segunda-feira, outubro 31, 2005

Não acho piada...

ao dia das Bruxas. E irrita-me que por interesses comerciais (que visam fazer com que os papás larguem mais umas massas em máscaras horripilantes, etc.) tenha de ser constantemente bombardeada nas lojas e televisões com eventos especiais para comemorar a data! Este é um dia americano, caramba! Tem sentido para eles, tem piada do lado de lá... mas daqui a nada estamos a comemorar o 4 de Julho ou outra coisa qualquer, desde que beneficie os comerciantes! Não acho piada e acho ridículo. Mas pronto... isto sou eu e o meu mau feitio a falar! PS: Eu também pedia o pão-por-Deus... e tenho pena que nos dias que correm já não se faça isso! Que se mantenham as nossas tradições, não que se importem as dos outros - é a minha convicção.

31 comentários:

Licas disse...

Onde posso assinar?! Concordo plenamente contigo.
1bjx, licas

Fusca disse...

Sabes, até gosto do feriado deles, parece bem mais alegre que o nosso, mas como ateia que sou, não posso falar do que não sei.
Cá por casa é costume fazer-se bolachinhas em forma de fantasmas e bruxas, e por umas velas (coisa até muito comum para nós, dados a jantares românticos). Este ano, com a Alice mais crescidinha e com uma tara por bruxas, fiz-lhe um chapéu lindo e tem uma vassourinha a condizer. São manias nossas, e como a minha mãe costuma dizer, eu sou dada a idéias fuscas! ;)

Contas e Cores disse...

Também não acho gracinha nenhuma!!:)

Mãe Babada disse...

Eu concordo 100%, para mim esse dia nem sequer existe.

Bjos

ana rita disse...

eu também pedi pão por deus quando era pequena, na aldeia do meu pai. nada de máscaras, só aquela lenga-lenga "... castanhas para as aranhas ..." (oh, não me lembro do resto, tenho que perguntar aos meus pais), e responder em todas as portas quem eu era, sim, sou filha de tal e tal, neta de tal, não não, sou a sobrinha dela, filha do irmão. só soube do halloween muito mais tarde, para mim o 1 de novembro era o dia de pão por deus.

Alda Benamor disse...

Aqui para as minhas bandas, as crianças seguem a tradição americana à risca, e à noite andam mascaradas a bater à porta das pessoas e a gritar 'um doce ou um susto'. Não me diz nada, mas até acho graça. A vida já é tão complicada que se pudermos aproveitar todos os dias para nos divertirmos... melhor ainda!

Oumun disse...

Bem , eu acho piada! Não à "comercialização da coisa" mas ao dia em si . Pronto o meu filho tinha que herdar de alguém o gosto pelas bruxas ehehehe
Nunca fiz nada de especial neste dia mas acho graça!
Mas concordo que é mais uma coisa que fazem para ganhar dinheiro , aproveitam tudinho para nos fazerem gastar mais uns eurios!
Na escola do meu filho iam fazer "broas" algume me explica essa parte da tradição que eu não conheço ??? bem a verdade é que eu nem a parte do "paõ por Deus conhecia"

beijocas

Naty disse...

pois á minha porta nunca bateram para pedir pao por deus, ou cantar as janeiras (outra tradição q se perdeu).
Mas os miudos do bairro aderiram em força as bruxas é triste

jinhos

rosinha_dos_limoes disse...

Então prepara-te que quando ela entrar na escola o que vai haver de comemorações disto e daquilo!!!
Também detesto amricanismos, mas que a minha filhota dá uma bruxinha muito linda ai isso dá :o)

sm disse...

Também não acho graça, nem percebo bem porque é que se começou a comemorar isso em Portugal, por acaso escrevi sobre isso no blogue e lá pus umas actividadezitas a contragosto ;(.
(In)Felizmente o berçário dos meus filhos fez hoje ponte, já nos safamos de mais esta!!!

;))
Sandra

e disse...

Eu também não ligo minimamente mas se formos a ver os dias que há no ano no nosso calendário que são comemorados com diversão esse é um dos poucos. Há o carnaval, o Natal e esse, se não me esqueci de nenhum. O resto dos dias são todos muito sérios por isso até acho piada. Hoje o meu filho chegou a casa com a cabeça dentro de uma abóbora de papel!
Beijinhos

Fitinha Azul disse...

Não gosto e pronto! Não tem graça nenhuma:s
Beijocas

Francisca disse...

Eu achar até nem acho nada. É mais o tanto faz como se me fez e se os meus filhos hoje chegarem a casa e quiserem ser abóboras e bruxinhos/a e outras criancinhas berrarem por doces à minha porta, vamos nessa! :)

Agora, como tu dizes e muito bem, que se aproveite tudo e mais alguma coisa para consumir, consumir, consumir, já enjoa.

Anónimo disse...

Mas sabes como é, infelizmente o português tem uma certa mania que o que vem dos states é que é bom. Esquecemo-nos que nós temos história e costumes nossos e que os senhores americanos é que têm necessidade de criar o que não têm e então inventam.

Anónimo disse...

Acabei de reparar na foto da barriguinha. Que grande que está.

Paula disse...

Também não sou muito fã, mas o meu filho adora tudo o que tem a ver com as bruxinhas por ela mascarava-se e ia para a rua perguntar: "Doçura ou travessura".

Eu como já foi dito gosto mais das Janeiras e outras tradiço~es que se têm vindo a perder

Magnólia disse...

Assino por baixo.
Bjokas

Mamã artesã disse...

Estou totalmente de acordo contigo. O dia dos namorados... ainda vá que não vá. Mas o dia das bruxas?!!!...
Agora algo que não tem nada a ver com isto: sou cliente cabovisão. Sabes se têm alojamento de vídeo? Desculpa estar só a fazer perguntas sobre o mesmo mas tentei saber e não consegui.
Jocas fofas desta futura mamã que ainda não está em si
Sofia

Carla O. disse...

Completamente de acordo! Ainda por cima penso quase o mesmo acerca do dia dos namorados, pois tb não é tradição nossa.
Agora, sabes que por aqui ainda se pede o pão por Deus? Pois é! Só que agora em vez dos tostões, dão-se os docinhos ;).
Beijocas,
Carla e piscos

nelsonmateus disse...

pão-por-Deus!
é isso k nós chamamos por "bolinhos"!!!
é isso k vamos fazer amanhã ... pedir o bolinho, ou seja, pedir pão-por-Deus :)

boa malha costinhas! :))

nelsonmateus disse...

pão-por-Deus e água a pé! eh! eh! eh!

Anónimo disse...

Quando era pequena era muito envergonhada e nunca tive coragem de ir pedir o Pão por Deus mas gosto da tradição e também não gosto do Dia das Bruxas mas aqui deste lado do mundo o pessoal nem sabe o que é o Pão por Deus, só mesmo as americanices.
Beijinhos

Gina A. disse...

Estou inteiramente de acordo contigo!
Beijos

Anabela disse...

Eu também não acho piada ao Dia das Bruxas... aliás, eu não ligo a praticamente nenhum "dia temático".
Mas confesso que gostei de ver os pequenitos (e alguns mais granditos) animados e felizes que me bateram à porta ontem à noite.
Beijinhos

Bekas C. disse...

Olá!
Sabes que aqui na minha zona costuma-se pedir "os fieizinhos". A tradição tinha vindo a decrescer já não era como nos tempos dos meus pais...mas de há uns anos para cá com a "introdução" do Halloween, têm-se visto mais miudos na rua a pedir os fieizinhos, embora mascarados e com as abóboras. Eu acho interessante por manterem uma parte de uma tradição muito antiga. Mas claro: tudo o que é demais....
O Halloween teve origem nos povos celtas (Irlanda).
Aproveita agora, porque quando a tua filhota for para a escolinha...já não te safas!
Lol
;)

a mamã Paula disse...

Um feriado é sempre um feriado...só é pena que no meio disso se percam algumas tradições.

Bjs

HOPE disse...

Concordo! Viva o Pão-por-Deus! Abaixo as americanices!!!
Os interesses económicos dão cabo das nossas tradições. Vê o caso do dia da Mãe, que era a 8 de Dezembro, ou seja comercialmente demasiado perto do Natal. Mudaram-no para o 1º Domingo de Maio!
Beijinhos ;)

X disse...

A Hope tem razão!!!!!! Mudaram o dia da Mãe do seu 8 de Dezembro, dia da Nossa Senhora da Conceição (concepção), para Maio por causa da proximidade com o Natal. Que estupidez!

Quanto ao dia das Bruxas... pois, é uma americanisse, de facto. mas se formos a ver, quase toda a gente adopta estas americanisses. Por exemplo, nunca acreditei no Pai Natal. Aliás, lembro-me dos meus colegas falarem no Pai Natal e de eu lhes dizer que isso não existia! Looool Cá em casa, sempre foi o Menino Jesus que colocou uma prenda no sapatinho ;) Todas as outras prendas eram mesmo dadas pela família, sem qualquer segredo.

E é assim que vou educar os meus filhos se conseguir tê-los um dia :)))

Miragem disse...

Ora nem mais!
Embora eu já comemore o 4 de Julho: é que é o meu feriado municipal ;)

Estrunfina disse...

Também nunca achei piada nenhuma à noite das bruxas. (nem ao Carnaval se formos a ver bem).
Em alguns sítios ainda se vê o pão por Deus (pelo menos na minha rua :) )

Miúda disse...

Eu concordo com o teu mau feitio, sofro do mesmo.
Na minha terra, a menos de 30 Kms de Lx, ainda há pão-por-Deus. São mais de 20 crianças dos 2/3 anos aos 12.
Fantástico. A conta de guloseimas no lidl tb é grandota, mas adoro.
Marta