sexta-feira, novembro 14, 2008

Flor Bela de Alma

Espectáculo "Flor Bela de Alma" - 4º Colectivo
O mês passado fui fotografar um espectáculo de dança. Foi o primeiro trabalho a ser atribuído no curso, logo ali na primeira ou segunda aula do dito. Com a responsabilidade de contactar a organização e de conseguir a desejada autorização sem nunca ter tentado algo semelhante antes, o nervoso miudinho estava ao rubro no primeiro contacto telefónico. Começou logo bem. Primeiro porque assim que me atenderam do auditório expliquei muito bem explicadinho o que pretendia, e quando pensei "bom agora é impossível negarem-me a reportagem", ouço: ah... só um bocadinho que vou passar a chamada. Boing! Era a telefonista... Pois. A seguir, já com o treino da explicação anterior, engasgo-me mais umas quantas vezes para ouvir no fim: - teatro? - sim... - mas o espectáculo de que fala é dança! - ah... Duplo boing! Pronto, o professor tinha-me enganado e eu tinha confiado mais nas palavras dele do que nas várias referências que tinha encontrado online... burra. Engano perdoado e avançamos na formalização da coisa. Dão-me acesso ao dia do ensaio geral e ao da estreia. Excelente. Dia da ante-estreia. Alguns nervos, muitos pezinhos de lã, mas assim que começou fui inundada pela felicidade que se sentia em palco. É tão bom, quando vemos paixão nos trabalhos de outros. Passado meia-hora já me sentia parte daquela dança. Já eu dançava do lado de fora. Naquele auditório vazio e escuro senti-me privilegiada. E no fim, só esperava que fosse amanhã. No dia seguinte, dia da estreia, tinha um novo desafio em mãos, uma vez que já não podia andar por ali à vontade e tinha de incomodar o menos possível o público. O facto de já conhecer a interpretação permitiu-me esperar tranquilamente pelos momentos chave, e aquela hora e meia (mais coisa menos coisa) passou ainda mais depressa que no dia anterior. No final, juntaram-se todas à beira do palco e deixaram-se estar à conversa com o auditório. Tão bom. Gostei. Gostei da experiência e gostei muito do espectáculo, mas principalmente gostei da paixão e da cumplicidade que emanava daquelas mulheres em palco. A elas e à organização o meu obrigada. Espero poder voltar a ter o privilégio de vos fotografar numa próxima estreia em breve! Outras opiniões:
"Flor Bela de Alma Florbela de Alma é parte do nome de baptismo da conhecida poetisa Florbela Espanca. A beleza da sua alma espelha-se na obra que nos deixou e que tantas gerações de mulheres tem influenciado. Este projecto é uma homenagem, uma respiração e um abraço dado por cinco mulheres em diferentes fases da vida e que, a partir da dança, decidiram comunicar as suas vivências quando os olhos tocaram nos papeis em que estavam escritos os poemas de Florbela. Um trabalho que se refere à criação e produção de um espectáculo inclusivo, contemporâneo, intimista e com uma energia própria à qual dificilmente se ficará indiferente!..." in Escape by Expresso

6 comentários:

A menina que baila disse...

Desde que me conheço que nas veias me corre a dança.
Estava cansada, nervosa (tão nervosa) ainda mais quando vais fazer um espectáculo de 1 hora e meia (aprx) e tens na tua barriga um bebé de 6 meses e do qual tens que cuidar e dar alguma tranquilidade....
Não lhe dei a tranquilidade de estar em casa (nem em casa dormi durante 3 semanas de ensaios), não lhe dei a calma que se calhar uma mãe devia dar a um filho que está cá dentro....
Mas acho que lhe dei uma coisa boa:
Um sentimento. O de um amor enorme....
"Rodrigo... sente também tu este amor tão grande que a mamã tem quando dança..."

Helena disse...

A fotografia está lindíssima. Acho que fazes bem em explorar este talento. E quando se tem assim uma paixão grande é visível para quem está de fora :)

Catarina_Barbosa disse...

Obrigada pelas fotos, pela presença, obrigada pelas palavras, pelo arrepio, ... É tão bom! Volta sempre

Anónimo disse...

Linda foto.
Não são só os bailarinos que desmontram a paixão pela dança, tu tb demonstras a paixão pela fotografia com as linda imagens que nos vais dando a conhecer.
Bjinhos e bfs
Susie

Unknown disse...

Deve ser lindíssimo!

mio disse...

Bonita imagem! Por acaso estás a fazer esse curso na APAF?