quinta-feira, dezembro 07, 2006

Ontem...

quando chego à escola dela, a educadora e a auxiliar perguntam-me: Quer as boas ou as más notícias primeiro?! - As boas, respondo eu. - Ela não tem, dizem-me elas. - Ela não tem o quê? - pergunto sem perceber nada e a ver os minutos de atraso a acumularem-se para a aula de ballet. - Piolhos! - hã?! Juro que me desatei a rir. É que, ainda há pouco tempo, e já não sei com que amigos foi, estivemos a falar sobre o drama que se instalaria em alguns pais daquela escola se tamanho surto por lá aparecesse. Ninguém gosta que um filho apareça em casa com piolhos, é certo, mas - e eu sei que estou a ser mázinha - gostava de ver a cara de certos pais que entram lá dentro com o nariz colado ao tecto a receberem uma chamadinha da educadora a pedir para ir lá buscar a criancinha porque tem piolhos... até pagava para ver minha gente :p E agora a parte séria: Conhecem algum tratamento profiláctico que se possa fazer para manter a cabeça da minha filhota sem piolhos?! Adenda: Como saí de casa logo a seguir a escrever isto, não li os vossos conselhos antes de passar pela para-farmácia do Continente. Não tinham o tal NIX, mas de todos os que lá tinham, aconselharam o AYA Champô Espuma por ser mais suave (como ela não tem, escusava de ser algo muito agressivo). Agora vamos todos lavar a cabecinha e esperar que não sejamos premiados com tais bicharocos. Na escola da Joana, os dois meninos que apareceram com os ditos, também não vão poder voltar até terem o problema resolvido. Além disso, por enquanto fazem uma vistoria diária às cabecinhas das crianças. Esperemos que não passe disto. Obrigada pelas sugestões.

20 comentários:

Repolha disse...

É que é mesmo drama... Ui! Pior é quando os paizinhos de nariz no tecto não fazem o tratamento. Ou então fazem apenas à criatura e não fazem a eles mesmo. A única coisa que te posso dizer é para toda a gente de casa (que tenha cabelo LOL) fazer o tratamento no mesmo dia em caso de necessidade. De prevenção há um mal-cheiroso que consiste em passar o cabelo por vinagre após lavagem - deixa o cabelo macio e retira toda a goma à qual o piolho se agarra. A água do mar também é excelente!

Bekas C. disse...

Xiiiiiiiiiiii!
Quando há casos de perigo de contaminação, costumo lavar o cabelo das miudas com 1 shampoo que se chama Paraplus, até agora nunca apanharam... caso haja contaminação usa-se a loção.
Boa sorte!

Fitinha Azul disse...

Eu do Kiko usei um Nex qualquer coisa...aquilo é para quem já está contaminado, sinceramente se ela não tem acho que não deves pôr porque são produtos fortes, convém é que os outros pais não levem as crianças com piolhos ou em tratamento para a escola até o caso estar resolvido, é assim no colégio do Kiko.
Beijocas

Sandra B. N. disse...

é, há paizinhos que realmente dá vontade de ver metidos nessas alhadas! :-PPP

a Raquel infelizmente apanhava sempre que havia um surto quando era pequenina.. nunca descobri tratamento preventivo que funcionasse e mesmo os shampôs para o pós-contágio demoravam dias e dias a fazer algum efeito (e eu perdi a conta às marcas experimentadas).. eram horas a penteá-la com aqueles pentes fininhos e ela a choramingar por ter de estar ali sem brincar.. enfim, foi um trauma!!! mas parece que já passou... de há 2 anos para cá nunca mais apanhou!

Salta Pocinhas disse...

Olá, nao é a primeira visita, mas é o primeiro comentário.
Na escolinha da Lua há criancas que já apanharam piolhos este ano. No ano passado também.
A minha, até a data, ainda nao apanhou... E espero que continue assim ;)
o que eu uso é um shampoo que se vende na farmácia que pode ser usado apenas como prevencao (de 15 em 15 dias).
Chama-se NIX.
beijinhos

Salta Pocinhas disse...

p.s. o shampoo NIX pode ser usado como prevencao e quando já há contaminacao.

Anabela disse...

a Dani nunca teve, não faço ideia do que usar...
mas pelo que já ouvi de amigas minhas, vítimas dessa bicharada, espero que a Joana se livre deles...

Unknown disse...

Numa altura em que também houve um problema desses na escola da Luísa a Pediatra recomendou usar 1 vez por semana um shampoo que é o Parapio (serve de prevençaõ além de tratamento) mas se perguntares na Farmácia de certeza que te informam (não sei se o Quitoso será também para prevenção).
Usei duranmte um tempo e, coincidência ou não, nunca apanhou (graças a Deus!! olha tirar piolhos daquela cabeleira encaracolada!!!)
Beijocas

Tita Dom disse...

Duda nunca teve, mas calculo quando for para a primaria aconteça é perfeitamente normal, no entanto desconhecia que havia champo para prevenção...

Não sejas mazinha com os papas de nariz arrebitados lollllll

Mãe Pipoca disse...

Estava difícil para comentar...
Bem, na Leonor, de vez em quando ponho o NIX, já vi num comentário acima! Nela foi o que melhor resultou quando houve um surto no ano passado. Como também dá de prevenção, ponho mais ou menos 1 x mês durante os meses de colégio.
bjs

Anónimo disse...

É a primeira vez que posto no teu blog. Os teus filhotes são lindos.

Boa sorte com os bichinhos!! O que a minha mãe fazia quando estava instalada a praga era fazer um corte de cabelo radical.
Sei que custa, mas eliminas muito do problema, principalmente as lêndeas que são os ovinhos brancos que depois dão origem aos piolhitos.
bj,
Rita&Afonso

Ana F. disse...

A Sara andou 6 meses com piolhos!!! Sim, leste bem: 6 MESES! Porquê? Porque precisamente havia paizinhos que não faziam o tratamento aos filhos! O resultado: contaminação e recontaminação!
Tentei tudo: NIX, Quitoso, Pára-Pio...Apenas resultou o Pára-Plus combinado com o champô em espuma AYA.
O Champô é excelente para prevenção!

carla disse...

O nome do tal que te queria dizer de manhã é NIX, como já aqui foi dito, lol!!!

Beijo

Fitinha Azul disse...

óptimo!
E não era Nex era Nix LOL
Beijocas

T disse...

Rapar o cabelo! lol, estou a brincar, mas no cabelo quanto mais comprido e volumoso é mais difícil combater os bichos...

Ana Rangel disse...

Iecka! Eu lembro-me de estar sentada no jardim dos meus pais e a minha mãe me estar a passar o quitoso na carola (eu devia estar na 1ª ou 2ª classe)... acho que funcionava para quem já tinha mas não conheço nada para prevenir. Quando souberes, avisa! :p

Beijos!

Anónimo disse...

Olha reza para que nenhum dos colegas da Joaninha ser de alguma religião duvidosa ou com manias esquisitas porque senão os piolhos vão durar muito tempo. Quando andava na primária eu e os meus colegas tivemos piolhos só porque havia uma menina que tinha a cabeça infestada deles e os papás nem lhes tocavam porque não era permitido na religião deles.

Licas disse...

Nós estamos as duas a fazer prevenção. Não por ela, que não tem nada, e todas as semanas fazem uma pesquisa no infantário às cabeças dos meninos, mas pelo meu. Estamos com uma crise dessas no local onde trabalho e não vá o diabo tece-las, agora só ando de cabelo preso, e lavo sempre com o tal shampoo.

_rutHe_ disse...

Esperemos que os bichinhos se mantenham longe...
O teu post fez-me viajar até à era "Quitoso" e "pentes com dentes muito fininhos" que faziam doer muito a cabeça...

Ainda bem que já não é assim...Beijos, Bom fim de semana*

Anónimo disse...

Olá, já não sei o que fazer para acabar com esses malditos bichos, estou desesperada! O meu filho tem 19 meses e apanhou, já tentei 3 vezes com o NIX que é o único que aconselham para a idade dele mas fica sempre algum coisa, já não sei o que fazer!