sexta-feira, setembro 02, 2005

Dividida...

É como me tenho sentido em relação a uma decisão que tomei mesmo antes da Joana nascer. Depois de ler isto fiquei a matutar novamente no mesmo. Sempre achei que a altura ideal para uma criança entrar no infantário eram os três anos, altura em que tem mais maturidade e se torna mais sociável. Sempre achei que durante o primeiro ano deveriam ter atenção exclusiva e que, até à entrada do infantário, uma ama (desde que de confiança e com condições) era o ideal. A Joana ficou em casa até aos onze meses e depois foi para a ama onde continua. A ama não é daquelas que inventa brincadeiras que os estimulem (como eu acho que uma ama deveria fazer). Ela limita-se a dar-lhes muito amor. Um amor de avó. E tenho total confiança nela. Ela adoptou-me a mim e ao meu marido como filhos e para a minha filha, ela e o marido são o terceiro par de avôs. No início deste ano inscrevi a Joana no que, à partida, irá ser o infantário e possivelmente a primária, a partir do ano lectivo 2006/2007! Esta escola só aceita crianças com mais de três anos, por isso nem poderia por a hipótese de ela entrar antes. A escola também já tinha sido escolhida antes de ela nascer e nunca me preocupei muito em procurar outra. Aliás nunca o fiz. Como a Joana sempre foi uma miúda muito desenvolvida - gatinhou aos 6 meses, começou a andar e a falar aos nove meses, e desde aí tem sido exponencial - sempre achei que isso era inato dela, embora julgue também, que a atenção que lhe foi dada no primeiro ano, o amor-de-avó na ama e a estimulação em casa nas nossas brincadeiras diárias contribuiem para este desenvolvimento. Eu sei que estas coisas não são preto no branco, mas é isto que eu penso. No entanto, agora com o início de mais um ano lectivo, e a saída dos meninos mais velhos da ama, fico na dúvida. Será que seria melhor para ela entrar já este ano na escolinha? E porquê que penso nisto se estou certa que decidi o que acho mais acertado? Porque ela vai ficar apenas com um amiguinho durante o dia. Porque quando o mano/a nascer posso não ter a mesma disponibilidade para as brincadeiras com ela. Porque as hormonas estão a acabar com os poucos neurónios que me sobraram da gravidez da Joana. Por isso, acaba-se o post e a dúvida. Vai para o ano e pronto. Só já não estou tão certa da escola que escolhi. Mas isso dá outro post e outra reflexão. E eu a esta hora não consigo pensar muito mais... Beijinhos Sandra

Sem comentários: