quarta-feira, junho 01, 2005
Época Balnear
Começa hoje. É definitivamente o dia para vos lançar o meu apelo... não que ache que sirva de muito, porque tantas campanhas são feitas e as pessoas continuam a ignorar... mas porque acho que tenho de o fazer, aliás não é tenho é mesmo quero.
No fundo, quem é consciencioso lê concorda e diz até que já faz, depois há quem até acha que sim senhor mas na hora H arranja sempre justificações para o não fazer, e finalmente há quem se esteja marimbando mas esses se calhar nem lêem este post.
O meu alerta é para o sol! O sol que ajuda os nossos meninos a adquirirem defesas para enfrentarem o inverno, a desenvolverem-se como se lhes tivessemos dado fertilizante, a ficarem mais saudáveis afastando as alergias que os perseguem durante o tempo frio, tem duas caras (deve ser do signo gémeos!!!) Esse mesmo sol é capaz das dores mais horríveis e provocar o sofrimento a famílias inteiras.
O problema é que esse mal não se vê, nem se sente em tempo útil. Os efeitos destas asneiras só se pagam passados muitos e muitos anos, 20, 30 ou mais.
Eu já assiti a esse sofrimento. A minha mãe faleceu com um melanoma. Ela era consciente na praia e protegia-nos sempre (como sabia e possível na altura). Quando eu era pequenina não havia os protectores solares como existem agora e era o famoso creme Nivea que assumia o papel de protector! Mas mesmo assim o mal apanhou-a... e a dor infligida atacou-a durante quase 3 anos, mas vai ficar para sempre em nós.
Pronto, pronto, lá vem ela com dramatismos... isso não tem de nos acontecer a nós... dizem vocês e muito bem... também não tinha de lhe acontecer a ela... mas aconteceu!
Por isso o meu apelo vem no sentido de tomarem atenção às milhentas campanhas de prevenção solar! Usar sempre o protector solar (no mínimo factor 30 e a partir daqui são todos iguais, só muda a duração. O único diferente é mesmo o écran total.) sair da praia o mais tardar às 11h usar sempre t-shirt e chapéu nos mais pequenos, levar o chapéu de sol, beber muita água, etc. Mas estes conselhos não são apenas para os filhos... mas também para os pais. Porque se um filho nos faz muita falta... um pai é a bengala do filho... e como ela é precisa!
Por isso, boa época balnear... mas por favor, cuidado com o sol! Protejam-se a vocês e aos que ainda não o sabem fazer!
Beijinhos
Sandra
Adenda: Quando estamos a falar de crianças pequenas, devemos usar protectores solares das linhas infantis, porque não contém quimicos e perfumes que podem não ser adequados às suas peles... ou seja, passando a publicidade, usar o factor 30 da Avéne (linha normal) ou o factor 30 da Avéne (linha infantil) não é a mesma coisa! Pode parecer estúpido mas não custa nada chamar a atenção mais uma vez!
Adenda 2: Eu sou morena de cabelo e olhos escuros, bronzeio-me facilmente e raramente fico vermelha, no entanto uso sempre factor 30 no corpo e 60 na cara. Em geral estou na praia desde as 8h e saio da praia no máximo dos máximos ao 12h (porque eu também não sou perfeita) ou chego por volta das 16h30/17h. Mesmo assim consigo ficar com um bronze invejável e este dura muito tempo por causa da pele não ter sido agredida. Isto não é para dizer que eu cumpro com os conselhos, porque isso eu faço-o para a minha protecção e dos meus. Mas é para dizer que não é preciso fazer loucuras para ganhar aquela cor invejável, nem querer tudo da noite para o dia. E quem é branco e com dificuldade a bronzear, tem a mesma dificuldade a bronzear-se com um factor alto ou com um reduzido... a diferença está na intensidade do escaldão...
Fica a promessa que não adendo mais nada... mas é que isto puxa por mim...
Como o prometido é de vidro... aqui fica mais uma chamada de atenção.
Sem comentários:
Enviar um comentário