quinta-feira, dezembro 29, 2005

Ano Novo, Vida Nova?!

É o que se costuma dizer. Especialmente se queremos animar alguém ou a nós próprios. Pomos todas as nossas esperanças no ano que começa, como se por magia, os problemas se evaporassem à meia-noite. Mas na verdade não há vida nova, há apenas um continuar da vida que temos, quanto muito pautada por novas resoluções. A passagem de ano nunca me disse nada de mais, simplesmente, porque esteve sempre incorporada na celebração do nascimento de alguém muito importante para mim. Tenho 30 anos e nunca passei uma passagem de ano fora da casa onde morava. Nos primeiros 25 anos nunca se convidou ninguém a aparecer e a minha casa, que não era nada grande, à meia-noite fervilhava de vida e alegria. A mesa era posta na consoada e só levantada no dia de Reis. Os dias 30 e 31 eram passados nas compras e na cozinha, com a minha mãe, a preparar tudo o que era preciso para a festa. A partir do meio da tarde, já começava a ser difícil andar lá por casa, sem bater em alguém. À meia-noite, a animação daquele bocado da avenida estava por nossa conta com fogo-de-artifício e muita gente, à janela e na rua, a bater tampas, tocar cornetas, etc. Os últimos cinco anos têm sido bem diferentes. Continuamos sem sair de casa. Continuamos sem praticamente fazer grandes combinações, os amigos vão telefonando a saber dos nossos planos. Mas aquela vida, aquela alegria desenfreada, aquela antecipação do dia, desapareceu. À meia-noite batem-se tampas, fazem-se brindes, trocam-se abraços e desejos, mas não é a mesma coisa. É mais um ano que acaba, outro que começa. Sucedem-se os anos, e a vida continua, a mesma, a nossa, a que sempre conhecemos. Aquela vida que nuns dias maldizemos e que noutros não trocávamos por nada. A mesma vida que esperamos não nos ser roubada cedo demais. Acho que é por isso que nunca fiz balanços do ano que finda, nem planos para o ano que começa. A vida tem de ser vivida tal como ela é, e as mudanças necessárias devem ser feitas na hora... não devemos esperar por amanhã, muito menos pelo final do ano. Pode parecer um texto pouco animado, em total desencontro com a época festiva que se vive, mas não o vejo assim. Vejo-o como um profundo amor pela vida que tenho, pela consciência que está a ser vivida em pleno, pela aceitação de que, embora não seja perfeita e já cheia de espaços vazios que não serão mais preenchidos, ela é a minha e a única que terei. O dia de amanhã está sempre recheado de surpresas, mas muitas delas são realmente boas! Fica aqui o meu desejo, para todos vocês, para o novo ano: Vivam! Vivam muito e aproveitem todos os momentos. Combatam a inércia do deixar tudo para depois. Combatam a preguiça de sairem para visitarem família e amigos, porque está frio, ou chuva, ou isto ou aquilo. Mimem-se a vocês próprios com palavras de alento quando tudo parece deixar de fazer sentido. Amem quem vos ama, e mostrem-no. Briguem quando tiver de ser, mas façam as pazes assim que possível. Acima de tudo, não ponham naquilo que não têm, a culpa da vossa má sorte. Se acharmos que só vamos ser felizes quando obtivermos algo, então já estamos a perder muito tempo precioso. O desejo daquilo que não temos deve ser usado apenas como um impulsor para uma vida melhor, e não, como justificação para outra coisa qualquer. Pode parecer daquelas coisas que se dizem por dizer, mas acreditem, que isto para mim é que tem sentido.

49 comentários:

carla disse...

Está tudo ou quase tudo dito!!!

A passagem de ano não é mais que a passagem de um dia para outro, uma continuação da meta da nossa vida, como eu costumo dizer temos de viver esta vida em pleno que é a unica que temos, apesar de todos os obstáculos, temos de aprender a vida da melhor forma possível....

Continuação de um feliz viver!

Beijocas

Anónimo disse...

É isso tudo! É mais um dia que passa...

E temos de aproveitar todos os dias, fazer o que gostamos e nunca pararmos há espera dos outros ou que as coisas apareçam feitas.

Um excelente ano para vocês os 4:)

Bjs
Catarina

sandra disse...

:)

Licas disse...

Um excelente 2006 para vocês.
1 bjx grande, licas

AnaBond disse...

ora... nem mais.
e sei que por ti tem sentido...

silvia disse...

é isso mesmo, deveriamos ser assim viver o dia a dia e não deixarmos nada por fazer, porque não e dia ou porque assim e assado, mas na realidade as coisas ás vezes não são dessa maneira......

Beijinhos e boas festas

Ana Rodrigues disse...

Desejo-vos um óptimo ano de 2006!
:-)

Diana Bento disse...

Um feliz 2006 para vocês e que o vivam todos os dias.

Beijinhos grandes.

Mar disse...

Olha, eu costumo tomar várias resoluções de ano novo. Ajuda-me a ordenar ideias sobre o que quero fazer da minha vida. E, às vezes, até cumpro algumas! ;) Um óptimo 2006 para vocês!

Anónimo disse...

Olá Sandra, mais uma vez visito o teu blog e leio este post...fantástico...escreves sempre tudo tão sentido,de uma forma tão especial....
Beijinhos para vocês 4, e um execelente ano 2006.
Susana Costa e Carolina

dia-a-dia disse...

Ora aí está! Nem mais! Era mesmo do que estava a precisar para despir o pijama a saltar para a banheira! Até logo (tenho ali umas coisinhas para viver!).

;)

Anónimo disse...

Espero que tenhas uma optima passagem de ano com tudo aquilo que mais desejas e que os teus sonhos se concretizem.

UMA BJOKA NOSSA
sol13&miguel

Rita disse...

Palavras bonitas e muito sentidas!

Feliz 2006, cheio de coisas boas, para voces!

Beijinhos

Lúcia disse...

Este texto faz todo o sentido e não, não me parece um texto triste mas sim realista, sentido, bonito, porque não nos contentamos com o que temos para sermos felizes, achamos que nos falta mais isto ou mais aquilo e assim sendo, nunca somos plenamente felizes. Aproveitar as pequenas coisas da vida, amar, sorrir, brincar, chorar, sentir, enfim... viver.
O texto para mim fez todo o sentido porque ontem, um susto de saúde fz-me pensar que hoje já não lia este post... e quando passamos por isso repensamos toda a nossa vida ;)

amiguita disse...

Nem eu vivia se estivesse á espera do que não tenho, apesar do pouco tempo, tento aproveitar tudo ao milimetro, não vá o diabo trocar-me as voltas.

Beijinhos e um bom ano, na minha companhia, hihihi.

Anna^ disse...

Não imaginas o efeito postivo q este post teve em mim! :))))
Continua a saber viver assim...SEMPRE!

Um beijo enorme ":o)

Anónimo disse...

não sei se vais chegar aqui e ler isto mas... obrigada!

obrigada por teres posto em palavas aquilo que eu sinto e acredito, apesar de, às vezes, ser dificil. (fiquei sem post para o meu blog :P)

obrigada por desejares a todos que te lemos algo que desejas para ti e para as pessoa smais importantes da tua vida.

no fundo, obrigada por nos mostrares a pessoa linda que és. sem pieguices, mesmo, mesmo a sério!

que 2006 seja, então, a cotinuação desse espirito fantástico que faz de ti o que és, sim?

beijinhos
ana

Anónimo disse...

Concordo plenamente ;)
Beijocas

Miragem disse...

Para rematar:
A felicidade não é uma meta a atingir, é um caminho.

Jolie disse...

ana: leio sim... sempre!

A todas as que já comentaram e aos que se seguirão, seria impossível desejar-vos algo que não desejasse para mim própria.

Obrigada eu, pela vossa presença constante, que já faz parte da minha vida.

Cláudia disse...

:o)

Um Grande Ano para vocês, este que vai ser tão especial pela vinda do Miguel.

sm disse...

Tens toda, toda a razão!!!!!!!!!!!! Obrigada por saberes escrevê-lo tão bem :))).

Não queres colocar este texto na tua barrinha, para quando as coisa não correrem bem, nós virmos ler?!?!?!

Um excelente ano novo e essencialmente continuação de uma excelente vida, para ti e os teus!!!!

:))
Sandra

Mikas disse...

Gostei.. sinceridade acima de tudo.

Um bom ano para ti e para os teus.

Bacci.

Sandra B. N. disse...

«Fica aqui o meu desejo, para todos vocês, para o novo ano: Vivam! Vivam muito e aproveitem todos os momentos. Combatam a inércia do deixar tudo para depois. Combatam a preguiça de sairem para visitarem família e amigos, porque está frio, ou chuva, ou isto ou aquilo. Mimem-se a vocês próprios com palavras de alento quando tudo parece deixar de fazer sentido. Amem quem vos ama, e mostrem-no. Briguem quando tiver de ser, mas façam as pazes assim que possível. Acima de tudo, não ponham naquilo que não têm, a culpa da vossa má sorte. Se acharmos que só vamos ser felizes quando obtivermos algo, então já estamos a perder muito tempo precioso. O desejo daquilo que não temos deve ser usado apenas como impulsor para uma vida melhor, e não, como justificação para outra coisa qualquer.»

este texto deveria ser impresso e colado em todas as paredes!! concordo em absoluto e não o poderia ter dito de melhor forma!!

que 2006 seja a feliz continuação do teu projecto de vida!!!
Bjs

Anónimo disse...

Faz todo o sentido e concordo contigo em cada parágrafo :)
Que este ano que se aproxima seja de muita alegria e felicidade para vocês!
Um ÓPTIMO 2006!!
Beijos grandes
Xana e Mariana

Célia disse...

Olha desejo-te o mesmo e muito mais!
Beijos grandes e obrigado pelas palavras sentidas!

Ana disse...

ora nem mais..!
tens toda a razão..!
se calhar era o texto que estava a precisar de ler e reler..OBRIGADO!
obrigado pelo post, pelo que ês e por estares sempre aí!

beijinhos grandes e feliz 2006!

ana e susaninha

Miúda disse...

É fantástico como concordo com as tuas palavras.
E acredito que deveriamos bater panelas todos os finais de dia e receber o novo com a mesma alegria que recebemos o novo ano.
Eu, pessoalmente, não bato panelas, mas todas as noites me benzo e agradeço aquilo que tenho, sou e vivo a cada dia.
Olha, um grande e Feliz 2006 pra vós.
De novo, pelas tuas lindas palavras, um grande bem hajas.
Tudo de muito bom, tal como desejo para nós é o que vos desejo.
Beijos
Marta

ddm disse...

Esta tudo dito!...
Resta-me desejar para ti e para a tua familía um Ano de 2006 muito, muito feliz!

Beijinhos Grandes!

Xana

Bekas C. disse...

Desejo-vos um bom ano!!!
Beijinhos
;)

A Tendinha disse...

Bom ano para odos vós, lida!
Beijinhos

Vera disse...

Olá,

Feliz Ano Novo.

Este dia, ou melhor esta noite, também não me diz nada e detesto estar a fazer grandes alaridos, sem ter vontade para , só porque é suposto.

Beijinhos

Vera

Nita disse...

Tento pensar e agir assim quase todos os dias...nem sempre consigo...
"aproveitar o dia" viver e sentir todos os segundos com aqueles que amam...pois sei que eu ou eles de um segundo para o outro podem "viajar"...talvez o meu trabalho me recorde esta mensagem todos os dias...adoro acordar abrir os olhos e ver que não estou a sonhar...o meu filho existe e eu sou a mamã...obrigado pelas tuas palavras...gosto da forma como pela escrita consegues mostrar a tua alma...bjinhs
Nita

Anabela disse...

Concordo tanto contigo, mas às vezes esqueço-me de agir assim!
Um grande 2006 para os 4!
Beijos

PedraNitas disse...

O penúltimo paragrafo para mim diz tudo.

Beijinhos,e um Feliz 2006!

Sandra

Mamã artesã disse...

Eu tento viver o dia-a-dia, por vezes, como se fosse o último.
Bom 2006.
Joquinhas
Sofia

Carla Yu disse...

Um Excelente 2006 para os 4!!

Beijocas

Anónimo disse...

Não esperava terminar o ano a ler um texto tão bonito e comovente.
Acho mesmo que as Sandras escreveram 2 textos lindos. ( a outra Sandra é a do " O nosso Costume"- blog).
Feliz 2006 para toda a familia.
Pintas

Anónimo disse...

Olá
Tudo o que escreveste tem também para mim, sentido.
Obrigada por me lembrares que pequenas coisas do nosso dia a dia, são as que marcam com grandeza a nossa vida.

JInhos
Diana
Rafael 6 anos e 10 meses
Afonso 15 meses e meio

Vilma disse...

Gostei muito!! Um bom Ano pra ti! :))))

XanaA. disse...

Adorei o post. Um óptimo ano para ti e para a tua família! Tudo de bom! :D

Bjs

miminhos
de pano

flor de leite

sonia disse...

Gostei TANTO de ler o que escreveste!
Para mim tb fez sentido, mto mesmo!

Beijinhos mto grandes e um excelente ano para ti e para os teus!

ni disse...

:o)

que lindo... e muito bem escrito!
Obrigada!

Beijos e abraços e feliz 2006!

Anónimo disse...

Adorei o post e o filme...

Lindos (vêm do coração!)

Feliz Ano Novo!

Beijinhos

Francisca disse...

Esta mensagem de ano novo está linda! É tudo o que é preciso para começar bem um ano! O texto que todas queríamos ler! Gostei.

Agora permite-me "discordar" (não é bem este o termo- é mais ver as coisas por outro prisma) de algumas coisas: é certo que o ano novo não traz uma nova vida (isso é apenas uma questão psicológica!) mas acho que podemos aproveitar a vinda de um novo ano (que significa sempre esperança) para mudar certas coisas e de certa forma, modificar um bocadinho a nossa vida! Por exemplo, a partir de uma reflexão interior, tentar mudar algo de menos positivo em nós! É um bocado utópico mas não deixa de ser positivo....! tens razão quando dizes que não devemos esperar pelo ano novo, mas este pode ser um pretexto para.

Esta velha máxima quer apenas mostrar isso (de uma forma exagerada, é certo) que um ano novo significa esperança, vontade de ser melhor, é como deixar para traz as coisas más e avançar! Life goes on! :) [Sim, é tudo psicológico]

Mas também não dou grande importância a este acontecimento...

(Pronto, e agora ficas com 50 comentários, já que não gostas de números pares!)

Francisca disse...

Queria dizer ímpares, claro! E lá se vão os 50! Já estão 51 :D

Já agora um ano fantástico para os quatro!

nuvem cor de rosa disse...

puseste-me de lágrimas nos olhos...
sandra, és linda!
obrigada.
bjnhos nossos

Jolie disse...

francisca: discorda lá à vontade pá! :)

Não tenho a pretenção de dizer verdades absolutas. Aquilo que disse é aquilo que eu sinto, e que faço, e serve apenas para chamar à atenção que todos os dias são bons para mudar!

Também concordo com o que disseste e vamos juntar o útil e ao agradável e aproveitar este novo ano para tomar a rosolução de tentarmos viver assim, todos os dias!

(este comentário serve apenas para arredondar o número final... é que estava em 53 :p)

Beijos... para todos vocês!

Tia Moky disse...

Não podia deixar de dizer que foste uma das pessoas que mais me marcou no ano que findou!!!
Obrigada pela ajuda, obrigada pela presença, obrigada por tudo!!

Beijos doces

MamãMoky&Natacha