quarta-feira, setembro 14, 2005

Canal Odisseia

Ontem à tarde, depois de ter brincado com puzzles, lápis de cor, lápis de cera, dar de comer aos nenucos, aos cavalos e às ovelhas. Depois de ter feito cócegas, ter dado cambalhotas e brincado às escondidas. Depois de a ter deixado brincar com a água no bidé, depois de a ter mudado toda. Depois de ter mostrado o Noddy na internet, tê-la posto à janela a ver os carros que não passam e telefonar para o pai, só para ela dizer-lhe olá (e eu implorar-lhe para mandar os clientes dar uma volta e vir para casa mais cedo)... achei que estava na hora de fazê-la parar por uns momentos. Assim, recorri ao salvador das causas perdidas: a televisão! Como deixámos o dvd no norte e para o vídeo só tenho o Nemo, comecei a fazer zapping pelos canais, a tentar encontrar qualquer coisa, lúdica, educativa e que me proporcionasse a mim e a ela uns minutos de sossego. Parei no Odisseia, estavam a falar sobre leões marinhos (focas para a Joana). Ela reconheceu-os logo da vez que fomos ao ZOO e ao ver os leões marinhos à luta pelo direito de acasalar dizia, completamente vidrada na acção: estão a bincai! Depois chegou a altura de uma fêmea dar à luz, e eu aproveitei para fazer a comparação e explicar que o bebé que está na minha barriga, também vai nascer um dia, etc etc. Depois o bebé foca (leão marinho) foi à procura da mama da mamã, e eu expliquei-lhe que também eles mamavam, que o bebé que está na minha barriga quando nascer também vai mamar, etc etc. Ela estava deliciada a ver aquilo tudo, e de repente diz: a foca tá tiste! E é mesmo verdade, estes bichos têm uma expressão triste! No que eles reparam. Lá lhe expliquei, que ele tinha saudades da mamã, mas que ela estava a ganhar tostão e que já voltava para ao pé dele, etc etc. O engraçado foi, que durante este documentário, a relação da minha filha com a minha barriga modificou-se. Posso estar enganada, mas acho que ela tomou consciência que este bebé que está na minha barriga vai um dia nascer. Espero é que ela não pense que vai sair uma foca... ou vai ter uma decepção ;)

Sem comentários: