quarta-feira, maio 30, 2007

Cancro do Colo do Útero

«O cancro do colo do útero é causado pelo papilomavírus humano e representa a segunda causa de morte por cancro na Europa em mulheres entre os 15 e 44 anos. Em Portugal morre uma mulher por dia devido ao cancro do colo do útero e são diagnosticados por ano cerca de 950 novos casos. Podemos fazer muito mais para prevenir este cancro. Descubra o que pode fazer mais para prevenir o cancro do colo do útero neste website. Proteja-se. Proteja as suas filhas. Informe-se. Consulte o seu médico. E depois, passe a palavra.»
fonte: www.passaapalavra.com/

4 comentários:

Loira disse...

Tenho algumas amigas q padeceram disso. Uma teve mesmo cancro do colo do útero... fez quimioterapia e radioterapia. Mto perigoso e só agora se começa a falar nisso... Até há pouco tempo, ninguém sabia mto bem pq fazia citologias.
bj*

Jolie disse...

ó Loira, manda-me um email se leres isto.

(quem tiver o email dela, importa-se de lhe enviar um a dizer que eu gostava que ela me enviasse um email? obrigada)

Nês disse...

Um post muito importante mesmo, cada vez vivo mais os blogs da outras pessoas porque vamos podendo aprender com outros relatos e experiências...
Gosto muito deste cantinho,ao qual acho ter chegado à uns tempos devido a tão grande popularidade! :)
Parabéns!
Quando ao que pode ser feito, existe agora uma tal de uma vacina que é administrada em 3doses, a qual estou a tomar...O lamento é a impossibilidade de chegar a todas as mulheres com idades que permitam a prevenção,pois cada dose vale 160Euros! enfim...

Anónimo disse...

Nem mais, kida, eu num desses exames de rotina, como a citologia que toda a mulher sexualmente activa deve fazer anualmente, descobri que estou infectada com o HPV, esse virus que tem um periodo de incubação de 6 a 8 anos, até que a lesão causada se transforme em cancro.

Não tinha, nem tenho qualquer sintoma visivel, ou palpavel, o cancro aparece na calada da noite.

Ainda estou para me tratar.
Se tivesse mais uns eurozitos, de certeza que já tinha congelado a minha lesão.

Só para que fique registado, depois do resultado da citologia, fiz uma colposcopia e uma biópsia, felizmente não tenho neoplasias.


Jinhos grandes e fica bem