quarta-feira, maio 17, 2006

Manos...

Ele: . gosta de a ouvir e suporta as suas investidas sem um ai (pronto... com um uáaa-uáaa de vez em quando :p) Ela: .chama-lhe o meu maninho, o meu Miguel, o meu mano . não sai de casa sem lhe se despedir dele e enchê-lo de beijos . assim que chega a casa, corre para ele quer dar-lhe colo . encosta as bochechas na boca dele para ele lhe dar beijinhos (e ele claro está, mama naquelas bochechas como se não houvesse amanhã!) . sempre que o ouve a chorar, corre a dar-lhe a chucha (mesmo que seja apenas na imaginação dela e ele durma profundamente) . quer ajudar em tudo . gosta de explorar com os dedos, os olhos, nariz, boca e ouvidos :s . tem um fascínio por beliscar as orelhitas dele (aiiii tadito...) . já lhe deu cereais para ele comer (e ele já se estava a preparar para mamar o dito cujo :|) . se pessoas que ela não conhece bem se aproximam dele, vai logo avisando que o mano é dela . faz muitas conversas sobre a dualidade "Miguel na barriga - Miguel cá fora". Explica-me muitas vezes (é sempre ela a puxar a conversa) como tudo aconteceu: primeiro ele estava na minha barriga, depois fui ao hospital mas que voltava para casa e que depois o Miguel nasceu e viemos para casa (o medo dela era de não voltarmos). No entanto, noto que ela cada vez tem mais curiosidade sobre o assunto. Adenda (algumas respostas a perguntas deixadas nos comentários): Realmente ainda não notei nenhum ressentimento na Joana derivado ao nascimento do Miguel. Ou seja, o comportamento menos positivo nela, é característico da idade e não se modificou com a chegada dele. Vejo aliás algumas melhorias no seu comportamento e desenvolvimento, pois ficou mais autónoma (partiu dela) e o mimo de querer a mãe para tudo desapareceu e passou a também estar mais ligada ao pai. Segredo para esta reacção se existir, está relacionado com a forma como a fomos integrando no desenrolar da gravidez e na sua maturidade. Esta gravidez foi vivida a três e tentamos que ela fizesse parte e se apercebesse das diferenças que iam surgindo o mais possível. Nunca forçámos o assunto, antes pelo contrário, e as conversas sobre o Miguel partiam quase sempre dela. Quando ele nasceu não a afastámos dele, mas fomentamos a proximidade física dos dois. É necessário muito mais atenção desta forma, mas parece-me que o resultado não podia ser melhor. Claro está que mais uma vez a maturidade dela jogou a nosso favor. Até pode ser sorte terem-me calhado dois filhos assim, mas por outro lado, acho que mais do que sorte é a forma como lidamos com as situações que tornam tudo mais simples. Além disso, a chegada do Miguel foi bastante programada tendo em conta vários aspectos e um deles era que a Joana estivesse preparada psicologicamente para lidar com a chegada de um irmão. Podem dizer-me que nunca se sabe quando é que eles estão preparados, até pode ser verdade, mas para mim, há idades e alturas no desenvolvimento das crianças que são mais propícias a estas mudanças que outras. Enfim... a adenda já deve estar maior que o post e eu tenho de ir dormir, afinal já sou a única acordada desde as 22h00.

33 comentários:

Clarinha disse...

Que ternura os dois, vai ser uma mana protectora!!!
Beijocas

anne disse...

Vais ter de lhe explicar de onde vêm os bebes mais cedo do que julgavas. lol

FiLiPa MaRqUeS disse...

A mana ja esta a tomar conta do Miguel! Assim mesmo...
Ainda bem que eles se dão bem. E kanto aos Kilitos...bem ne pareçe mesmo que fizeste cesariana...sim senhor!
bjokas

Anna^ disse...

Ela assumiu o seu papel de irmã mais velha ,em pleno;sem rivalidades ou ciúme,e isso é que é bom. :)
Acho tão bonita a forma como ela olha o irmão! :)

bjokas ":o)

Nita disse...

Oh que fofinhos! :D Elá é uma irma mais velha exemplar! Bjinhos

Mãe piolha disse...

A parte mais gira de ter dois filhos com pouca diferença de idades, é a cumplicidade que vai crescendo entre eles...

Ando numa luta interior... por um lado não acho que queira mais filhos (um chega para mim), por outro não queria privar o meu filho de ter um mano a quem "beliscar as orelhas" ou "oferecer cereais"!!

Desculpa o desabafo
Família linda, a tua

Beijos
Rita e Manel

carla disse...

Ao ler este post só me vem à ideia as recordações dos meus....era e é tal e qual, sabe tão bem não é??

Beijinhos

Miragem disse...

Lindos!!

Maria-e-Mamã disse...

Olá! Se não estou em erro, penso que é a primeira vez que comento o «vosso» cantinho! Em primeiro lugar deixa-me, finalmente, felicitar-te pela pessoa que és, uma mãe estremosa, uma mulher com «M» grande e sobretudo pelo coração que tens ao ajudares tanta gente com o blog “ templates e designs” e não só...Hoje em dia, raras são as pessoas que o fazem sem nada em troca, é de louvar! E em segundo e, claro, não menos importante, felicitar-vos (como casal) pelos filhotes lindos, lindos, lindos de morrer. Parabéns e muitas felicidades! Virei aqui muitas mais vezes. Beijinhos gandes.

O Meu Filhote disse...

Lindo!!!
Que foto tão fôfa.
Isto é que é protecção e carinho.

Muito bem Joana estás a portar-te como uma mulherzinha.

:)

Flores disse...

Manos! :D

Cláudia e Biducas disse...

Tens de me ensinar como fizeset isso para eu convencer o Tomás a querer um irmãozinho. Já nasceu a bebé do China?

Unknown disse...

Que giro... :)
É bom que ela se interesse tanto pelo irmaozinho!!!
nem sabes a sorte que tens.

bjs

isa e pedrocas

Anabela disse...

Adorei quando a Joana pegou nos pezitos do Miguel, a bater um contra o outro, e começou a gritar: "Palminhas, palminhas, palminhas!!"
E o Miguel, impávido e sereno!
São uns fofos os teus filhotes.
Beijos

Vida a 4 disse...

Espero que a minha P. também seja assim quando o(a) mano(a) nascer.
Beijocas

guga2004 disse...

Adoro essa dualidade nos irmãos.

bjs Sandra

Célia disse...

Que maravilha.... o sonho de qualquer mãe! Tens de me dizer o segredo quando eu for para o segundo!
Beijos

CGM disse...

Lindos, os dois!

Quando vem o proximo? :oDDD

beijinho

rosinha_dos_limoes disse...

Lindos!!! :o)

E só tende a melhorar!

(a piorar também, quando ele começar a reclamar ou a mexer nas coisas dela, mas essa parte não interessa e passa depressa LOL)

Fabiana Andrade disse...

Olá, parabéns pelo lindo menino, a Joana e uma irmão muito atenciosa, que bom que ela não teve ciumes e que ajuda a cuidar do mano.
Bijinhos. Fabiana e Aninha.

Gina A. disse...

A Joana está a reagir de uma forma espectacular!
Estou optimista em relação à reacção do Gonçalinho, pelo menos a avaliar por agora, mas só depois do Duarte nascer é que poderei comprovar isso...
Beijos

Fitinha Azul disse...

fantástica!

Unknown disse...

ó pá que lindo. Sinto-me feliz quando leio isto. o Amor propagasse mesmo através da internet :))

Beijinhos

Susana+Maria

Ana F. disse...

Linda mana!!!

Xuinha Foguetão disse...

Que bom! :)

Mais dia menos dia já ficam os dois sozinhos em casa.

Ahahahahaha!

Beijocas para os 4.

nelsonmateus disse...

a cena dos cereias foi demais!

experimenta encostar-lhe 1 fresquinha só para ver o k acontece. :P

Ariadna & Ricardo disse...

Depois de ler estas coisas dá uma vontade enorme de "encomendar" outro :)
Adorei...
Bjs

Smas disse...

Assino em baixo, tudinho!
Os meus também são assim!
Bjs grandes

sm disse...

Olá!

Ainda bem que tudo corre pelo melhor, como falámos no outro dia, decididamente acho que a vossa postura ajuda muuuito a esta harmonia, e claro, a Joana ser um amor tb.!!! ;-).

Que continuem uma família muito feliz!!!

:-)))
Sandra

Xana disse...

Não concordo muito contigo em alguns pontos:

Em primeiro lugar não acho que tenha tanto a ver com maturidade, mas mais com feitios.
Não sei se a I. é ou não matura (não sei mto bem o que queres dizer com "matura") mas sei que reagiu tão bem porque é muito independente.
Acho que em muitos casos a idade (se é a isto que te referes com maturidade) até atrapalha, porque eles sentem mais as coisas.

Também penso que as crianças nunca estão preparadas para receber um irmão. Vais ser sempre um choque, de alguma maneira. Não sei o que é isso de estar preparada psicologicamente.

Concordo contigo quando falas da vossa maneira de a preparar para a chegada do irmão e agora que ele já está cá. Eu nunca consegui que eles tivessem muito contacto fisico no início e sentia que isso prejudicava a relação deles. Mas era mais forte que eu e não dramatizo. (Além de que a I. por ser mais pequena, era menos cuidadosa que a Joana, e a Joana também me parece uma miúda mais doce e sossegadinha ;))

Por último, acho fantástica a forma como te sentes sempre tão bem com a maneira como fazem tudo.
Eu fico quase sempre com a sensação que podia ter feito melhor isto ou aquilo, mas até acho isso natural.

dia-a-dia disse...

Queria tanto conseguir o mesmo quando chegar a hora de dar um irmão à Rita!...

Agora sobre a foto: Ó pá, olha bem para a mão direita da tua filha! Tanto zelo, tão maternal, tanto AMOR numa mãozinha!

;)

Gonio disse...

Cá em casa também continua tudo tranquilo!
Muitos mimos entre manos!
Sabe tão bem!!!

Beijinhos,

Repolha disse...

Primeiro, tens noção que essa união ainda te há-de dar muitos cabelos brancos quando eles começarem a fazer panelinha os dois, não tens??? hehehe
--
Eu sei que isto não é um chat, mas ó Xana tu não concordas exactamente com o quê??? Com o facto de a Joaninha estar a aceitar bem o mano? Não sei se conheces a filha da Costinhas ou não, mas não te parece que se alguém te dissesse "ai eu não concordo nada que a I. seja independente" tu não irias achar muita graça? Não sei... digo eu.
Agora maturidade não existe apenas em adultos. Há vários níveis de maturidade. Se depende de feitios? Também, mas mais dos pais do que dos filhos muitas vezes.
Deixa só explicar-te que é possível estar preparado para receber um irmão, sim. Também é possível que não seja um choque. Desde que o mais velho continue a dar cartas, claro. Se for remetido para um canto, se for colocado numa posição de mero observador então aí poderá ser problemático. Aliás, a fase mais complicada poderá não ser tanto a chegada mas mais quando o mais novo começar a ser "palhaço" e a exigir atenção. E aí o trabalho feito ao longo do ano reflectir-se-á.
--
Desculpa a invasão do espaço, mas fiquei mesmo sem perceber...

Beijos