quarta-feira, abril 19, 2006

Estou...

com 39 semanas e 3 dias. Foi o tempo que durou a gravidez da Joana. Também ela não queria abandonar a casa e levou um empurrãozinho. No entanto, da primeira gravidez, eu já tinha contracções (a sério) desde as 37 semanas. Hoje, com o mesmo tempo de gravidez, o ambiente lá de casa é totalmente desprovido daquela ansiedade associada a um parto eminente (não tão eminente como seria de esperar mas enfim). Não tenho a mala feita (apenas as coisas lavadas e arrumadas nas respectivas gavetas), não tenho o berço dele lá em casa (mas demora apenas umas horas a sair do sítio onde está e a ser colocado no sítio onde tem de ficar), não tenho aquele sentimento Será hoje? Ainda falta muito? Tudo calmo, ou quase, porque o pai, começa a revelar alguma impaciência para conhecer o filho! Outra coisa que estranho (?) continuar a não sentir, são aqueles sentimentos normais que assolam qualquer mãe à espera de um segundo filho, que traduzem uma insegurança em saber se vamos dar conta ou não do recado. Pode ficar-me mal dizer isto, mas eu nunca tive dúvidas em relação às minhas capacidades para enfrentar a maternidade, nem mesmo durante a primeira gravidez. Eu não gasto tempo a pensar se vou ser a melhor mãe do mundo, ou se vou errar, ou se vou ter dúvidas. Eu assumi, no momento em que decidi ter filhos, que iria dar o meu melhor, que assumiria as dúvidas e pediria ajuda, e que tentaria sempre aprender com os erros que fosse cometendo. Ou seja, eu não quero ser perfeita, mas quero saber reconhecer onde erro e corrigir as faltas, consoante vão surgindo. É claro que isso é tudo muito bonito, mas exige também uma certa dose de auto-crítica exacerbada para contrariar a minha teimosia inata. E ninguém consegue ser tão duro comigo, como eu própria. Resumindo, estou de quase quarenta semanas, e sinto-me óptima (se não pensar no maldito dente). Continuo calma à espera deste menino, que parece que não querer largar as saias da mãe tão cedo. Continuo a conseguir fazer as minhas coisas, e dar todo o colo que a minha menina pede (e nem mesmo com uns catorze quilos em cima, este menino descai e se encaixa!). Continuo a conseguir atirá-la ao ar, a levá-la às cavalitas e brincar às cócegas. Continuo a conseguir a ser a mãe que ela sempre conheceu até aqui, se bem que tenha algumas limitações que vou tentando contornar com outros jogos. Em suma, (ainda) adoro estar grávida!!!

30 comentários:

sophy disse...

Eu tambem adoro estar grávida e parece que o teu Miguelito vai ficar na sua casinha mais um tempito.
Bjokas

Carla Yu disse...

Então vai aproveitando o melhor da gravidez. Afinal de contas só se está grávida 9 meses, não é?

Curte a barriguinha!

Beijocas

Clara disse...

E assim é que se curte a vida!

E tu sabes aproveitar cada instante, admiro-te, muito, mesmo!

Que estes dias sejam do melhor, bem como o resto das vossas vidas!

Jolie disse...

Nádia, eu adoro estar grávida, mas também tenho uma certa dose de sentido práctico.

A partir das 41 semanas, a qualidade de "vida" lá dentro começa a degenerar-se, e para engordar tem muito tempo de engordar cá fora... por isso se este menino, não decidir por-se a mexer sozinho, ai é certo e sabido que vai levar uma ajudinha.

Sobre o facto de os partos provocados darem mais dores... olha é como tudo, conheço casos e casos. Acho que nunca se pode prever o que vai mesmo acontecer!

Beijocas!

alexandrachumbo disse...

pronto.. fiquei cheia de vontade de engravidar outra vez... isto pega-se:)

Clarinha disse...

como sempre, adoro as tuas palavras e convicções, gostava de ter um pouco dessa tua força e determinação!Beijinhos grandes

Fusca disse...

Assim é que é! Pura descontracção! Não admira que o Miguelito não queira sair, está-se tããoo bem!! :)
Gostava também eu de ter essa tua calma, que tão bem faz, mas no meu caso é um pouco difícil. :S Mas tenta-se!
E eu cá acho que ele só sairá daqui a uma semanita, vais ver.
Beijinhos,

tomodoro disse...

Bom, tá visto que ele não quer mm sair... Há-de sair...

Continuo a admirar a tua postura pelas coisas, perante a vida.

Continua assim...

alma disse...

Aproveita a barriguinha!!
E adoro como geres todas estas emoções!
Beijinhos enormes
cate e alice

Miragem disse...

Isso quer dizer que não vou ser culpada??? Que estou desculpada??? Que não vai ser hoje???

Miguel!! Miguel!!! Ouve aqui a vizinha: hoje não! Está bem, pequenino?? Afinal, estás tão bem aí, certo?? ;)

Cláudia disse...

:o)
Beijinhos mimados, amiga. Está quase, quase.

Carla disse...

Está quase...
Já começo a ter saudades das fotos lindas da tua barrigona... imagino tu, que adoraste estar grávida!!
Agora é esperar pelas primeiras fotos do Miguel!

Beijinhos e uma hora pequenina!

Carla + Tiago

Tita Dom disse...

E mesmo gostando de estar grávida, a hora está ai a qualquer instante, alias agora melhor cá fora para todos o poderem contemplar
Beijos e uma boa horita

Fitinha Azul disse...

é uma delícia ler estes posts...
Beijocas grandes

Mamã disse...

Ó rapaz! Está a blogosfera inteira á tua espera!
Vê lá se vens dar um ar da tua graça.

Bjs

a mamã Paula disse...

Aproveita, já falta pouco!

Miguel estamos à tua espera, eu pelo menos estou mortinha por conhecê-lo :p

Bjs

carla disse...

Aproveita os ultimos cartuchos!!

Beijocas

Bailarina disse...

adorei ler-te !acho que têm que ser esse o espirito, era assim que gostava de ser qundo pensasse em ser mãe...parabéns!felicidades!

Co(S)mic Gal disse...

Aproveita enquanto dura :)
Já deve faltar pouquinho não?
Bjokax

Lúcia disse...

Tão bom ler estas palavras. Transmites calma e serenidade.

SusanaTete disse...

Eu também sou sempre descontraída. Mas prefiro ter a mala pronta mais cedo (até porque os meus pelos vistos não ficam tão bem instalados e saiem por volta das 37-38 semanas)
A minha técnica é deixar tudo pronto caso contrário o maridão é que entrava em stress!

Raquel disse...

Que bom chegar ás quase-40 semanas e sentires-te assim.
Aproveita!
Beijos

a mãe dos miúdos disse...

curiosamente a minha ansiedade em conhecer o teu miguel começa a disputar lugar com a pena de ver essa gravidez acabar. já nem te consigo ver outra forma.

eu coloco todas as dúvidas que tu referiste. coloquei na Joana e coloca agora. acho que se devem ao facto de estar em casa, se não estivesse não tinha tanto tempo para pensar nessas coisas. de qualquer forma acho que a tua atitude é a atitude normal de mãe: estamos aqui para dar o nosso melhor, com todas as dúvidas e todos os erros associados. Eu penso exactamente o mesmo só que tenho demasiado tempo livre nas mãos :( dá para pensar em tudo e mais alguma coisa.

essa tua serenidade é fantástica. linda, mesmo :)

um beijo muito grande e que o Miguel se decida a engordar cá fora ;)

LP disse...

Então, aproveitas estes últimos dias.

Flores disse...

ainda bem p/ ti (q consegues ser a mm) e para a Joana, claro.

Adriana disse...

E o Miguel também parece estar muito bem aí no quentinho :P
Uma beijoca

Mamã artesã disse...

Há lá casinha melhor do que a barriguinha da mãe? lol
Joquinhas
Sofia

rosinha_dos_limoes disse...

Isso significa que é uma pessoa equilibrada e cheia de segurança ;o) ... e também em muito boa forma!!! Andar com a Joana às cavalitas!?!?!? Atirá-la ao ar?!?!?! Não admira a tua elegante figura LOL

Smas disse...

Identifico-me muito contigo nas convicções sobre ser mãe e também nunca tive dúvidas sobre se ia dar conta do recado ou não.
Só não conseguia dar tanto colo ao meu filho porque estava extremamente inchada mas fui eu que o deitei antes de ir ter a minha filha, já com contracções regulares de 5 em 5 minutos.
Um beijinho

Mae Frenética disse...

Concordo com as tuas palavras. Não há mães perfeitas, há mães q dão o seu melhor.

E tu estás a dar.

Boa sorte! :))