quinta-feira, maio 11, 2006

Isto há coisas...

Sempre disse que gostava de ter três filhos. Acho que é um número razoável e o certo para mim. Quando conheci o António e decidimos que as nossas vidas iriam continuar juntas, o número arredondou-se para dois. Uma questão de média como já expliquei... ele queria um, eu queria três. Quando a Joana nasceu, mesmo nas primeiras horas depois de a ter, sempre falei no próximo. Ter outro filho, era algo que eu queria mesmo, e a hipótese de ter apenas um não me agradava de todo (isto não havendo nada que o impedisse claro está). A segunda gravidez foi toda vivida com aquela sensação de ser a última, de saber que não iria voltar a repetir essas sensações, sempre com uma saudade do que ainda tinha, agarrada a mim. Mas quando nasceu o Miguel tudo mudou. Tenho saudades das minhas barrigas, e isso eu já sabia que iria ter. Mas aquele desejo que sentia de voltar a gerar um bébé, mesmo quando a Joana era recém-nascida, ao olhar para as barriguinhas alheias, desvaneceu-se. Não que eu já não queira outro bébé, também não é isso, mas sinto que esta família está de alguma forma completa agora. E se antes do Miguel nascer pensava que ainda dava a volta ao António para termos três filhos, agora penso que estamos muito bem assim. Não sei explicar melhor este sentimento, eu própria não o compreendo bem. A única coisa que posso dizer, é que nos sinto plenos. Será que faz algum sentido?! Não sei... mas não queria deixar de anotar aqui este sentimento de total plenitude que me invade agora.

31 comentários:

dia-a-dia disse...

Bem... há p'raí um problema qualquer de sintonia... O pai António não estava já inclinado para os 3???!!! Vá... Reconsidera lá e faz-lhe a vontade... Quem sabe?

;)

Mar disse...

Obrigada por este post. A sério. Sempre quis muitos filhos, uns 3 ou 4. O meu "gajo" sempre disse que lhe bastava 1, e mesmo assim só para me fazer a vontade. Tenho sempre esse sentimento de saudade, esse desejo de voltar a gerar uma criança e viver todas as emoções inerentes. Para já, é impossível, pelo que tenho algum tempo para tentar dar a volta ao N. Mas interrogo-me sempre sobre se será suficiente mais um, ou se este será um sentimento que nos persegue sempre, independentemente do número de filhos. O teu post anima-me. Porque acho que também tem que se saber "continuar a vida". Afinal, todas pararemos de ter filhos algum dia, e se isso se puder fazer com a sensação de completude que descreves será uma maravilha. :)

Mar disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
S.A. disse...

Eu lembro-me de pensar EXACTAMENTE a mesma coisa qdo a Camila nasceu... agora já não... quero mesmo outro, só não sei qdo...
Dá tempo ao tempo.. ;p

Vera disse...

Eu nunca quis filhos, depois decidi ter o Birrinhas e agora sonha dia e noite em ter outro. mas o papá Birrinhas nem ao segundo quer ir.

Beijinhos

Vera e Henrique

Clarinha disse...

Comprendo perfeitamente, eu tb gostava de ter um segundo filho apesar de por vezes esta primeira experiência ter sido um pouco dificil nos primeiros meses de vida do meu filho, era um bebé bastante chorão(ainda é mas não tanto como no principio), mas mesmo assim sinto o desejo de ser mãe novamente, não agora que ainda é muito cedo, mas daqui uns anitos...Depois sim penso que fico completa (ou não!!!!)
Beijocas, tens uns filhos lindos

Pat disse...

Olha Sandra, penso que o nº 4 é um número bonito, e desde sempre é um nº que tem acompanhado muitas famílias. Existem muitas opiniões contraditórias em relação a ter um «só» filho. Dois já é o «dito» normal. Agora, uma coisa é o ideal, outra é o que a nosso «corpo» e nosso sentimento maternal nos pede.
No meu caso, desde sempre que sonhava ter dois filhos. Como tive a sorte de numa gravidez gerar dois embriões...hoje, acho que gostava de ter um 3º...e rapaz...e tu, até isso já tens...Jocas

Fitinha Azul disse...

eu sempre quis ter 3 e se fosse muitaaa rica até tinha o 4º, o meu marido depois do Kiko nascer disse que não queria mais nenhum mas lá lhe dei a volta e veio a Benedita, agora os dois em pleno falamos num 3º...
Beijocas

Unknown disse...

O meu marido tb só queria um (agora já diz que quer ter mais um) e eu continuo sonhando com três filhos. Desde que o Alexandre nasceu que sonho em ter outro filho. Não consigo deixar de olhar para barriguinhas alheias sem ter saudade e desejo de engravidar. Tal como tu passei por uma cesariana que não desejava e tenho esperança de poder passar por um parto natural (acho que é um sonho que sinto que preciso de concretizar)para isso tenho que esperar um tempo para restabelecer todo o meu corpo e encontrar um médico que queira assistir-me uma vez que a minha obstetra é seguidora do lema "uma vez cesariana sempre cesariana..."
Tal como a Mar disse, tb eu me interrogo se este desejo de ter mais filhos me perseguirá sempre ou se terei esse sentimento de plenitude qdo nascer o meu segundo filho uma vez que o meu marido só quer mais um. Devo dizer que espero sentir essa plenitude :)
beijinho

1gota disse...

É bom sinal! É sinal que já estás feliz assim!
:)
Não quer dizer que daqui a uns anitos não surja de novo a vontade!

:*

ddm disse...

Eu também dizia que gostava de ter três filhos, o J. só queria um. Estamos quase a ter o segundo, tenho dúvidas que alguma vez tenhamos um terceiro, até porque também eu começo a achar que a minha família ficará completa com a chegada do T.!

O mais importante é sentirmo-nos felizes, seja com um, dois ou mais filhos... por isso acho óptimo que a tua família se sinta assim.

Beijocas!

rosinha_dos_limoes disse...

Estas coisas não têm de fazer sentido ;o)

Eu sempre pensei que o ideal seriam dois filhos, mas até desejava 3 ... depois nasceu a Bia e foi tão cansativo e absorvente que durante ano e meio só de pensar noutro filho me dava um ataque de pânico (trauma pelos meses de colicas muito dificieis, e 17 meses de noites mal dormidas) ... depois de repente apetecu-me imenso mas tive de ir convencendo o Luís que estava na hora ... sempre pensei na Marta como a ultima gravidez (até porque o Luís não queria mais nenhum) ... depois dela nascer, ao contrario da vez da Bia, tive durante muito tempo repentes muito fortes de engravidar de novo ... depois passou e neste momento estou como tu ... sinto-me completa com a familia que tenho ... será que é para durar??? ;o)

Miragem disse...

Se faz sentido ou não, só tu é que tens que saber e para mim parece-me que te faz todo o sentido!

Não sei é se o teu marido não muda de ideias... (pelo que escreveste à uns dias... ;) )

tixa disse...

A sensação de plenitude é fantástico. Vocês são uma familia e se-lo-ão com 2 ou 3 filhotes, quem sabe se um dia não volta a apetecer aumentar a familia?
Já tenho o meu cantinho se puderes espreita.
Adorei as fotos.
Bjs grandes

FiLiPa MaRqUeS disse...

Tens uns filhotes maravilhosos e lindos não me admira nada k keiras três!
Mas as vezes o importante e mesmo sentir que a familia esta completa por isso fico feliz por ti! A minha ainda esta meia-completa mas espero poder completa-la em breve!
Eu sonho com dois...

Sandra B. N. disse...

acho que no fundo temos é de apreciar o presente ao máximo... se neste momento te invade um sentimento de plenitude, mergulha nele e deixa que ele te inunde de tranquilidade...
até podes vir querer mais um(a) filhote(a) daqui a uns anos, mas isso agora não interessa nada :))

eu sempre quis dar pelo menos mais um(a) irmã(o) à Raquel, o meu marido insiste que depois do Rui Pedro ainda temos de "mandar vir outro"... para já delicio-me com esta gravidez, o depois fica para.... depois. :)

bjs

Francisca disse...

Caneco, mulher, não havia de fazer? O teu filho tem duas semanas! Dá-TE uns meses e vais ver... :)

Jolie disse...

francisca, a questão é que da Joana nunca me senti completa desta forma, mesmo quando ela tinha duas semanas!

Complicadinha eu, não?! :p

Avozinha disse...

Eu cá queria 4, o meu marido 2; tivémos 3, porque da última vez foram gémeos...

Alice disse...

Pois, eu apesar de toda a gente pensar que eu já estou completa, porque tive logo dois e um casal, ainda quero mais um pelo menos...
Nós temos é que nos sentir bem como estamos. Acho que o pior é se a gente quer ter mais e não pode...
beijinhos

Francisca disse...

Vou pensar sobre o teu caso. Depois revelo o diagnóstico . Eu cá senti-me sempre completíssima das três vezes. Tipo "ai que completazinha, agora é que estou completa! estou mesmo! não quero mais nada, nadinha! mais completa que eu não há!"

Há-de ser um diagnóstico provisório. Cheira-me que o caso vais evoluir. A ver vamos, que eu fico atenta ;)

Francisca disse...

"vai"

PSoMac disse...

Porque será que muitas de nós querem ou sonharam alguma vez ter 3 filhos? Também foi sempre o que desejei e gostaria imenso. Se bem que quando o Diogo nasceu disse que não queria mais nenhum ... agora dou por mim a pensar como tenho saudades da barriga, e do dia e do momento em que ele nasceu, de quando era muito piquinino... Beijos a todas

A Tendinha disse...

Acho que faz sentido, sim! Sentes a tua família comleta, realizada, feliz, ao máximo, não havendo necessidade de mexer mais!
E com razão, não vos conheço pessoalmente, mas dá para perceber que são uma família linda! :)

Clara disse...

É óptimo estarem em pleno com a vida :)))

(sobre o que perguntaste, ainda não sei mais nada, espero, apenas...)

guga2004 disse...

Tá bem, tá. Daqui a uns aninhos falamos outra vez...


bjs Sandra

Jolie disse...

avozinha, gémeos é que eu adorava ter... mas confesso que já com dois em casa a ideia já não me agrada assim tanto!!! hehehehe

francisca, lol... fico à espera de saber qual o teu prognóstico!!!

:))

carlag, pois é isso mesmo!

kikas disse...

Eu partilho do reu sentimento agora, sinto-me mesmo muito bem a três :-))

Rita disse...

pois concordo contigo... mas ainda tou indecisa em ir ao terceiro... nao sei... mas se for só daqui a uns 5 anos.. agora NÂO!!

beijinhos

Gina A. disse...

Eu também sempre quis ter 3 filhos (e o Nuno também)... mas essa hipótese também se desvaneceu, pelo menos por enquanto!
Eu acho que é normal o que sentes, além disso significa que estás feliz e que esse quadro familiar te completa. E isso é mesmo o mais importante!
Beijos

Mãe disse...

Sandra..

Eu sempre sonhei com os 3...e agora que eles já cá estão..sinto isso que tu dizes...do estarmos plenos!

Até a Carolina nascer ainda estava cá o "bichinho"...Agora sinto que estamos completos, os 5.

Compreendo o que sentes, mas a Francisca tem razão, o Miguel é ainda muito pequenino.........deixa as hormonas acalmarem!

O que tem que ser é!

Beijinhos

Ana B