segunda-feira, setembro 19, 2005
Gravidez I e II - As diferenças...
É impossível (pelo menos para mim) não comparar certas coisas. Não com o sentido de determinar qual ganha, mas para procurar nessas diferenças a indivdualidade de cada uma.
Com esta gravidez, dou por mim a comparar com a da Joana. Até agora tudo se está a processar de uma forma idêntica. A saber:
Semelhanças (até agora):
- barriga proeminente desde os primeiros dias (nesta mais); cabelo mais oleoso; pelos com crescimento acelerado; unhas fortes; ausência de enjoos; quebras de tensão nos primeiros dias; felicidade extrema que me faz andar com um sorriso de orelha a orelha; reparo em todas as grávidas num raio de 500 metros; não consigo ver fotos de recém-nascidos sem me derreter; anseio pelas ecografias para poder ver mais um bocadinho do que se passa aqui dentro; massagens diárias à barriguinha; a mão que não sai da barriga; adormeço agarrada à barriga.
Diferenças (até agora):
- na primeira: apetite incontrolável e aumento de peso significativo de início; na segunda: apetite normal (ou até diminuido) o que me permite manter praticamente o mesmo peso (a maioria das pessoas pergunta-me se estou mais magra). Está tudo a fugir para a barriga!
- na primeira: um sono incontrolável que me obrigava a fazer sestas depois do trabalho e a dormir 10h por dia; na segunda: sono controlado, consigo-me por a pé à hora habitual sem complicações. Tenho apenas de dormir mais um pouco diariamente e aproveito ao sábado para dormir mais uma horita, mas nada mais (acho que o sono percebeu que desta vez não tinha hipótese)
- na primeira: bom humor quase permanente; na segunda: um mau-humor... ui ui!
- na primeira: uma pele linda; na segunda: borbulhas!
- na primeira: controle total da comida banindo definitivamente tudo aquilo que era potencialmente perigoso; na segunda: também, mas com muito menos rigidez.
- na primeira: leitura exaustiva de todos os livros, sites e foruns relacionados com a maternidade, assinatura de revista de bebés e necessidade de entrar em todas as lojas da especialidade nem que fosse só para ver; na segunda: não leio livros, sigo apenas o calendário do clix (e não é diariamente), não compro revistas (a menos que a oferta compense e os temas também), ainda não comprei nada, não vi nada, nem tenho pressa.
- na primeira: procissão pelas lojas de roupa de grávida a procurar cuecas, soutiens, calças etc etc; na segunda: abro a arca e tiro tudo o que comprei na primeira, lavo e adio a compra da roupa que me começa a fazer falta (só comprei cuecas).
- na primeira: continuo a natação; na segunda: cancelo a inscrição no ginásio por falta de tempo;
- na primeira: medo por não saber como as coisas vão correr; na segunda: também, mas quase nem me lembro disso!
- na primeira: bordei imenso; na segunda: bordar, o que é isso?
Acho que podia continuar por aqui fora, que não ia ter fim. Mas que estar grávida para mim é um estado de graça (e desgraça no caso do feitiozinho) ai isso é!
Beijinhos
Sandra
Adenda: Depois de reler o post novamente, cheguei à conclusão que as duas gravidezes são realmente menos idênticas do que imaginava quando comecei a escrever o post!
Sem comentários:
Enviar um comentário