quarta-feira, setembro 20, 2006

Da consulta dos 4/5 meses...

Verdade seja dita, não saí lá de dentro com o ego cheio, como é habitual em quase todas as consultas. Primeiro porque as minhas suspeitas confirmam-se e o Miguel tem um eczema na orelha esquerda. Isto e o facto da pele denunciar já uma tendência a ser muito seca, e ele agora estar um pouco congestionado (não está constipado como eu pensava), faz soar os alarmes da Rinite Alérgica com manifestações dérmicas, tal e qual como a Joana. Depois, o Miguel teve uma grande desacelaração do crescimento: Altura: 65cm (P50) Peso: 8kg (P75) P. Cefálico: 43cm (P50) Pelo pediatra é absolutamente normal nesta fase, porque ele está muito mais activo e o que vai para um lado não vai para o outro. Mas o que o não preocupou a ele, faz-me na mesma confusão a mim. Da Joana foi igual (não de forma tão acentuada mas houve um abrandamento e uma descida na curva) e só mais tarde é que ela voltou à curva inicial e depois deu um grande pulo dos dois aos dois anos e meio. Mas mesmo sendo o segundo ao qual acontece isso, mesmo sabendo que o pediatra tem razão, estamos habituados a vê-los crescer a um ritmo alucinante e depois eles travam sem avisar... é claro que embatemos de frente. Enfim, fora o fantasma da R.A. andar já no ar outra vez, está tudo mais que bom. Por isso, vamos manter a amamentação exclusiva mas introduzir de vez em quando a sopa e a fruta. Principalmente porque ele mostra muito interesse pela comida (e pelo pediatra devemos seguir o que ele [o Miguel] quer). Adenda: Ó minhas amigas! Eu não me incomodei com o facto de o Miguel estar no percentil 50. Se os meus filhos fossem pequeninos eu não me chateava nada, acho que nestas coisas quem manda é a genética e não a vontade dos pais, não acham?! O que me importa é a saúde deles e o seu normal crescimento. E para isso é que existem as curvas, para nos ajudar a acompanhar o ritmo. O ritmo DELES. Se eles estão sempre no percentil 90 ou no 25, isso não interessa nada, o que importa, é que uma forma grosseira eles estabeleçam a sua curva. Ora quando num mês, um bébé desce para duas curvas abaixo, se fosse o vosso, vocês não se preocupavam?! Conheço muita gente (e muitos são pediatras) que enfia na cabeça que é por causa do leite materno, pára a amamentação e segue com leite artificial e sólidos. Acho que é bom que se mostre que este desacelaramento é normal... especialmente para quem o apanha pela primeira vez. Esclarecido?!

18 comentários:

Inês disse...

Fui a primeira? Nem acredito... este teu blog é duma concorrência cerrada.

Não te preocupes.. vais ver que isso não é nada. :) Ele está enorme que se abrandar um bocadinho não faz mal nenhum.

Bjos

Ana Rangel disse...

Tirando a RA (isso é que é mesmo chato), ele está óptimo. Basta olhar para ele... :)

Beijinhos!

Célia disse...

A R.A. é que era desnecessária!!!
O resto não stresses que pelos vistos dá a todos! E depois teêm fases que dão pulos estonteantes!
Beijos

Alice disse...

por razões de força maior tive de mudar de endereço do blog dos Nenucos. E de nome também. É só clicar no meu nome :)peço desculpa pelo incomodo
Beijinhos

nelsonmateus disse...

e prontes! tá confirmado!
a falta d bohémia prejudica o crescimento dos putos e dos mais graudes! ;)

Anabela disse...

Que te preocupes com a RA, claro que sim, é uma grande chatice.
Agora em relação ao resto.... tu vê lá se apanhas juízo! Ele está óptimo!
Beijinhos

Anónimo disse...

Realmente tudo o que sejam complicações são desnecessárias.
Quanto ao crescimento, é normal isso acontecer, não te deves preocupar. Se o rapaz não pára quieto a energia tem de vir de algum lado.
Um beijo

carla disse...

Pois !!! A unica coisa que vejo que pode ser preocupante é o raio da RA...quanto ao resto deixa de ser tontinha está bem???

Beijocas

guga2004 disse...

A RA é realmente seca mas relativamente à desaceleração do crescimento já devias estar habituada. É mesmo assim com quase todos. Ele está óptimo e lindo.

bjs sandra

Fitinha Azul disse...

Eu penso que já disse algures que a pediatra dos meus não quer saber dos percentis por isso sinceramente não sei se ambos passaram por essa fase de desacelaração do crescimento, até porque vendo as fotos do Miguel só noto que está cada vez mais crescido e está óptimo!!

Quanto à RA é uma chatice, apesar de ou tendo já a experiência da Joana...

Beijocas e pensamento positivo!

Paula disse...

Pois o mais chato no meio disto tudo é sum dúvida a hipotese da Rinite com tendência a atacar na pele, o resto, não te preocupes ele está enorme e lindo, lindo.

beijinhos

Rita_in_UK disse...

A rinite e' que e' chato, se se confirmar...
Quanto ao crescimento dele, nao sei o que te diga, porque a minha experiencia e' com a Maria, que oscilava entre os percentis 5 e 25... Mas olha que quem olha para ele, ve logo que e' super saudavel! Deve ter "desacelerado" o crescimento por causa das brincadeiras mais activas que tu contaste ha uns dias...
Bjinhs,
Rita

Unknown disse...

Concordo com o que foi acima dito. A rinite alérgica é chata,mas se está no percentil 50, não te preocupes...
ficaste mal habituada com o crescimento alucinante do costinha mais piquenino.

nuvem cor de rosa disse...

comentário à adenda: olha, eu teria muito boa gente a dizer-me logo k era o meu leite k nao os alimenta... passei por isso nos primeiros meses... k porra... mas passados 6 meses, tenho aqui em casa dois bebés prematuros que estão lindos e crescidos q.b. e amamentados com o leitinho da mamã (o tal leitinho k no início me massacravam a dizer k não era suficiente...)... enfim.... prontoS, desabafei...

LP disse...

A Rinite é uma chatice! Quanto ao resto até já tínhamos falado sobre isso e se esse médico fantástico te disse que era normal ainda mais ajuda.

(Mas eu percebo-te!)

Fitinha Azul disse...

Esclarecidíssima;) e compreendo-te perfeitamente sou mãe!:P

Sara MM disse...

e o que é R.A !?!?! :o/

barbarayu disse...

gostei da adenda :)

sara: a R. A. é rinite alégica.

beijinhos!