sábado, outubro 07, 2006

Comida... venha ela!

Confesso que a estou a viver uma primeira experiência na introdução dos sólidos com o Miguel. A Joana foi desde o primeiro dia, uma bebé que resistiu à comida. Ela comia muito pouco e a muito custo. A única coisa que a via a comer com prazer eram os iogurtes (mais tarde a cérelac e o leite de soja). Com o Miguel o complicado é resistir aos seus apelos pela comida. Não é um bebé que coma quantidades fabulásticas, mas come bem. Tão bem que o babete chega limpo ao final da refeição (e a maior parte das vezes nem uso nada). Só quando ele está mesmo cheio é que lá cospe/assopra a comida e se suja qualquer coisa. Até agora a única coisa de que ele não gosta muito (mas come) são as papas. A de Multifrutos então é para esquecer. A que ainda gosta mais é a Primeira Papa (milho e arroz) que se prepara com o meu leite. A fruta já experimentou a maçã (crua e cozida), a pêra (cozida) e a banana. Depois fizemos várias combinações: maçã, com cereais e leite (meu); banana e leite (meu); maçã e cenoura. Nunca recusou nada, quer servido morno, à temperatura ambiente ou frio. Na sopa, já entra a batata, a cenoura, a abóbora, a cebola, o alho, o alho francês e o nabo (sem sal nem azeite). Nem sempre leva todos os legumes, mas qualquer que seja a combinação que eu prepare, ele devora. Até ontem, dava-lhe apenas uma refeição ao lanche/jantar, mas decidi experimentar juntar o almoço. Correu sem incidentes pois claro. Hoje ao almoço, depois de ter comido a sopa quase toda (não faço ideia de quantidades) ficou a brincar com o copo da água (hoje começou a beber água pelo copo, com aquele bico de aprendizagem!) e achei que ele estava farto de sopa, mas que ainda entrava mais qualquer coisa. Ele em geral mama depois da refeição, mas pensei em dar-lhe fruta antes. Pois comeu a pêra como se ainda não tivesse comido nada! Aproveitei e comecei a tirar o leite que ele não está a mamar, para congelar. Daqui a nada vamos precisar dele... O que era escusado era ele continuar com os intervalos de três horas para comer... mesmo à noite! Mesmo assim, já não lhe tenho de mudar a fralda três vezes durante a noite com conteúdos menos cheirosos. Agora a fralda aguenta até de manhã, e só faz o seu cocó quando eu lhe abro a fralda e o deixo à vontade. Para quem começou o post a falar de comida, não podia acabar da melhor maneira! :p

7 comentários:

tomodoro disse...

Ena, Ena isso é que é comer!

Está crescido o teu Miguel!

Ana disse...

O meu sobrinho (que tem mais 6 dias que o teu Miguel) só gosta mesmo é da mama e da papa, a maçã e pêra faz careta... a sopa é um castigo... muita sorte tens com o teu rapagão!
O que vale para os meus lados é que com 8k500g não dá para eu me preocupar :)
Quanto ao sujar... até nas orelhas tinha hoje cenoura da sopinha :D

Beijocas ENORMES

Alda Benamor disse...

É tão bom vê-los comer com satisfação!

Eu não faço ideia do qued é ter problemas com alimentação... tenho quatro glutóes que comem tudo (e mais que venha)!

(deve ter sido de eu ter comido como uma alarve nas três gravidezes :P)

Rita disse...

Que bom que deve ser vê-lo comer assim com essa satisfação!
Bjos

ddm disse...

Que bom! Que assim continue!

A C. sempre comeu bem, o que é óptimo. Só espero que o T. seja igual.

Bjs!

Ana Rangel disse...

ahahahahahahahahah

é o que eu te digo, ele vai ser um bom garfo (colher!). ;)

nuvem cor de rosa disse...

qdo é k apareces no MSN?
queria trocar umas ideias, de mamã leiteira pr mamã leiteira...

bjnhos nossos ;)