quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Partos...

Com o passar do tempo não consigo evitar de deixar de pensar no parto que se aproxima. Não com medo da dor ou do desconhecido, que já do primeiro também não tive. Mas não consigo deixar de pensar como será, e especialmente, no que não quero que seja. No entanto, o que a experiência de um parto anterior me trouxe, foi não fechar a porta a hipótese nenhuma, porque na verdade nunca se sabe o que se vai passar naquela hora ou nos dias que a antecedem, o que pode condicionar em muito a decisão sobre o desenrolar do parto. Eu não sou fundamentalista nestas coisas e devo admitir que me irrita um pouco as lições de moral de terceiros sobre este tema. Quem tem uma palavra a dizer, quanto a mim, nesta questão, é a grávida, o médico assistente da gravidez e o futuro pai. Tudo o resto é paisagem como se costuma dizer. Eu não sou daquelas que adorava ter um bebé em casa, aliás, eu preciso mesmo da segurança de um hospital dotado com tudo o que seja necessário para acudir a qualquer emergência não expectável na hora. Eu sou daquelas para quem a epidural é uma das melhores invenções do Homem, e sou daquelas que a história do "há milhões de anos que nascem bebés e não era preciso nada dessas mariquices" não me convence, porque dantes também não havia ecografias, e rastreios Pré-natais (que aliás nunca fiz), amniocenteses e outros tantos testes que podem permitir o diagnóstico atempado de tantos problemas e a possibilidade de correcção logo à nascença ou mesmo in utero e não vejo ninguém a recusar, por exemplo, as ecografias. Eu sou daquelas para quem a indução de parto não faz confusão nenhuma - e por conselho do meu obstetra, o parto da Joana foi induzido e continuo a pensar que a nossa (minha e do pai) decisão em aceitar, foi a mais correcta no nosso caso. A minha opinião é que cada grávida devia ser livre de escolher o seu parto ideal, sempre que a gravidez o permita. Se uma grávida, gostava de ter os filhos em casa, porque não ajudá-la com os meios necessários? Se a mulher quer ter um filho no hospital mas ter total liberdade de movimentos, porque há-de ter de estar obrigatoriamente deitada e presa a equipamentos quando essa posição nem sequer é favorável ao desenrolar do trabalho de parto? Porque não, dar a hipótese à mulher de escolher para si, de forma informada e consciente, a forma como quer ver nascer o seu bebé, e não despi-la de opinião como geralmente acontece nestes momentos? Para mim, uma mãe não se mede pelo número de horas que sofreu para ter um filho, nem pela intensidade da dor, nem pelo local (se em casa, no privado, ou no público) onde teve o bebé, nem por onde deu à luz. Para mim o que devia ter mesmo importância era saber que a mãe (e pai) tem a hipótese de tomar uma decisão informada e consciente sobre a forma como tudo se irá desenrolar em linhas gerais (porque lá, está, nunca se sabe o que vai mesmo acontecer). E principalmente, que na altura do trabalho de parto, a voz da mãe seja ouvida, e não apenas os inúmeros aparelhos a que ela está ligada. Conclusão, a única coisa que espero para mim neste próximo parto (além de que corra tudo bem comigo e principalmente com ele) é que consiga controlar mais o que se passa à minha volta. E já agora, se fosse um daqueles "parir de gata", que é chegar lá, abrir a pernoca (que linda imagem :p) e puto a saltar cá para fora, melhor! Isso é que era, sem dúvida, o meu parto ideal! :)

37 comentários:

Cláudia disse...

Nesta fase final não dá para pensar noutra coisa, certo? Ai essa ansiedade... Vai correr bem! ;o)
Beijinhos mimados.

Anabela disse...

Concordo contigo. Também não gosto de fundamentalismos e preconceitos em relação a este (e outros) assuntos. Só é pena que em grande parte dos hospitais a vontade da mãe (e pai) quase nunca sejam ouvidas.
(vai tudo correr bem, claro!)
Beijinhos

Mamã disse...

Faço minhas as tuas palavras!

Bjs

rosinha_dos_limoes disse...

Daqui a uns dias já sabes como é que foi :o))) Esperemos que seja mesmo o teu ideal ;o)

sonia disse...

Esta quase, mas concordo com o que dizes, tens muita razão :)

Anónimo disse...

Vais ver que vai correr tudo bem...e ja falta tão pouquinho que é dificil não pensar no parto.
Bjokas

Sandra B. N. disse...

concordo inteiramente com tudo o que dizes!
e espero que possas ter o parto que desejas. :)

bjs

kikas disse...

A única coisa que te tenho para dizer é que tenhas um" quarto de hora" pequenino!!!
É que essa história de "uma hora pequenina" para mim já é muito tempo :-)
Acho que nesta altura do campeonato a frase "parir é dor, criar é amor" está mais que ultrapassada na parte do parir...
beijocas
kikas

S.A. disse...

Pois era! Isso é que era mesmo!
Mas é muito mais complicado...
(eu tb não fiz o rastreio! pensava q era (quase) a única...)

fee disse...

Espero que tenhas um óptimo parto e que tudo te corra bem:)! beijinhos para ti e para o Miguel!
(óptimas dicas no templates e deseigns!já aproveitei algumas, mas não consegui pôr música ne blog!)

Bekas C. disse...

O tempo passa a correr... já falta pouquinho para nos contares, afinal como é que foi!!!
;)

Flores disse...

Concordo ctg (deve ser dos nomes). Acho eu q as nossas decisões, nestas situações, como sp ou quase sp, são influenciadas pelas nossas vivências. Por mto q quisesse e tentasse um parto normal, o medo de q a minha taquicarida estivesse a afectar o meu bebé nunca me levaria a ñ aceitar uma cesariana só pq acho q se fazem demasiadas (q acho mm).

Como tal as decisões de parto e de tudo são e devem ser da inteira responsabilidade das partes envolvidas (à la campanha eleitoral)

Raquel disse...

Também não fiz o rastreio da gravidez do Gabriel.
Também concordo que na altura nós é q sabemos com que linhas nos cosemos e devemos ter a liberdade de escolher ou não levar epidural.
Infelizmente tive mesmo que ficar deitada o tempo todo e nem sempre me senti bem assim.
Mas olha, desejo é que o teu parto corra bem e que tudo se desenrole como tu desejas.

ni disse...

mas olha que o chegar lá e ter logo a criança é coisa que está mesmo, mesmo ao teu alcance...
;o)

beijos e abraços de uma mãe que pariu a filha 15 minutos depois de ter chegado ao hospital (já de ambulância, pois claro...)

Gina A. disse...

Espero que tudo corra como tu desejas! Vai correr, vais ver!

Beijos

amiguita disse...

Ainda falta muito para as coisas serem à vontade do freguês.
Quando eu conversa falava que queria um parto hidraulico, praticamente isento de dor (pelo que dizem), e sem anestesias, linhas, agulhas, fiquei de boca aberta quando a minha amiga Paula disse que foi assim que ela nasceu, à 32 anos na Alemanha ... apesar de hoje saber que eu nunca o poderia fazer, tenho pena que em Portugal ainda não seja possível.

Beijinhos

amiguita disse...

Ainda falta muito para as coisas serem à vontade do freguês.
Quando eu conversa falava que queria um parto hidraulico, praticamente isento de dor (pelo que dizem), e sem anestesias, linhas, agulhas, fiquei de boca aberta quando a minha amiga Paula disse que foi assim que ela nasceu, à 32 anos na Alemanha ... apesar de hoje saber que eu nunca o poderia fazer, tenho pena que em Portugal ainda não seja possível.

Beijinhos

Célia disse...

Apenas desejo que tenahs uma hora como a minha.... pequenina e sem muitas dores!
Beijocas

Jolie disse...

ni, essa é que era!!! :p

Miragem disse...

Que tenhas esse parto que desejas!!

~Su~ disse...

Sabes, Sandra, é que não podia estar mais de acordo contigo! A vontade da mãe acima de tudo, desde que com segurança, claro. Sem preconceitos, sem fundamentalismos, sem "eu sou melhor que tu porque sofri horrores" etc!

Se calhar a mãe da Vanessa, da Joana e outros meninos e meninas, até os tiveram com muitas dores, sem epidural etc etc e foram boas mães por isso???? Não é assim que se adquirem as qualidades para uma maternidade cheia de amor...

Que tenhas um parto muito calmo, seguro, que te complete e que te traga o teu Miguel (nome lindo!) para o encherem (tu, o teu pazinho e a mana linda!) de muito amor (e leitinho, hihi!).

Muitos beijinhos,
Su :)

Sefas disse...

É bem verdade tudo isso! A única coisa que me deixa ansiosa em relaçao ao parto é nao poder controlar a situação, não poder fazer nada se as coisas correrem mal (leia-se negligência, falta de respeito pela minha vontade).
Beijos

silviabar disse...

Concordo contigo,cada pessoa é única e cada parto também!
Apenas te desejo um como os meus:
Induzidos e 1 hora depois voilá, cá estavam eles(no 1º nem deu tempo para epidural)
jinhos
Silvia & Cia

Paula disse...

Concordo com tudo o que disseste, cada caso é um caso e deve ser visto como tal, cada um deveria ser livre de escolher o melhor para si e para o bébé claro.

Vai correr tudo bem e brevemente já estaras a contar como tudo aconteceu.

Beijinhos

Fitinha Azul disse...

Assino por baixo, tive dois partos muito diferentes e o que correu 5***** foi aquele onde pude escolher tudo o que desejava, e que tenhas um parto desses!
Beijocas

Anónimo disse...

Cesariana uma vez não significa cesariana para sempre, certo??

Mas no meu caso teve mm de ser, por opção do obstetra e pq os argumentos eram mais q muitos!!! E nem admito sequer que me venham dizer q o meu parto foi menos do q qq outro. Não me venham dizer q o momento mais bonito da minha vida não existiu só pq o vivi acordada, calma, sem dores e de mão dada com o pai, juntos a assistir ao nascimento das nossas filhas que foram feitas com tanto amor...

Tudo de bom!

InêsN disse...

concordo a 100%!!

:o)

Clara disse...

Só te desejo que tenhas o parto à gata!!!

Carla O. disse...

Nem mais!
Espero que o teu desejo se concretize :)
Beijinhos
Carla e piscos

Charilas disse...

Está tudo dito! Neste 2º parto ainda hesitei quanto à epidural, pois do 1º a experiência não foi muito positiva, acabei por levar e foi de facto a melhor opção!

Sempre me disseram que o 2º é mais fácil e agora eu confirmo!

Beijinhos,

Sandra

Licas disse...

Espero que tudo corra pelo melhor (eu sei que vai correr)!
1 bjx, licas

Anónimo disse...

olá

Apesar de discordar de certas opiniões que tens, mas como dizes que "a opinão dos outros não interessa é mera paisagem" não me vou dar ao trabalho de dar a minha opinião.

Acredito que com a tua segurança e convição vais ter um parto como desejas.

jinhos

Jolie disse...

maria, quando eu disse que a opinião dos outros é "mera paisagem", referia-me às opiniões em relação às opções/decisões que eu e o meu marido tomamos relativamente aos meus partos!

Podes perfeitamente deixar aqui, se o desejares, a tua opinião sobre o assunto, naquilo que te diz respeito.

Este post diz mesmo isso, que cada uma de nós tem (ou devia ter) o pleno direito de decidir de acordo as suas convicções! Sem críticas de terceiros!

Beijos

Mamã artesã disse...

Isso, sim, é que é o parto ideal. O parir de gata. Chegar e andar.
Joquinhas
Sofia

Anónimo disse...

não posso estar mais de acordo contigo! Eu tive a minha filha de cesarina pq assim teve q ser mas já decidi, o 2º será igualmente de cesariana. quanto á epidural, venha ela e graças a deus q existe. já vi muitas mamãs q dizem durante toda a gravidez q não querem mas na hora h até berram por ela :o)

jinhos e tudo de bom

carla

Mãe Pipoca disse...

Não posso concordar mais contigo.
E tenho dito. :)
beijocas

AnaBond disse...

tu sabes que não concordo a 100% (pelo menos com a indução, no meu caso, mas também posso mudar de ideias), mas em geral concordo... como sabes... :)