quarta-feira, março 15, 2006

Ainda sobre a dermatite...

Então vamos lá ver se consigo fazer um post, que responda às várias dúvidas colocadas e que faça o ponto de situação para quem me acompanha há menos tempo. Problema: - A Joana não sofre propriamente de Dermatita Atópica (DA) felizmente! O que acontece é que ela tem Rinite Alérgica (RA) como o paizinho dela. Este diagonóstico começou a ganhar vida quando ela tinha apenas 3/4 meses de vida, altura em que ela teve a sua primeira crise. No entanto, só aos 18 meses, o pediatra achou que tinha todos os dados para concluir, sem sombra de dúvidas, que ela sofria de RA. O que acontece no caso dela, é que sempre que ela tem uma crise de RA, além de ficar congestionada a nível respiratório, a pele (especialmente na zona do peito, ombros, pernas e braços) fica cheia de eczemas que variam de intensidade. Prognóstico: - A RA da Joana está para ficar, resta saber se vai melhorar com a idade ou piorar. Ambos os cenários são possíveis. A única coisa que podemos fazer é tratar a sintomatologia que vai surgindo e tentar minimizá-la o mais possível. Soluções: - Não há nenhuma tratamento que cure a RA ou a DA (infelimente!). Os tratamentos existentes, destinam-se apenas a aliviar os sintomas de cada crise. No entanto há certas coisas que se devem ter em conta (e aqui volto a frisar que estou a falar do nosso caso em particular) para tentar evitar o recurso a medicamentos o mais possível:
> a nível da pele: mantê-la sempre muito hidratada, especialmente após o banho, visto a água secar muito a pele. Evitar dar banho diariamente (de Verão é mais difícil obviamente). Usar sempre produtos adequados (para peles atópicas ou muito sensíveis). Muitas vezes basta apenas um reforço da hidratação para solucionar logo os eczemas assim que eles surgem. Como me estão sempre a perguntar quais as marcas de cremes utilizados, vou falar nelas agora. Mas atenção, não digo que estas sejam melhores que outras, ou as únicas possíveis (o que não seria minimamente verdade) mas aquelas que resultam connosco:
» dia-a-dia: usamos basicamente apenas três marcas: a Uriage (quando era bebé em vez das tradicionais toalhitas, usámos a 1ére eau, o Cold Cream e o creme para a muda de fraldas); a D'Aveia (dermo-óleo, creme hidratante e creme barreira); a Aderma (a linha Exomega - principalmente os produtos do banho e um creme regenerador de pele sensibilizada - Epithéliale). » protecção solar: a Avéne.
Nota: Como a pele habitua-se aos cremes, convém ir alterando os produtos de tempos a tempos. Esta informação só a descobrimos agora, e vamos pô-la em práctica desde já. No entanto como a pele dela está sensibilizada, vamos manter as marcas que conhecemos e mudar apenas os produtos (por exemplo: usar os cremes hidratantes da Aderma, e os de banho da D'Aveia). A vaselina é óptima para a hidratação intensiva da pele e muito boa para aplicar sobre os eczemas para evitar que sequem em demasiado (algo que também desconhecia até ontem). > a nível respiratório: fazer uma boa higiene nasal, ie, usar e abusar do soro fisiológico no nariz e spray de água-do-mar. Durante cada crise, fazer aeróssois/vapores, e levantar (bastante) o colchão (na cabeceira) de forma a que a expecturação não se acumule ao nível dos brônquios (para evitar consequentes infecções respiratórias/otites/etc.); > a nível da roupa: lavar a roupa com detergentes o mais neutros possíveis (durante o primeiro ano, usei aqueles detergentes para roupa de bebés e não usei amaciador. Depois a medo, experimentei o Skip líquido Aloé Vera e o amaciador Pure Comfort e como não vi reacção, mantenho estes até hoje); Nunca passo a ferro a roupa que fica em contacto directo com a pele (o calor do ferro "puxa" o detergente); Só usa roupa de algodão, lã ou viscose. Os acrílicos, poliésters e afins estão proibidos. > Evitar produtos que potenciam as reacções alérgicas, como por exemplo, a proteína do leite de vaca (mesmo que a criança não seja alérgica a esta proteína) presente no leite e derivados (especialmente nos iogurtes).
As (nossas) conclusões: - Em Abril do ano passado, por causa das crises anteriores fizemos (por indicação médica) um tratamento profiláctico com base em anti-histamínicos, para minimizar as reacções alérgicas. Fomos de férias para o Brasil, e lá em conversa com uma mãe que tinha um filho que sofria de RA fiquei a saber que a soja era um excelente substituto do leite de vaca, e que ajudava a minimizar as crises de RA. - Depois de umas investigações na Internet, decidi substituir o leite de vaca pelo leite de soja (mesmo sem falar com o pediatra). Ela gostou muito mais deste leite, não fez qualquer tipo de alergia (atenção que há crianças alérgicas à soja) e nessa Primavera ela passou muito melhor do que nas mudanças de estação anteriores. Ficámos no entanto sem saber se tinha sido apenas o tratamento a permitir isso, ou se o leite de soja tinha de facto ajudado. - Na consulta dos dois anos (Outubro de 2005), o pediatra depois de saber da nossa decisão de suspender o leite de vaca e de como é que ela tinha passado até aí, aconselhou a que substituíssemos também os iogurtes normais por iogurtes de soja. Para vermos se de facto estas substituições seriam suficientes para evitar novas crises de RA, não prescreveu o tratamento com anti-histamínicos para esse Outono. Apenas ficou combinado que no caso de ela ter alguma crise forte, o contactarmos imediatamente para que então prescrevesse o tratamento. Felizmente, ela andou apenas com o nariz entupido meia-dúzia de dias, o que significa que o corte radical com estes produtos foi suficiente para minimizarmos as reacções alérgicas características de cada mudança de estação! - A minha asneira ao voltar a dar-lhe os iogurtes tradicionais em vez dos de soja, e deixá-la beber do meu leite, há umas semanas atrás, coincidiu com o "início" da Primavera. Resultado: teve uma crise que embora a nível respiratório seja muito ligeira, a nível da pele foi violenta! A pele ficou coberta de eczemas que não conseguimos resolver apenas com uma maior hidratação da pele. Assim sendo, nesta próxima consulta dos 30 meses, vamos conversar com o médico sobre o que se passou neste último meio ano, e obviamente, julgo que a conclusão que vamos tirar é que o leite de vaca e os iogurtes não são nada aconselháveis no caso dela, apenas porque potenciam as tais reacções alérgicas (pois ela não é alérgica à proteína do leite de vaca). Note-se que os queijos, e os produtos lácteos à base de queijo fresco (como os Yoco Suissinhos, Danoninhos e afins) não são problemáticos (no caso dela) e ela pode consumi-los sem problemas. Adenda: Já editei este post uma série de vezes, porque me vou sempre lembrando de qualquer coisa. Vou também deixar um link para este post na barra lateral para referência futura (neste momento vou adicioná-lo em Sobre... Experiências)

23 comentários:

akombi disse...

Como sempre muito bem imformada e bastante esclareçedor o teu post;D

Aqui e casa nunca tivemos alergias até ficar grávida pela 1º vez (lá está a mudança de idade e neste caso as hormonas) tive a minha 1ª crise de falta de ar, e desde essa altura que por vezes repetem-sem essas crises chegando mesmo a ir ao hospital levar oxigenio.

Mas nas urgençias(na ultima vez, á cerca de 2 anos) encontei uma médica que me soluçionou a nível de medicação, sempre que começo com falta de ar utilizo o MAIZAR e é "rémedio santo". Noto que esta falta de ar é mais frequente no outono ou primavera, ou se estou em contacto com o pó.

Tb desde ess altura fiquei com equezema atópico nas palperbas dos olhos, é horrivel pq chegam a inchar, a gretar e dão uma comição horrivel. Tb tive que deixar de usar as lentes de contacto.

Já usei tantos cremes, algums dos que mencionastes inclusivie, e nada me resolve, o que me alivia é o DEXAMYTREX, uma pomada oftámica.

A Patriçia tb tem uma pele atópica, e chega a ter a pele tão seca nas costas e barriga que ao coçar faz feridas, mas ainda não encontrei um creme que lhe aliviase os sintomas, uso muito a linha da URIAGE, da AVÈNA tolerance extreme, e o DIPRO BASE, mas nada alivia.

No caso da Patriçia não influençia o leite pq ela não bebe nenhum leite a não ser o meu, não gosta de mais nenhum e já tentei com muitas marcas e nada, iogurtes e queijo como sem problemas.

As melhoras para a tua menina.

akombi disse...

Há esqueci-me de referir, no meu caso como moro numa zona com muitas arvores, pinheiros eucaliptos etc, na primavera é mais complicado para mim a nível respitatório......tenho que mudar de casa :D

jinhos

Fitinha Azul disse...

São casos com os quais não lido (felizmente)mas que é sempre bom termos informações, obrigada!
Por acaso cá em casa usamos a Uriage (que adoro!)e os nossos produtos solares são da Avéne.Mesmo o Kiko não tendo "grandes" problemas de alergias ainda evito o leite de vaca.
Beijocas

Carla O. disse...

Obrigada Sandra! :)
Por acaso o Pedro tem mesmo dermatite atópica e tb costumo usar o creme da Uriage - é o que gosto mais.
Com os protectores solares tenho que ter cuidado, porque ele faz alergias com muita facilidade (agora não me lembro da marca).
Muitos beijinhos nossos!

Ana disse...

Não há nada como o contacto com novas pessoas e principalmente ter a internet para minimizar problemas e aprender com as experiências de outros.

Nem consigo imaginar como era criar uma criança com algum tipo de doença na altura dos nossos avós.

Valha-nos isto!

Ana disse...

Obrigada pelo teu post foi muito esclarecedor!

CGM disse...

Nos em casa usamos tambem a linha da Aveeno, desde que o Mi nasceu. Eu tenho eczemas e dou me lindamente com esta pomada.

Nota: receitada pelo pediatra

Beijinho

a mãe dos miúdos disse...

acho que devias colocar este teu post em algum local de destaque, é aplicado ao caso da joana mas muito esclarecedor.

É curioso que, apesar da minha joana não sofrer de RA ou DA, acabo por fazer o mesmo que tu: utilizo muito uriage, a protecção solar também é da Avéne e sempre que tem o nariz entupido dou-lhe o soro e o spray e levanto-lhe a cabeceira.

que a tua joana melhores com a idade :)

Miúda disse...

Obrigada. Se Deus quizer não me fará falta.
Mas pobre Joaninha. Há-de passar com o crescimento. A sua sorte é ter uma mãe tão cuidadosa e informada!

dia-a-dia disse...

Também tenho a minha com rinite alérgica 8que está aliás na origem das otites que faz) e estou aqui a pensar se não deverei fazer a experiência... Mas ela é doidinha por leite... :( Não seria fácil... Talvez tente...

Olha, és o verdadeiro serviço público! Muito obrigada!

;)

Carla disse...

Sandra, muito obrigada pelos teus esclarecimentos... acho que foram melhores que alguns conselhos do pediatra do Tiago.... :o
O Tiago tem a pele muito atópica, e as alergias dele (segundo análises) é à clara de ovo e acaros... não é alégico à proteína do leite de vaca, e claro, dou-lhe o leitinho todos os dias e iogurtes... pelos vistos devo de estar a cometer um grande erro... se bem que não tem crises sempre...

Mais uma vez obrigada pela tua ajuda!!!

Beijinhos
Carla + Tiago

silvia disse...

Coitadinha, isso é mesmo chato, xiça...
Eu tambem ando com umas manchas na cara, começa por uns vermelhões e depois eczema, ainda não sei ao certo o que é, sei que é mesmo uma me***...

Licas disse...

Felizmente não temos desse tipo de situações por estes lados... mas em algumas coisas faço o mesmo que tu (marcas dos produtos, aerossóis, cabeceira da cama...)
Como sempre o post é duma clareza fabulosa! :-) Parabéns.
1 bjx, licas

Páginas escondidas disse...

Grande esclarecimento:)
Sempre aprender!!!
Felizmente não temos nad disso por aqui.... mas valeu a esclarecimento!!
Beijokas

nuvem cor de rosa disse...

:)
sempre a pensar nos outros. és uma querida...

miminhos pr a Joaninha
bjnhos pr ti
festinhas pr o Miguel

Rita disse...

Muito obrigada!
Fiquei muito mais esclarecida em relação à RA e à sua relação com o leite de vaca (pelo menos no caso da Joana). A minha Bi é de facto alérgica às proteínas do leite de vaca. E se no início encarei isso com algumas reservas, hoje em dia estou muito mais tranquila.

Beijinhos

Sara CS disse...

Interessante..., eu tenho RA e DA e nunca ninguém me falou na questão do leite e iogurtes... .
E eu que como iogurtes como uma louca.
Obrigada pela dica, se piorar já sei o que testar.
Beijinhos e tudo a correr bem com a Joana e com o Miguel,
Sara

sm disse...

Excelente contributo para quem tenha problemas semelhantes!! Acho que vou linkar na minha barra, posso?!

:-))
Sandra

Jolie disse...

Sophie, estas coisas das alergias já percebi que são muito voláteis e dependem muito da zona de residência!

Por exemplo, o António sofria imenso durante as crises enquanto morava na casa dos pais, desde que casámos que passou a ter apenas o nariz "ranhoso" e alguns espirros nas mudanças de estação... ou foi da mudança ou do casamento :p

sm, claro!

sm disse...

Quanto aos cremes, mãe e filhos: Aderma! Tudo com umas pelinhas: ultra-hiper-super sensíveis. A beca chega a fazer cortes... :-(

A beca mudou os produtos de banho para os da Klorane (a linha depois dos 3 anos) e tem-se dado muito bem!!

:-)
Sandra

juliana pinto da costa disse...

nariz entupido é cá comigo ;)

eu também tenho Rinite Alérgica, mas com a diferença que não faço alergia a nada em particular, reajo 'apenas' às diferenças de temperatura... o que também não é propriamente agradável, se está calor não posso respirar com o nariz entupido e seco, se está frio fico com o nariz entupido e com muito para deitar para fora e quando tenho crises fico também aflita dos ouvidos...

Há uns anos o meu otorrino fez-me um tratamento que consistiu em queimar os cornetos para que não inchassem e me deixassem respirar... Durante uns anos andei bem, mas depois voltou ao mesmo... Penso que o momento em que se queima é bastante doloroso para o tempo que dura...

enfim... já me habituei... e as vezes que já respondi "não não estou constipada, é só o nariz"? ;)

SusanaTete disse...

Já agora gostava de dizer uma coisa: quando os meus miúdos eram bebés só usava toalhetes quando havia saídas e o sítio para mudar a fralda era mais complicado.
Por sistema limpava sempre o rabinho com lenços de papel embebidos em Parafina Líquida (comprava uma garrafa de litro na farmácia) e depois da muda besuntava o rabinho com Óleo Dermosina Simples. É o mais inócuo possível!!

Anónimo disse...

Olá Sandra!
O meu Andrezinho felizmente ate agora nao deu sinais de RA, mas sofre de DA, pelo que de vez em quando venho cá dar uma olhada ;-)
So bebe leite hipoalergenico e usa os cremes Aderma p/ peles atopicas.
Dd q usamos que os eczemas praticamente desapareceram, mas agora voltaram em força. Poderá ser alergia aos alimentos que passamos a dar-lhe? Tais como banana, alface na sopa etc...Nao tenho conseguido falar com a medica e ja nao sei o que lhe fazer tadinho tem comichão :-s

Agradecia se me pudesse esclarecer Sra. Doutura ;-)

Bjinhos pros pimpolhos
Sonia