terça-feira, outubro 25, 2005

Amamentar na gravidez...

Sobre as questões de amamentação que têm deixado nos comentários, a verdade é que eu ainda tenho leite consoante a demanda, ou seja, se ela mamasse mais, eu produzia mais, como tem sido até aqui. Já não tenho a quantidade que tinha como é óbvio visto ela não mamar quase nada e o corpo estar a desenvolver uma gravidez. O que vai acontecer é que dentro em breve, o leite vai dar lugar novamente ao colostro (por isso, à partida, nunca vou ficar sem nada). A amamentação de um recém-nascido e de um bebé mais velho é compatível e a ideia não me choca nada absolutamente. Se a Joana quando vir o bebé a mamar, quiser experimentar novamente, não tenho problemas nenhuns em a deixar. A produção de leite só depende (se tudo correr normalmente) com a demanda, por isso não há "falta de leite". É claro que eu estou a preparar a Joana para deixar definitivamente a mama, muito calmamente, mas tenho-a contrariado nos seus pedidos (senão ela ainda mamava diariamente!) e preparado-a para que em breve seja outro a mamar no lugar dela. Ela parece perceber, mas nestas coisas, só quando ela vir o que significa mesmo haver outro bebé em casa é que acho que vamos saber se ela vai aceitar bem ou não! Para mim, a amamentação foi e é um prazer. Para mim e para ela, e é por isso que continuamos. Beijinhos Sandra Adenda: A Isabel, num comentário a este post, lembrou-me de algo que me tinha esquecido de falar no post e que acho muito importante! A amamentação durante uma gravidez, não apresenta riscos se a gravidez estiver a decorrer normalmente e sem riscos. As contracções (que podem ser) provocadas pela produção de leite (derivado à presença da oxitocina no organismo) são equivalentes, às provocadas pelas relações sexuais. Por isso, se não houver outros factores de risco, e a amamentação for moderada/baixa (não é a mesma coisa amamentar um bebé de 2 meses ou uma criança de 2 anos!), esse problema não se apresenta. Em relação à falta de cálcio (e outros nutrientes e minerais essenciais) isso tudo depende da correcta alimentação da mãe. Se a mãe não tiver cuidado com a sua alimentação podem advir problemas, mas se uma futura mãe que não amamente, também negligenciar a dieta, os problemas também podem surgir! O problema que sinto aqui em Portugal, é que devido à raridade desta situação, e ao facto de que até à poucos anos se defendia o leite artificial, os médicos não estão bem informados nas novas conclusões sobre o tema. Aconselho vivamente a consulta de sites britânicos sobre o tema que estão muito à frente nesta área e apresentam as explicações correctas e devidamente fundamentadas. Eu o que fiz aqui, foi apenas dar a opinião da minha experiência, da minha "investigação" no tema e das opiniões que me foram dadas pelo meu obstetra e pediatra da Joana. E valem o que valem, mas espero sinceramente que tenham utilidade para alguém.

27 comentários:

Clara disse...

E fazes tu muito bem!
1 beijo enorme para ti.

Licas disse...

e que sorte tem a joaninha...
1 bjx, licas

Fitinha Azul disse...

Que bom, que sorte!

akombi disse...

olá

concordo em certos aspectos, tb sou apologista da amamentação, tanto que dei de mamar até aos 3 anos a minha filha mais velha e ainda dou de ammar á segundo que tem 2 anos.

no meu caso só engravidei da 2ª quando a 1º deixou a mama, pq enquanto amamento não faço ovulação. A V. deixou a mama em Agosto e engravedei em Setembro, tb tive sempre leite daí dizer que amamento á 6 anos.

Oque me foi dito é que qd se amamenta uma criança e se está grávida podem ocorrer contrações e haver risco de aborto nos primeiros meses, ea questão do cálçio tb pode faltar ao bebé que se está a gerar.

Após o nascimento da P.sempre dei mama á V. se me pedia, ainda hoje com 6 anos se me pede dou,ao qual ela responde que é bom.

Para mim amamentar é um grande prazer, sinto-me tão bem com as minhas meninas aninhadas a mim, acho que é o melhor da vida o carinho e o afecto.

jinhos

Pat disse...

Pois claro...

AnaBond disse...

k'inbeja...

Anónimo disse...

Olá

Eu tb concordo que amamentar é maravilhoso, tenho uma menina com 10 meses e aos nove foi-me dito para lhe dar suplemento pois o peso dela não estava a aumentar o suficiente.

Assim sendo comecei a dar-lhe suplemento e menos mama, no entanto ainda tenho algum leite mais num peito do que no outro. Sabem me dizer se a esta altura do campeonato ainda posso recuperar a amamentação completa ou agora tam já não é possivel?

Obrigada

Beijinhos

Paula (pacatinha.blogspot.com)

Célia disse...

Também eu teria continuado a dar de mamar à Marta até hoje se a mesma o tivesse querido...
Beijos

rosinha_dos_limoes disse...

Que bom para vocês as duas ... ainda bem que estavas bem informada, como se vê, há por aí muito leitinho para dar aos teus pequenos :o)

Jolie disse...

Paula:

Se ainda tens leite, podes sempre aumentar a produção através de estimulação.

Oferece mais a mama, e quando ela acabar, utiliza a bomba para estimulares mais um bocadinho, até que não deite nenhuma gota.

Podes usar a bomba fora das mamadas, com o mesmo fim. Desta forma, aumentas a estimulação e consequentemente a produção.

Não te esqueças de no entanto teres cuidado com a alimentação e ingerires líquidos. É muito importante que aumentes a quantidade e melhores a qualidade. Dessa forma até podes chegar a deixar de usar o suplemento.

Espero que tenha ajudado, se tiveres mais alguma questão podes usar o email.

Beijinhos a todas

Mar disse...

Fazes muito bem! Estes posts sobre amamentação são muito importantes, há tantas dúvidas e desinformação por aí! Bjos e obrigada pelas visitas! :)

ni disse...

Acho excelentes estes teus posts sobre amamentação! É bom que pessoas informadas divulguem o que sabem e o que vivem, nada melhor do que a experiência para passar a palavra... obg!
:o)
A Íris tb ainda mama, aos 11 meses... de noite, sobretudo e qdo está mais "mimalhenta"... ela gosta tanto... e eu tb!
;o)
Beijos e abraços

Gina A. disse...

Acho que fazes muito bem! Pena tenho eu de ter amamentado o meu filho por tão pouco tempo (fiquei sem leite)...
Beijos grandes

Mamuska disse...

Fazes muito bem, porque a Joaninha vai acabar aos poucos por largar a maminha da mamã :)
Beijosss

InêsN disse...

ainda bem que colocaste a adenda...
porque eu, tendo ficado grávida novamente tinha o diogo 2 meses, fiquei mesmo sem leite...para grande tristeza minha..
:o(

Eva Lima disse...

Hoje em dia a informação já começa a existir entre nós, embora ainda veja muitas mamãs recentes a dar "suplementos" mal saem da maternidade. Quando eu tive a minha filhota mais velha (19 anos) escandalizava porque ela mamou 1 ano. Não havia pessoa, velha ou nova, que não me chamasse à atenção para os "perigos" daí resultantes: falta de cálcio, perda de dentes, anemia, etc (meus) e raquitismo, apego demasiado à mãe - pior ainda quando ela se situava num percentil baixo,etc (dela). Tive que me socorrer dos papas da pediatria e dos exemplos das avós...
No último filhote (3 anos) era porque a minha idade não aconselhava - irra que este país não avança!!!

desculpa ter-me alongado

Jolie disse...

Eva: Estás "à vontadinha!"

Mãe Gabi disse...

PARABENS POR ESSA MARAVILHOSA OPÇÃO..EU APENAS AMAMENTEI 1 MES E POUCO.FIQUEI SEM LEITE COM MUITA PENA MINHA.ADOREI ESTE BLOG, UM DOS MAIS INTERESSANTES QUE JÁ VI ATE HOJE E O MAIS VISITADO CERTAMENTE!

JINHOS GABI E GONÇALO

Miragem disse...

Eu bebo encantada as tuas palavras... espero que em breve faça uso delas.
Obrigada por esses testemunhos tão valiosos.

Ana disse...

Acho de louvar aquilo que estás a fazer :)
Quando é que se sabe o sexo do anjo?
Beijocas

akombi disse...

Olá outra vez

Quando falei na questão das contrações ou a não obsorção do cálçio foi-me dito pela emfermeira do centro de saúde de Amora que faz um trabalho de comparação com mães que amamentam por mais de 1 ano.

Fiz a preparação do parto da minha 1ª filha com ela, e sempre que á mães como eu ela interessa-se e vai acompanhando o cresçimento das crianças e a saúde da mãe tudo isto é comparado com o médico assistente da mãe e a pediatra da criança (tudo do centro de saúde).

Em relação a médicos só houve um comentário do dentista em que perguntou se ainda tenho leite, mas os outros médicos não dão opinião só me dizem que se é uma opeção minha tudo bem.

Tenho é comentários de pessoas amigas, porque estou muito magra, porque é um víçio mau porque as minhas filhas não me largam até para dormir (a mais nova chega a dormir a noite comigo.)
Mas estes comentários não me afectam.

jinhos

Nita disse...

Acho que infelizmente as pessoas estão mal informadas...não sei quantas vezes ouvi que o meu leite podia ser fraco...enquanto estive em casa tive muito mas, assim que comecei a trabalhar senti uma redução e ele perdeu peso...tive que introduzir o biberon...que ele detestava...consegui com os da Avent...ainda lhe dou maminha de manhã e à noite ou qd está mais impertinente...enquanto tiver vou dando sempre...adoro, acho que é um momento só nosso e acredito que se não tivesse começado a trabalhar ainda tinha mais...mas, deixei de conseguir beber a água que bebia ou alimentar me a horas...etc...fico muito feliz por ti e a tua filhota
bjinhs
Nita e Afonso (quase 6 meses)

C_de_Ciranda disse...

COM MIL DIABOS! E eu a dizer cá para comigo que dar de mamar onze meses já tinha sido uma "grande" coisa! ;)

beijinho!

*** Ciranda

Anónimo disse...

Também dei de mamar até aos 16 meses e terminei ao ritmo dele e sem "fitas", mas também tive imensa gente a chatear-me a dizer que já era tempo demais. Acho que foi o ideal pois foi ele que deixou de se interessar.
Bjs

carla disse...

Olá

Sabes bem os comentários que tenho ouvido pelo facto de ainda dar de mamar e ela ter 19 meses, continuo a dar e vou continuar a dar até ela querer, ainda bem que existiram pessoas que me foram abrindo os olhos....

Beijocas

barbarayu disse...

Que maravilha Sandra :)

Experiências como a tua só me dão ânimo para pensar que este tema vai correr melhor agora com a vinda do André :) E se o Vasco, ao ver o mano mamar, também quiser provar é claro que lho vou dar.

Às vezes sinto-me culpada por não ter acreditado mais em mim e ter "cedido" :(
Mas desta vez vai ser diferente :)

Mil beijocas!!

SusanaTete disse...

Isto dos comentários é terrível...
A pediatra dos meus filhotes também achava que eu não devia dar de mamar tanto tempo por criar dependência... O que eu fiz foi fazer "orelhas moucas" e nunca mais falei do assunto apesar de continuar na minha (nossa) e continuar a dar de mamar - 15 meses no caso da Inês e 2 anos e 1 mês no caso do Gonçalo.

Gostei muito desta parte sobre a amamentação!!
Beijinhos,
Susana