quinta-feira, abril 07, 2005

Regras de Trânsito...

O novo código já está em vigor... "só agora é que sabes?!" dizem vocês... não, já sei desde o início, mas tenho andado a reparar no comportamento das pessoas. Além disso, o trânsito tem sido tanto estes dias, que me dá para reparar em praticamente tudo enquanto abano a cabeça feita tonta ao som de uma musiquinha qualquer da rádio. O que tenho reparado, é que com novo código ou sem ele, nada mudou. "É cedo, dá tempo ao tempo" dizem vocês, ao que eu respondo... mas esta não é a primeira vez que o código é alterado! O que mudou das outras vezes?! Continuo a ver pessoas a acabarem os seus cigarros e a atirá-los janela fora, ou pior, a limpar o carro e deitar o lixo para fora enquanto esperam nas filas de trânsito. Continuam a buzinar que nem doidos quando alguém atrasa o passo. Continuam a não respeitar stops e sinais vermelhos. Continuam a fazer manobras perigosas. Continuam a andar na faixa do meio. Continuam a exceder a velocidade (e aqui tenho de me incluir a mim própria porque tenho o pé assim para o pesado :( ). Continuam de telemóvel colado à orelha, ou a ler o jornal enquanto conduzem... ou seja, simplesmente continuam a fazer a mesmíssima coisa. Realmente, não vi nenhumas alterações. Também honestamente não as esperava. A mentalidade essa a meu ver, não se muda com simples aumento de sanções. Era preciso uma reeducação dos condutores. Era necessário ensinar desde já os novos condutores as regras de conduta e civismo na estrada. Acho que simplesmente novas e mais pesadas multas servem apenas para encher mais um pouco os bolsos ao estado. Não julguem que estou contra às novas penalizações (embora ache que o pagamento quase obrigatório das multas no acto da infracção não seja muito correcto mas...) mas simplesmente não espero que seja esta a única forma de por respeito na estrada. No entanto, hoje ainda fiquei mais chocada e foi esse o motivo que me levou a escrever este post. Após uma perda te tempo considerável nas sucessivas filas, ou em bom portugês, bichas, que ia apanhando, começo a notar que os carros começam-se a portar de forma mais ordeira... pensei para mim... humm anda aí polícia... e claro que dois ou três carros mais à frente lá ia um carro azul e branco. Acabei por ficar atrás deles e durante um pouco fizemos o mesmo trajecto. Até que decidem encostar... e onde é que estacionaram perguntam vocês?! Em cima de uma passadeira! É claro que não havia melhor sítio para estacionar. Perdoem-me os polícias que eu até vos defendo a maior parte das vezes (especialmente tendo vários elementos da família neste ramo) mas acham que isto é exemplo que se dê?! Não deviam as forças da autoridade mostrar aquilo que se deve fazer em vez do contrário?! Eu admito que por vezes as regras não possam ser cumpridas por resposta a acidentes ou outras situações que impliquem uma acção rápida, mas sinceramente, exceptuando as situações atrás descritas não vejo a necessidade de o fazerem. Até porque quase que aposto que eles estacionaram o carro ali, em cima da passadeira, para começarem a multar os restantes carros mal estacionados, como é hábito naquela rua. E pronto, desabafei.

Sem comentários: