quarta-feira, março 30, 2005

Banheira com degraus...

A Sandra+M perguntou-me como é que se dá banho a uma criança numa banheira com degraus. Pois a solução é deixá-los em lavagem automática ;)

A receita é:

Por a banheira deles dentro da nossa banheira. Encher apenas a dela com água. Despir a criança (embora algumas delas achem que podem tomar banho com roupa e tudo...) e deixá-la de molho. Afastar. Quando estiver devidamente a área circundante encharcada, aproximar e lavar os cabelos. Deixar chafurdar afastando-se novamente. Após alguns momentos, lavar o corpo com recurso a gel de banho q.b., ou, se a criança tiver a mania da autonomia (como uma que eu conheço...) deixá-la também lavar-se a si própria. Neste caso o uso do gel de banho deixa de ser q.b. para passar a verdadeiro desperdício. Após o procedimento, afastar e deixá-la a fazer a centrifugação. É aconselhável manter uma distância razoável visto durante o processo a água poder atingir uma distância considerável. Assim que estiver no ponto (pés e mãos encarquilhados ou ainda mais do que isso...) fazer a aproximação com a toalha para tentar retirá-la. Aconselha-se a fazer a aproximação com cuidado. Se não descolar facilmente da banheira, pode recorrer-se ao destapamento da dita e esperar que termine o escoamento. Após ter a criança devidamente embrulhada poderá secá-la e enfeitá-la a gosto.

Boas banhocas.

ps: Fora de brincadeiras Sandra, acho que dependendo da banheira e do acesso terás que encontrar qual a melhor solução. Confesso que não dá muito jeito lavá-la, mas por isso é que só comecei a dar-lhe banho assim a partir do momento em que ela se conseguiu equilibrar bem sozinha dentro da banheira. Protejo sempre a torneira da banheira com um género de almofada de ar que existe para o efeito. Assim estou sempre a vigiá-la mas não tenho de estar sempre em cima dela.

Sem comentários: