muito esforço. Embora a tendência geral seja reservar a baixa médica para depois do parto, deve-se aconselhar a grávida a deixar de trabalhar umas semanas antes do parto, dependendo do tipo de actividade desempenhada. Este facto é bastante importante porque mulheres com actividades laborais bastante árduas, estão mais frequentemente associadas a complicações tais como partos prematuros e insuficiência placentária.

Animais Domésticos: Os animais domésticos são capazes de transmitir doenças infecciosas à grávida, podendo afectar o feto. Para tal é necessário que o animal em questão seja portador do microorganismo infeccioso e que a mulher seja infectada. A primeira premissa pode ser prevenida impedindo o animal de sair de casa, evitando também dar-lhe carne ou alimentos crus. Isto nem sempre é fácil, pelo que se recomenda não existirem animais em casa durante a gestação; se tal não for possível, é de evitar o contacto com eles.

Descanso: É importante dormir um número suficiente de horas para que o organismo recupere da actividade diária. Será proposto um mínimo de oito horas diárias, embora as necessidades variem muito de pessoa para pessoa. O quarto deve ser bem ventilado evitando ter plantas ou flores durante a noite. Se tiver varizes é aconselhável elevar os pés da cama para facilitar o retorno venoso. Também se pode colocar uma tábua de madeira por debaixo do colchão para melhorar a estática da coluna vertebral durante o repouso. Quando o útero atingir um tamanho tal que dificulte dormir em decúbito dorsal (de costas) poderá adoptar-se dormir virada para o lado esquerdo, de preferência. Desta forma, diminui-se a compressão do útero sobre os vasos que conduzem o sangue de retorno ao coração, favorecendo a circulação e o aporte de oxigénio ao feto.

Exercício Físico: O exercício físico diário é aconselhado, embora moderado. Os passeios a pé e a natação são as melhores actividades nesta fase da vida. O cansaço deve ser evitado durante a práctica desportiva, sendo de excluir todo o tipo de competição: é preferível fazer pouco várias vezes, do que um exercício que possa esgotar a mulher. Se habitualmente practica uma modalidade desportiva pode continuar a fazê-lo desde que não seja violento e respeite as premissas anteriores.

Higiene pessoal: Durante a gravidez a pele sofre em geral grandes alterações, tornando-se mais seca, apresentando maior coloração nas aureolas mamárias, mamilos e linha branca, aparecendo também em algumas grávidas o cloasma gravídico que pode tornar-se muito pouco estético. é preciso explicar que estas alterações são passageiras e podem ser melhoradas com medidas cosméticas: aplicação de cremes hidratantes, maquillage para o rosto. Pior solução apresentam as estrias que surgem nas mamas, nádegas e abdómen de algumas grávidas. Devem ser evitados, por esse motivo, os aumentos bruscos de peso, ao mesmo tempo que se tentará melhorar a circulação sanguínea através de exercícios adequados e de massagens. Existe uma maior tendência para a acentuação das pregas naturais do organismo, tanto nas virilhas como sobre as mamas, esta associada ao aumento da sudorese (transpiração), tornando-se particularmente importante as actividades relacionadas com a higiene pessoal nesta fase da vida.

É conveniente tomar duche pelo menos uma vez por dia (no Verão os duches podem ser mais frequentes). Assim, não só se evita os odores desagradáveis como também o aparecimento de assaduras nas áreas referidas. é desanconselhado a utilização de desodorizantes íntimos. Os cuidados com as mamas são uma questão importante durante a gravidez. Aconselha-se fazer uma massagem diária com água tépida, com movimentos circulares durante alguns minutos em cada mama, assim como o exercício físico para fortalecer os músculos desta região. Uma visita tão precoce quanto possível ao dentista deve ser prioritária, não havendo contra-indicações para a realização de extracções ou obturações. O uso de fio dental após as refeições deve ser implementado, bem como o escovar os dentes com escova suave e massajando as gengivas.

Medicamentos: Deve ser evitado todo o consumo de substâncias durante a gravidez pelos efeitos que podem provocar no feto. Não esquecer que se encontram aqui incluídas as chamas "drogas legais", tabaco, o álcool e fármacos psicotrópicos.

Relações Sexuais: Não existe em geral um motivo para interromper a actividade sexual durante a gravidez. Esta está, no entanto, contra-indicada quando houver ameaça de aborto (pelo menos no primeiro trimestre), hemorragias genitais, ameaça de parto prematuro ou perda de líquido amniótico. A mulher pode considerar muito incómodas determinadas posições devendo ser tranquilizada dado ser um facto normal à medida que evolui a gestação e deverá ser encorajada a procurar posições mais cómodas. No caso de risco de contrair uma doença de transmissão sexual será aconselhável a utilização de preservativo.  

Vestuário: Os colants, em particular os modelos de compressão gradual para grávidas, são aconselhadas visto que as meias e as peúgas apertadas bloqueiam a circulação de retorno nos membros inferiores e favorecm o aparecimento de varizes e edemas maleolares. A roupa interior deve ser de algodão, usar um soutien que mantenha o peito firme sobretudo se praticar exercício físico. No que se refere à utilização de cintas, as opiniões dividem-se. Cremo não ser aconselhável a sua utilização de forma sistemática pois apenas atrofia ainda mais a musculatura abdominal tão necessária no momento do parto. no entanto, se em qualquer altura se considerar necessário, será melhor recomendar um modelo específico para grávidas cuja principal característica seja a contenção e não um modelo que aperte demasiado. O calçado deve ser muito cómodo e os saltos não devem ser nem demasiado altos nem demasiado baixos. É importante que tenham um pequeno salto que permita compensar as alterações da estática que surgem numa mulher grávida.  

Viagens: Não existe qualquer contra-indicação para viajar de avião, pode até ser preferível às deslocações prolongadas de automóvel. Não deve viajar seja qual for o meio de transporte utilizado se houver alguma contra-indicação médica e se viajar nos últimos meses de gravidez não o deverá fazer para locais com escassa assistência médica. Se utilizar o automóvel deve parar de hora a hora para que a grávida possa mobilizar os músculos, urinar (existe um certo grau de compressão vesical que obriga a micções mais frequentes) e descansar. (texto facultado pelo meu obstetra)

Sem comentários: