quarta-feira, novembro 29, 2006

Eu logo vi...

que a coisa não ia ficar por ali. Ontem, quando voltámos ao gabinete do médico para o avaliar depois dos aerossóis, o médico pergunta-me: Ele está melhor? Eu respondi, que o achava melhor, mas que ainda tinha a respiração alterada. O médico passou as tais gotas e mandou-nos para casa. Assim, sem auscultar novamente nem olhar para ele. Desconfiei (a tal vozinha que de vez em quando me fala ao ouvido e que nem sempre escolho ouvir) mas arrisquei confiar. Como ele despachou-nos com as gotas sem mais nenhuma recomendação, perguntei-lhe se com a bronquiolite ele podia ir para a escola (nunca digo que estão numa ama, que já percebi que alguns médicos acham que por estar numa ama, é o mesmo que estarem com a mãe...) ele olhou para mim como se fosse a mãe mais desnaturada e disse que obviamente não era conveniente. - Então tem de me passar assistência à família para poder ficar com ele - disse-lhe eu. - Pois, alguém tem de ficar com ele - responde o médico sem se mexer, ou como quem diz, amanhe-se que daqui não leva nada. - Pronto, então fico eu, mas preciso da baixa - insisti. De má vontade, lá me passou a baixa de assistência à família. Mas toda a gente tem alguém, que não a mãe ou o pai, para ficar com um filho doente?! Mas afinal este tipo de baixa não existe para estes casos!? Enfim... Passados vinte minutos de fazer os aerossóis o Miguel começou a ficar na mesma.Demos as gotas e entretanto adormeceu. O primeiro sono foi calmo, mas a partir daí a respiração acelerada apareceu e nunca mais passou. De manhã, mal acordou a respiração estava igual ao final do dia anterior. Voltei a ligar para o Pediatria 24 e eles encaminharam-me de imediato para a Estefânia. De imediato como quem diz, porque entre desligar a chamada e chegar ao hospital ainda tive de preparar os pequenos-almoços deles, vesti-los, preparar a mala dele, levar a Joana à escola e pôr gasóleo. As horas que passámos no hospital foram todas justificadas. Depois da triagem fomos logo chamados e a partir daí pouco esperámos. Depois de observado pela médica, que além da bronquiolite encontrou mais uma otite (pelo menos uma, já que o ouvido esquerdo tinha muita cera e não dava para ver) fez mais aerossóis, foi aspirado e fez um raio-x. Sempre a distribuir sorrisos por toda a gente, sempre a deixar o pessoal técnico completamente embevecido. Se não fosse a dificuldade respiratória que se notava logo assim que ele entrava em qualquer sala (por causa da frequência respiratória e do "barulho") deviam pensar que eu era doida em levar um bebé com um aspecto tão saudável ao hospital. Viemos de lá com um rol de tratamentos para fazer em casa, e ordens para manter vigilância apertada e ir ao pediatra dele daqui a uma semana no máximo. Espero que tenha sido a primeira e a última, embora a médica e os enfermeiros, sempre que me explicavam qualquer coisa começassem com um "sabe, na primeira vez..." como quem nos diz que vai virar rotina... Filho, vamos mostrar-lhes que não tem de haver mais vez nenhuma, está bem?

13 comentários:

Repolha disse...

E não tem, tá claro.

Umas dicas de duas bronquiolites curadas até hoje. Uma teve aos 4 meses, a outra (a minha) ia desenvolvendo-a por volta dos 10 meses. Até agora não voltou a ter.

O que me foi recomendado a seguir à risca foi: nada de ar de rua; nada de janelas abertas; nada, nadica. Vapores ou aerossois fazê-los sempre na cozinha ou na casa de banho e assim que terminarem passar a criança para um ambiente seco: sala, quarto. O objectivo é que as secreções se soltem e não que ganhem mais. Ambientes húmidos criam fontes. Além disso, o ambiente húmido após os vapores/aerossois só potencia que as secreções apodreçam o que poderá originar doenças respiratórias crónicas. Convém que a primeira seja bem curada e o que me aconselharam foram duas semanas assim. No fim das duas semanas foi levar porradinha - que é como quem diz ginástica respiratória. Pelo meio, a cabeceira da cama esteve sempre bem levantada e a limpeza nasal (que me ensinaram a fazer assim: depois de pôr soro e limpar com o aspirador, colocar soro numa narina de cada vez e tapar a boca e a narina oposta - por esta ordem - obrigando o bebé a inspirar o soro e a limpar totalmente o canal) era feita a qualquer hora (com muito choro dela, claro, mas a seguir dormia tão sossegada).

Deve haver mais coisas e diferentes, mas estas foram as que resultaram bem por cá. Espero que melhore depressa. E tu descansa...

Beijinhos

Anabela disse...

Oh linda, que dia, realmente!!
As melhoras do Miguel.
Beijinhos

Mocas disse...

O R. não teve bronquiolite, mas quando está verdadeiramente "apanhado" faço quase tudo como disse alí a Carla. E esse médico que vos atendeu primeiro não foi lá muito fixe...

Beijinhos e as melhoras

mocas

Anónimo disse...

Espero realmente q não se repita, tadinho do Miguel! As melhoras dele e umas boas horas de sono para ti é o q eu desejo!
Bjs

Rita disse...

eu ODEIO qd os médicos começam a dar a entender que futuramente as coisas(más) voltam a repetir-se!

A B. qd nasceu nessa 1ª noite teve muitas cólicas e as enfermeiras e médicas só diziam: esta menim«na vai sofrer tanto c cólicas!!!


eu passava-me com o que ouvia e dizia sempre o mesmo: não vai não.Ela não vai ter cólicas!

e elas olhavam para mim e riam se umas p as outras.....

Nunca sem ser naquela noite a minha filha teve uma cólica!


Acho q é mto importante as nossas palavras e pensamentos serem positivos pq p negativo já bastam os dos outros!!!

beijos e tudo de bom!

nuvem cor de rosa disse...

meu pequenino...
bora lá mostrar que és forte, ok, miguel?

beijinhos meus e dos pimos

Jolie disse...

Carla, obrigada pelas dicas!

E obrigada a todas pelos mimos!

Ana Rangel disse...

:(

Xiça, pá! Não vai haver mais nenhuma não senhora...

guga2004 disse...

Há médicos que são mesmo umas bestas. O que interessa é ele agora já estar a melhorar.

bjs Sandra

Sandra B. N. disse...

há médicos que não deviam exercer!! não compreendo como podem ser tão negligentes!! enfim....

as melhoras para o Miguel, que ele fique completamente recuperado num instantinho!

beijinhos

florbola disse...

Olha, pela minha experiência, NUNCA mas NUNCA vou aos Centros de Saúde, só apanhei médicos bestas..... Tenho o pediatra dela, a quem ligo pelo telemóvel e em alturas que ache mesmo necessário vou ao hospital.
As melhoras do Miguel.
Um beijinho.

Sefas disse...

Oh, como eu te percebo!! A Beatriz já teve 2 bronquiolites no Inverno passado e o Ricardo acabou de ter uma! Espero que o Miguel não apanhe mais nenhuma, mas fica de sobreaviso... li que a tua filhota teve eczema atópico (tal como a minha), tens tendências alérgicas na família? É que as crianças que têm (tal como os meus!) são mais susceptíveis de desencadear bronquiolites. Basta uma constipaçãozita, que noutra criança ficava por aí, e transforma-se logo em algo mais.
Aconselho-te o que a pediatra dos meus aconselhou: Dormir num ambiente morno com um certo grau de humidade (o ar seco e frio pode desencadear espasmos brônquicos), cabeceira elevada, nariz sempre limpinho com muito soro. Não hesites em fazer cinesiterapia respiratória, fica caro, é certo, mas é a única maneira de retirar com eficácia as secreções dos brônquios, que podem complicar numa pneumonia. Aproveita e aprende uma dicas com a terapêuta, numa próxima vez podes fazer tu em casa, a seguir aos aerossóis.
Já agora aqui fica uma para provocares a tosse quando notares que ele precisa: Põe-no de bruços e localiza a traqueia logo acima do esterno. Coloca o teu dedo indicador na horizontal em cima da traqueia e massaja da direita para a esquerda e vice-versa, fazendo uma ligeira pressão. Parece violento (até porque às vezes dá vómitos), mas é eficaz!
bjs e as melhoras.

T. disse...

As melhoras e espero que não haja reps!!! O meu pirralho teve 6 no inverno e verão passados, desde que está medicado ( tem tendência para alergias ) não teve mais nenhuma!!
Beijinhos
Ah e médicos do Centro de Saúde...nunca mais!!!