quarta-feira, novembro 16, 2005

Métodos para reeducar o sono...

the no-cry sleep solution "Gentle ways to help your baby sleep through the night", Elisabeth Pantley Este livro ensina-nos de uma forma calma, a lidar com as adversidades da falta de sono dos nossos bebés, e vai sugerindo técnicas baseadas na idade/desenvolvimento da criança. Usa casos reais, para apresentar as técnicas e descobrirmos semelhanças com a nossa situação. Foi principalmente graças a este livro, que consegui resultados excelentes com a Joana. No entanto, não é nada que funcione rapidamente, visto o objectivo, seja evitar o choro do bebé ou a imposição de novas rotinas, isto é, a frase "deixa-o chorar que chorar faz bem" neste livro não tem qualquer valor. Aprendi bastante, mas especialmente senti-me apoiada e tranquilizada em tudo aquilo que estava a enfrentar. Baby Whisperer Solves All Your Problems (by teaching you how to ask the right questions), Tracy Hogg & Melinda Blau Este livro é a minha bíblia da especialidade. Desde o nascimendo até aos 4 anos (acho eu) podemos encontrar aqui, quase todas as respostas às nossas dúvidas. Com a autora, Tracy Hogg, quer pelos programas de televisão, quer pelo fórum na web, quer por estes livro, aprendi coisas que são realmente úteis e que funcionam MESMO! Muitos problemas que iam surgindo, não o chegaram a ser, graças às suas chamadas de atenção para estarmos alerta para cada sinal do nosso bebé. A nível da reeducação do sono propriamente dita, misturei muito destes critérios, com os do livro anterior. Acabei por criar uma solução à nossa medida. Que respeitava as nossas convicções, a Joana e o nosso nível de paciência e resistência. Aconselho vivamente qualquer um dos dois. Ambos, ajudaram-me a sentir muito segura de tudo o que fazia, e isso para mim, foi a melhor coisa que eles me proporcionaram. PS: Podem encontrar os livros à venda na Amazon.com e similares. Só existem em Inglês e em Portugal não estão à venda. Podem ser encontrados livros anteriores da Tracy Hogg traduzidos em Português do Brasil (ver por exemplo aqui e na Fnac podem-se encomendar mas sem garantias) mas não recomendo a quem não tenha problemas a ler inglês.

9 comentários:

Anna^ disse...

Boa maneira de começar o dia:a dar bons conselhos :)))

bjokas ":o)

scaf disse...

agora s´+o preciso de arranjar tempo para ler um dos dois :P....
Obrigada pelas dicas!
beijinhos

Licas disse...

Obrigada pelo conselho Sandra. Vou começar já a procurar os ditos livros.
1 bjx grande, licas

rosinha_dos_limoes disse...

Parecem bem interessantes ... onde os encontraste?

Anónimo disse...

O livro que eu comprei tem uma capa igual à do 'the no-cry sleep solution, talvez seja uma tradução, quendo chegar a casa vou confirmar. Mas é realmente fantástico, se bem que estou com algumas dificuldades de por tudo em prática. Beijinhos

Anónimo disse...

bem, o dormir é um dos temas que me interessa. Não concordo nada com o "deixa chorar" e agora com a minha mãe lá em casa, tem sido dificil, entrarmos em concenso sobre esse assunto. é que me corta o coração, deixá-la no berço, a berrar incondicionalmente. E a minha mãe armada em experiente diz que eu assim não vou a lado nenhum.... grrrrr olha isto está dificil!

Fitinha Azul disse...

bela dica;) para quem precisa.

Mamã disse...

Puxa! É mesmo isto que estou a precisar. Tenho mesmo de os comprar! Isto de dormir umas 4 horas por noite(com intervalos para mamadas e muda de fraldas) está a deixar-me com os cabelos em pé.

rosinha_dos_limoes disse...

Desculpa aqui a chata, mas em que canal passam os programas dela?