quinta-feira, novembro 10, 2005

IMPORTANTE

No Destak de ontem, vinha uma notícia sobre o facto do Instituto do Consumidor, ter ordenado que fossem retirados do mercado dois modelos de carrinhos de bebés por terem sido considerados perigosos (mais informações)! Os modelos em questão são o Utility-5 da Pré-Natal e o CT 0.5 da Chicco. A notícia dizia que "A Comissão de Segurança de Serviços e Bens de Consumo já ordenou aos agentes económicos, a Chicco e a PréNatal, responsáveis pela colocação dos dois carrinhos no mercado nacional, que procedessem à sua retirada. De acordo com o Instituto do Consumidor os carrinhos (...) têm problemas no fecho de segurança que não actua quando o primeiro fecho é libertado, o que provoca o fecho do carrinho e causa perigo de entalamento para o bebé que o utiliza. (...)" Agora é assim, eu tenho o CT 0.5 da Chicco... alguém sabe o que é que as pessoas que já adquiriram os carrinhos podem fazer?! Podemos devolver o carrinho?! Alguém tem experiência nestas situações?! Sinceramente, eu até gosto bastante do carro e nunca tive problemas (tenho o carro desde Abril) mas depois de saber isto, não me apetece manter o carro. Fico à espera das vossas opiniões, e avisem quem tenha carrinhos destes modelos. Adenda: Podem ver a notícia aqui: http://www.destak.pt/actual/webpdf/349.pdf. Já enviei um pedido de esclarecimentos ao Instituto do Consumidor. No máximo daqui a 5 dias úteis tenho uma resposta deles. Note-se que tenho outro carrinho da Chicco (o Trekking) o qual considero excelente! Aliás, no que diz respeito a carrinhos, de tudo aquilo que eu vi, achei que os melhores eram mesmo os da Chicco (no nosso caso, que não tínhamos problemas em ter carrinhos pouco compactos). Este modelo em particular é um carrinho-bengala, e não tenho qualquer razão de queixa dele! É resistente, confortável (o que achei mais confortável e completo do género) e nunca o achei pouco seguro. No entanto, se esta entidade emitiu um aviso destes acho que é coisa que se deve levar em conta. Nem que seja para que as marcas mantenham os níveis de qualidade necessários e desejáveis! Assim que receber a resposta do IC, publico aqui.

7 comentários:

Goddess of Nurturing & Wellness disse...

Olá, Pois olha que não sei se é o CT 0.5 ou o CT 0.6, um deles é de certeza e não tenho razão de queixa. Até porque não cos Já o comprámos há mais de 1 ano. Aconteceu-me porém uma vez o carrinho estar a fechar-se gradualmente mas fui eu que não o abri como deve ser, não esperei pelo Click e pareceu-me estar ok. Acho. Mas foi um caso isolado. Acho que se te sentes confortável com o carrinho e se nunca ocorreu qualquer episódio que te levasse a desconfiar ou achar os ditos, menos seguros deves continuar a usar, até indicação em contrário. Não sabemos também se existe fundamento na noticia. Chegaste a confirmar no site do Instituto do Consumidor? Até é uma questão de se colocar um pedido de esclarecimentos no site da Chicco. Não sei se dá.
Beijinhos

sm disse...

Não posso ajudar, por acaso o carrinho que temos tb. é da Chicco, mas já tem mais de 3 anos, por isso presumo que não seja o mesmo, tenho que ir ver se descubro os papeis do carrinho, porque agora é o mais pequenote que anda nele.

Se calhar a melhor maneira de saberes é enviares um e-mail para a Chicco [pt], para o Instituto do Consumidor e para a Deco, a Deco costuma responder depressa, ou então telefonar para o "apoio ao cliente".

Obrigada pela informação!

Sandra

Gina A. disse...

Oi, miga!
Que situação chata... por acaso, optei por comprar o carrinho (e outras coisas do género) da Bebé Confort precisamente porque me disseram que são mais seguros e confortáveis.
Quanto aos da Chicco, não sei, porque só tenho a cadeirinha auto e uma espreguiçadeira, mas nunca tive problemas... Confesso que acho a cadeirinha um pouco desconfortável e agora que chegou a altura de trocar por outra, já não vou comprar dessa marca.
Se realmente essa notícia é verdade, não terá a Chicco alguma coisa a dizer a quem já tenha adquirido os carrinhos? Eu acho que te devias informar, miga!
Se eu souber de alguma coisa, digo-te logo!
Beijos

Célia disse...

Pelo que sei estão a indemenizar os compradores. Essa noticia tambem foi divulgada na televisão.
Beijos

NP66 disse...

"têm problemas no fecho de segurança que não actua quando o primeiro fecho é libertado"

É uma questão de verificarem bem esta parte, concretamente, no vosso... digo eu! :)

sm disse...

Afinal o nosso é esse: o Trekking!Ainda bem que se pode trocar.

:)
Sandra

bounty disse...

Por acaso li isso ontem no Destak...que situação chata!! =/