quarta-feira, setembro 16, 2009

Do segundo "primeiro dia"...

ainda não foi uma aula a sério porque "oh mãe, a professora disse que começar logo com aulas a sério não tinha piada nenhuma!" e ocuparam o dia a criar os quadros de comportamento, presenças e propostas para assembleia de turma, a nomear os responsáveis da semana para algumas tarefas (a Joana é serra-filas :p) e a estabelecer as regras da turma. E quando lhe perguntei o que tinha feito, respondeu-me: Fizemos pouquinhas coisas mãe e a professora de Inglês sabe falar português*!!! Hoje é então o primeiro dia de aulas "a sério", numa sala já com desenhos nas paredes e quadros com nomes e bolinhas verdes (por enquanto :p). * na escola anterior as professoras só falavam em Inglês com eles, e esta última não era mesmo portuguesa, por isso o espanto.

12 comentários:

Mãe Gabi disse...

desculpa a ignorancia: serra filas???

Um começo de aulas é o que se deseja!

Dorushka disse...

Também fiquei curiosa com essa de ser serra-filas!
Boa sorte para a Joana!

rosinha_dos_limoes disse...

LOL vá, diz lá o que é uma serra-filas :o)

Quem bom que ela está a gostar ... eu gosto destes primeiros dias, vibro tanto ou mais que elas LOL

Soph disse...

What?!?!?!

1 - "oh mãe, a professora disse que começar logo com aulas a sério não tinha piada nenhuma!" - ups!!!
Isso significa que este foi o único dia com PIADA?!?!!? E que os outros vão ser uma seca?!?!!? É isso?! É ?! Mas que EXCELENTE frase!!!... :(... e que principio brilhante!!!!...

2 - Quadro de Comportamento?!?!?!?!???????????????????????? - mas quem é que foi o ATRASADO que inventou ISTO?!?!!? Quadro de Comportamento?!?!?!
... e sei de Pais que até os "copiam" em casa e metem no frigorifico para as refeições, trabalhos de casa, hora do banho, hora do livro, hora do cocó, hora do xixi... enfim..........
Saber viver em GRUPO ... saber viver em FAMÍLIA… aprende-se… vive-se….!!!
É mais fácil criar-se logo um QUADRO DE COMPORTAMENTO - descrimina-se logo desde o primeiro dia quem levou a "clássica" bolinha vermelha... que com "sorte" (segundo os que sempre têm a bolinha verde) um dia... "poderá" levar a “tão desejada” bolinha verde.
Sim… porque nos TEMOS DE PORTAR BEM… não é pela sociedade em que vivemos, não é para sermos melhores uns com os outros, não é para respeitar o próximo… isso não importa.
Os valores são “acessórios” – importa a BOLINHA VERDE!
Ah…….. e os que têm a BOLINHA VERDE são os MELHORES.
Os outros… são os “burros”!
E já agora… quem é que REGULA/ AVALIA quem leva a cor da BOLINHA?!?!

3 - ... ahhhh... e eu não estou com mau feitio... estou é com CIUMES de não poder ficar com TODOS para SEMPRE!
4 – CookiApertinho… para sempre!!!!!... com BOLINHAS DE TODAS AS CORES… porque a VIDA é um Arco-Iris… e o teu sorriso o pote de ouro! :)

Soph disse...

SOCORRO!!!!!!!!!!

Não sabem o que é um Serra-Filas?!?!

Como é que se fazem as saídas de evacuação no vosso local de trabalho?!?!!??!

Quem é o último da fila?!?!!?

Quem é que verifica se ninguém fica a "arder"?!?!?!

:)))))

Rita (a minha pequena lua) disse...

oi. vi-vos ontem e hoje voltei a ver-vos e confirmei que são mesmo vocês duas. a minha filha anda lá tb... não te falei, tive vergonha, mas prometo que te falo na próxima manhã que te vir. é que venho aqui desde há tanto tempo, mas acho que só deixei 1 vez um comentário e fiquei sem jeito... queria enviar-te um convite, podes mandar-me o teu e-mail para rita.luadeprata@gmail.com? diz-me lá se a tua pequenita não tem mochila das winks e se levava sainha de ganga com preguinhas e a t-shirt da farda???? ah pois é! reparas-te que o colégio hoje tinha as paredes cheias de autocolantes e estava cheio de pufs e bonecada? adorei o novo look e também estou mt satisfeita.

mdemae disse...

Eh eh!
Gostei do "por enquanto" ;)

O P. este eno tem também castelhano :)

O que é uma "serra-filas"?

beijinhos!

mdemae disse...

Ok. soph, já percebi ;)

E já agora, aproveito para dizer qeu adorei o teu comentário. O meu filhote também começou agora a primária e já trouxe uma squantas bolas, vermelhas, verdes e amarelas ;) E eu também fico a cismar nessa coisa da catalogação das crianças.
Dou pro mim, mal ele chega a casa, a perguntar-lhe de que cor foi a bola desse dia e arrependo-me logo, claro, pois o importante não é isso!
Obrigada pelo alerta.

m-de-mae.blogspot.com

Jolie disse...

bem, quanto ao serra-filas, as Soph já explicou o que é :)

Quem já passou pela formação de segurança no trabalho sabe o que é um serra-filas :p

Basicamente, é alguém que é nomeado para ser o último a sair do local a ser evacuado, certificar-se que não ficou ninguém para trás. No caso deles, ela e outro colega são os responsáveis por serem os últimos a sair dos locais e certificarem-se que não ficaram cadeiras desarrumadas ou coisas fora do sítio. :)

Quanto à indignação da Soph,

1. não sejas tão literal amiga :)

2. eu também não acho piada ao sistema das bolas, mas cada professora tem o seu método e eu nesta fase prefiro aguardar e ver quais vão ser os resultados práticos desta ideia e depois, caso sinta necessidade, cá estarei para conversar com a professora e expôr o meu ponto de vista sobre a ideia.

Vamos aguardar.

Rita, vou mandar email e não é preciso ter vergonha :)

amiguita disse...

Mãe da miúda da primeira classe, sabes que ela está a ficar igualzinha a ti, não sabes?

Beijinhos

Nana disse...

Ola

O sistema de bolas esta quase que institucionalizado....
e usado em todas ou practicamente todas as escolas primarias..
Inicialmente comecou por ser utilizado nas escolas inseridas nos bairros sociais mais desfavorecidos, e depois houve uma proliferacao as outras... porque de fcato funciona.
De inicio pode causar estranheza, mas os alunos encaram-no muito bem, tal como os pais, incentiva-os a que no dia seguinte o comportamento melhore... e que melhore um pouco todos os dias.
Nao ha melhores nem piores ... nenhum e melhor que o outro, mas ao nivel do comportamento, todos nos sabemos a influencia que o mesmo tem na aprendizagem das competencias pedagogicas, de modo que os que comecam por ter bolas vermelhas ou amarelas, queiram ser como os que tem bolas verdes... e eu pessoalmente nao vejo mal nisso.
Responsabiliza-os, da-lhes importancia e ensina-os a ser melhores...

O 1º ano e um mundo de coisas novas... e a altura em que percebem que a escola "a serio" comecou.. em que percebem que os nossos actos se repercutem directa ou indirectamente na nota que receberemos no final do periodo... é o ano em que as brincadeiras sao diferentes dentro da sala de aula, em que aprendemos que ha regras que nao devem ser quebradas de uma forma sistematica... e um ano dificil :) Mas e um ano lindo, e apesar de poder causar estranheza, acredito que rapidamente perceberão os beneficios ... ou nao... :)

Apenas a minha opiniao :)
bjos

Jolie disse...

Nana, obrigada pela tua opinião.

Entretanto já tive reunião com a professora e falámos um pouco sobre as minhas incertezas em relação ao método e confesso que vim mais tranquila.

Há-de vir um post sobre isso :)

beijinho!