terça-feira, setembro 27, 2005

Boa educação...

Enquanto o pc vai tratanto uns textos sozinho (as vantagens de ser programadora...) vou matando as saudades da blogosfera e tentando por no ecrã alguns pensamentos soltos.

Em alguns cantinhos de amigas falou-se em boa educação. E este é um tema que a mim me diz muito.

Para mim, a boa educação ensina-se desde tenra idade. Ensina-se principalmente com exemplos. Se nós formos educados, e, se quando eles estão ao pé de nós evidenciarmos o obrigado, o de nada, o se faz favor, o desculpa, o com licença, o bom dia, o boa tarde ou o boa noite, estas pequenas acções vão ficando marcadas na sua maneira de agir. Sem grande esforço, vamos vendo o resultado e passamos a ouvir embevecidos o obiada, o de nada, o excupa, o bom dia, o com ixenxa e o faz favoi.

Mas o que dizer quando são os próprios adultos a não dar o exemplo?! Olho à volta e são mais os casos que não usam um simples obrigada, do que os que o fazem. E pedir desculpa?! Então esta ainda é mais rara de ouvir.

E isso incomoda-me. Incomoda-me passar por alguém, saudar e não ter uma resposta. Incomoda-me ainda mais, quando a pessoa finge que não vê. Incomoda-me o não respeito pelo espaço de cada um. A falta de educação incomoda-me e muito.

Depois ouço: "Ai que giro, ela diz se faz favor!", como se fosse algo de outro mundo! O que para mim é de outro mundo é insistir que as crianças aprendam as músicas A, B e C juntamente com as coreografias e não se ensine estas coisas tão simples que são as bases de um adulto bem formado.

Para mim, a boa educação é algo intrínseco à personalidade de cada um. Ou se tem, ou não se tem. E mais nada.

Sem comentários: