sexta-feira, março 31, 2006

Estou...

quase a completar 37 semanas de gravidez. Dou por mim a regressar ao passado e a recordar o início desta caminhada (e vivam os blogs). Tenho mergulhado no registo fotográfico desta gravidez (e vivam as máquinas digitais!) e nas poucas que tenho da primeira. Tenho absorvido tudo o que diz respeito ao que já passou, talvez numa tentativa de não ver o pouco tempo que me resta nesta caminhada. Tenho um livrinho onde vou registando o que se passa desde o dia zero. A primeira entrada deste "diário", data de 2002/08/23 e reza assim: Deixei de tomar a pílula. Dizia apenas isto, sem floreados, nem pontos de exclamação, e marcou o início de uma nova forma de estar na vida. Aqui fui registando os passos que fui dando, as análises e exames feitos, a descoberta de uma realidade muito pouco animadora, o realizar de um pequeno milagre, os primeiros pontapés, as sensações, as maleitas e um sem fim de pequenas notas que lidas à distância me deixam sempre com um sorriso nos lábios. A diferença na vivência destas duas gravidezes, está bem patente nas minhas palavras. Uma zona dedicada ao controle diário do aumento de peso, na primeira gravidez, contrasta com a dificuldade em encontrar alguma referência ao peso desta vez. Às quase 37 semanas, começo o processo de despedida desta barriguinha. Sou pressionada inconscientemente a aproveitar ao máximo este mundo de sensações. Dou por mim a querer eternizar momentos que sei que me vão ser muito difíceis de relembrar num futuro não muito distante. O senti-los dentro de mim é algo que me é difícil de explicar e o que me deixa mais saudades. Sei que vou trocar um bebé na barriga por um bebé nos meus braços e que não há outra coisa que queira mais, mas ao mesmo tempo, as saudades que já sinto, dele só meu, são tantas mas tantas que às vezes dói só de pensar. Às quase 37 semanas, dou por mim, a pensar finalmente que tenho de ter as coisas prontas para o receber. Às quase 37 semanas, dou por mim a pensar que estou na recta final especialmente porque ninguém me deixa esquecer isso. Às quase 37 semanas, estou a viver um misto de sentimentos que me deixa sem saber muito bem o que dizer sobre eles. Às quase 37 semanas, vejo uma menina e sinto um menino, e sem eles já não sou ninguém.

31 comentários:

kikas disse...

E acima de tudo estás muito feliz, e isso é mais que suficiente :-)
Está mesmo quase a chegar...agora já pode vir mesmo quando quiser, pois já não apanha a "tia" Sandra desprevenida :-)
Faça o favor de passar no meu blog e deixar o seu registo :-)
Espero que gostes da ideia!!!
beijocas
kikas

Fitinha Azul disse...

Estou com a lagriminha no canto do olho...a Benedita nasceu às 37 semanas, a partir de agora é esperar que ele decida.
Beijocas muito grandesss

Sophie disse...

Lindo.
Linda!

Anna^ disse...

Lindo relato de uma Mãe prestes a partilhar o seu "embutido". :)))))

Está quase minha querida!!!
bjokas grandes para os 4 e um bom fds...agora é ficar sempre na expectativa de ouvir:já nasceu o Miguel :))

Jolie disse...

Kikas... muito feliz é pouco!!!

:))

sandra disse...

Hum... 23/08 uma data muito bonita... é o dia do meu aniversário!
Que texto lindo escreves-te, cheio de amor e carinho.
Está quase não é mamã?
A minha coelhinha acabou de nascer... isto é... já tem 5meses e meio, e tenho uma vontade enorme de engravidar outra vez. Acho que estas hormonas ainda não acalmaram!
Muitos beijinhos,
Sandra

guga2004 disse...

Quem me dera sentir já outra vez essa alegria, mas ainda tenho de esperar mais um bocadinho mas esses 9 meses sabem sempre a pouco.

bjs Sandra

Celia disse...

Um texto tão simples e tão cheio de significado.
Não me acredito que não vás querer passar pela experiência mais uma vez :) Segue o meu exemplo...3º a caminho
Beijinhos

Luísa disse...

Estás a fazer uma linda despedida da tua barriguinha! Tenho tanta pena de não ter podido fazer uma despedida assim... E tenho tantas saudades de sentir o Martim na minha barriga
Aproveita bem estes últimos dias em, como disseste, o Miguel é apenas só teu!

Beijinhos

LP disse...

Minha querida, aproveita, aproveita ao máximo estes últimos dias da tua barriga (sei que já o estás a fazer)! Que saudades que eu tenho...

Alda Benamor disse...

Ainda hoje dizia a uma amiga que até das maleitas da gravidez temos saudades depois deles nascerem... eu já tenho, hehe!

Raquel disse...

Pois é...minimizava bastante estes sintomas de saudadite se pudéssemos pensar, até querermos, que podia sempre haver uma próxima vez.
Quem sabe se no teu caso ainda não haverá :D
Beijocas

Diana Bento disse...

:)

Beijocas muito, muito grandes!

Anónimo disse...

Simplesmente emocionada
:)

ddm disse...

Gostei muito!
Às 21 semanas, e porque tenho quase a certeza que esta será a minha última barriguinha, faço por aproveitar muito bem cada dia desta gravidez.

Beijinhos!

PS - O meu rapazinho dá o seu contributo para este comentário com uns pontapés especialmente fortes! :)

Paula disse...

Como sempre a tua forma de expressares o que te vai na alma deixa-me emocionada, gosto muito de te ler.

Em relação ao Miguel, compreendo-te perfeitamente no que diz respeito às saudades e ao misto de sentimentos pelos quais passamos, só te posso dizer o que já sabes....aproveita, goza cada segundinho do vosso 2 em 1.

Beijinhos e bom fds :o)

Mamuska disse...

Uma mamã babada e super feliz! :)
Beijosss

Mãe Babada disse...

Estaremos aqui para te acompanhar sempre. E às quase 37 semanas, já começo a sentir-me um bocadinho mais Tia!

Bjos

Xuinha Foguetão disse...

Um beijão grandeeeeeeeee.

CLS disse...

A gravidez traz sensações únicas, que tão bem descreveste, e as mulheres são umas privilegiadas por poder senti-las. Será que é a última vez que as vais sentir, vais resistir ao 3º? :)
Bjs
(tb tenho um caderninho assim, comecei-o no dia do positivo)

Anónimo disse...

Como sempre, um texto lindo e cheio de sentimentos!

Obrigada por partilhares :)

Beijinhos

(também tenho uma saudade imensa do tempo de gravidez)

Jolie disse...

veruska, espero que o teu sonho se concretize rapidamente... depois espero que venhas cá dar essa novidade!

Beijinhos

Sandra B. N. disse...

que post tão bonito...
é uma experiência fantástica de se viver.. divididas entre uma enoooorme vontade de termos o nosso bebé nos braços, de lhe conhecer as feições, o cheiro, os sons... e ao mesmo tempo uma vontade igualmente enoooooooorme de o manter dentro de nós, de lhe sentir os pontapés, de o saber protegido... enfim, quem passou por isso sabe bem como é... :)

desejo-te umas últimas semaninhas de muita serenidade..

bjs

dia-a-dia disse...

Também comecei um diário assim, mas desisti às 12 semanas... Hoje arrependo-me tanto!... O que eu gostava de ler aqueles dias agora!...

Mata saudades do presente e deixa lá as saudades do futuro.

;)

Beijinho

papu disse...

Que tudo corra bem Sandra! Entendo-te tão bem! Quando te leio relembro muito a minha segunda gravidez. Muito mais calma, muito mais tranquila. Também senti essa nostalgia de ser, provavelmente, a última. Mas depois de ele nascer a gente esquece isso tudo! É que, qd nasceu o Diogo, o David já tinha 3 anos e meio e eu já não me lembrava (lembrava, mas já não tinha tão presente) o que era ter um bebézinho nos braços! E é tão bom tão bom! Depois dei por mim a vibrar com cada etapa do crescimento dele, também na nostalgia de, provavelmente, estar a assistir a tudo pela última vez... (e às vezes dá-me cá umas vontades de voltar a viver tudo de novo! chiuuu... não posso falar muito alto que é para a minha consiência não ouvir ;)))

Um beijinho

Goddess of Nurturing & Wellness disse...

:) :) :) Mais uma vez não posso deixar de dizer que és contagiante! Estou muito contente!Muito Feliz! E desejosa por conhecer o Miguel, prestes a ter mais um priminho!!! Beijinhos prima!

Ana Luísa disse...

Olá Sandra.
Gostei muito de ler este teu texto :)
Imagino que seja o que me irá acontecer daqui a uns mesitos... É incrível como tudo começa assim, de uma maneira tão simples tal como escreveste no teu livrinho e agora já tens o Miguel quase a chegar... A vida humana é mesmo um milagre :)
Beijinhos e bom fim-de-semana

andreia disse...

ola linda,
obrigada pelo comentario no meu blog.
Quanto as tuas saudades nao posso ajudar pensa na felicidade que vais ter em te lo nos teus braços e enquanto nao o tens aproveita ao maximo cada minuto passado com ele ai no teu quentinho.
Eu ja tenho saudades da minha barriga tambem, antes dizia que nao que nao iria ter mas na realidade tenho e muitas de senti-la aqui.
So mais uma coisa, dia 23/08/2002 estava eu a festejar os meus 21aninhos :)
jinhos grandes para voces todos

barbarayu disse...

:')

mil beijinhos!!

E sim, isso das suaddaes... é mesmo assim... ai que saudades eu tenho de os ter só para mim...

Smas disse...

Ai, Sandrinha (e o que eu detesto que me chamem assim...) mas neste teu post tão saudoso recordei o que senti há quase um ano atrás e deixaste-me de lágrima no olho.
Já te disse que mesmo sem te conhecer te adoro?Consegues expressar alguns sentimentos que parecem que são meus e que às vezes não tenho as palavras certas...
Bjs

Inês disse...

Grande ideia! Parece que este post foi posto aqui de propósito. Hoje é o meu primeiro dia sem pílula e já tinha pensado em fazer uma espécie de diário, mas não sabia se faria muito sentido, agora já sei. :)
Deves ser uma mãe fantástica! :)