sexta-feira, julho 22, 2005

Viroses ou sei lá o quê...

Considero-me uma mãe não muito stressada com estas coisas de doenças. Ontem, no entanto, tive um ataque de autocrítica e cheguei à conclusão que não sou assim tão calma como quero ser. A Joana começou na segunda-feira de manhã com umas babas (tipo picada de melga ou outro bicharoco). Melga não tinha sido porque ela faz uns durões que duram semanas até desaparecerem por completo. à noite tinha mais e cresciam à frente dos meus olhos. Evito chatear o pediatra ao máximo, por isso, falei para o pediatria 24. Lá aconselharam que falasse com o pediatra e que entretanto lhe desse um banho tépido. O banho tépido fez desaparecer quase por completo as babas, e, o pediatra aconselhou esperar até quarta-feira (a menos que piorassem claro). Quarta-feira à tarde, nunca mais se viram babas. Quarta-feira à noite a Joana estava muito embirrante, pensei logo que a noite prometia. Durante a noite fartou-se de acordar e inclusive fez xixi na cama. De manhã estava quente e muito mimosa. Não tinha febre (37,4º) mas a Joana assim que passa a barreira dos 37º fica logo como se estivesse a arder em febre. Durante o dia a febre chegou aos 38,8º e quando eu cheguei a casa a febre chegou aos 39,8º. É claro que eu sei o que se deve fazer nestas situações. É claro que eu já estava a fazê-lo, mas precisei de alguém de fora para me confirmar que estava a fazer tudo bem. telefonei para o consultório do pediatra e nem sequer falei com ele, falei apenas com a secretária, experiente nestas situações e conhecedora dos métodos e conselhos do médico para estas coisas. Ouvi-la a repetir tudo o que eu já sabia fez-me ficar mais segura. Depois caí em mim. Eu que me digo tão calma com estas coisas, que até venho trabalhar porque sei que ela fica em boas mãos e que administrar ben-u-ron ou brufen toda a gente sabe, porque se ela piorar e for realmente necessária a minha presença chamam-me imediatamente, eu mesma, precisei de ouvir da boca de alguém que não sendo médico me inspira confiança para estas coisas que eu estava a proceder bem. Pode ser uma patetice, pode até não fazer sentido nenhum isto que acabei de escrever. Mas daqui a uns anos quando reler isto, quero ver qual será a minha reacção a esta minha maneira de agir e pensar. Em conclusão, acho que sou uma mãe calma com estas coisas, mas se algo me foge ao padrão normal dos males e maleitas comuns à minha filhota, quero uma opinião de alguém que me inspire confiança o mais rapidamente possível. Não me custa esperar os três ou quatro dias que as coisas demoram a passar, custa-me é os momentos até saber que é seguro esperar esses três ou quatros dias... fiz-me entender?! Se calhar não... mas não interessa... já escrevi o que andava aqui a bailar na minha cabeça e agora até me estou a rir da minha "falta de confiança". Beijinhos Sandra Adenda: A Joana voltou a ter febre durante a noite e de manhã embora sem febre estava muito quente pelo que antes de vir dei-lhe um banhinho tépido e ela voltou ao normal. Agora está na ama e é provável que hoje e amanhã a febre continue. O que importa é que reaja à medicação e aos arrefecimentos... enquanto assim for estamos "menos mal".

Sem comentários: