segunda-feira, abril 17, 2006

6 anos vs 9 meses

Hoje é o único dia em que eu não gostava que o Miguel nascesse. Faz hoje seis anos, que amanheceu um dos dias mais difíceis para mim. Agora sei bem o quanto uma mãe nos faz falta. Ser mãe (ou pai) é a única função que desempenhamos em que somos insubstituíveis. Quando o decidimos ser (seja de que forma for) assumimos uma ligação que vai muito além da nossa mortalidade. A presença dela na minha vida pode não ser física, mas é constante, e continua a ser a ela a quem tantas vezes peço conselhos. Conheço-a tão bem que consigo antecipar as respostas dela, mesmo quando são contrárias ao que gostava de ouvir. Superar a perda de alguém que amamos não é fácil. Superar a perda de alguém que nos ama incondicionalmente e que sempre nos apoiou independentemente dos nossos erros, acho que ainda é mais difícil. Mas é verdade que a vida continua e a prova está bem dentro de mim. Completo hoje os nove meses de gravidez (pelo meu gravidómetro), e não havia melhor data para isso acontecer. O ciclo da vida é infinito, assim como o da tristeza e da alegria. Por cada porta que se fecha, abre-se uma janela. Eu optei por escancarar as janelas e deixá-las assim, mesmo que isso implique que por vezes entre chuva. Também eu já um dia fui pequenina. Também eu já um dia tive direito a colinho de mãe. Também eu já enxuguei as lágrimas no seu regaço, mesmo que algumas tenham sido provocadas por ela. Também eu tenho uma mãe, e ela está mesmo aqui ao pé de mim. Mas a falta que a sua presença física me faz, é inquantificável e insubstituível. PS: Na foto, eu e a minha mãe.

75 comentários:

PM disse...

Tenho o teu blog aberto há quase 1 hora miga.... nem sei bem o que te dizer!!!
Não quero imaginar a dor da perda de uma mãe... porque não me imagino a passar por ela!!!
Es uma pessoa forte e de muita coragem, admiro-te muito!!!!
Uma beijoca muito grande neste dia!!!

P.S. Continuo apaixonada pelo teu barrigão!!!!

Diana Bento disse...

Nem eu sei o que te dizer. Não imagino tal coisa... Não consigo sequer...

Beijocas grandes, grandes e muita força.

39 disse...

Não é fácil passarmos por isso. Nunca se está preparado...
Um beijinho

Lucia disse...

Para essas perdas nunca estamos preparados, e é sempre dificil superá-las, não importa se passaram muitos ou poucos anos a dor continua lá, embora com o passar do tempo se transforme numa saudade que não conseguimos explicar...
Beijinhos

O Miguel ainda vai nascer no dia da liberdade!!! Será !!!

Celia disse...

Não há duvidas que as vossas parecenças físicas são mais do que evidentes. Tal como dizes, por cada porta que se fecha há uma janela que se abre, e as coisas não acontecem por acaso...
Sê só tu mesma, deixa a vida acontecer, mereces tudo de bom.
Beijinho

Carla disse...

Por mais que tente, não imagino a tamanha dor que sentes por não ter esse colinho de mãe...
Sinceramente não estou (nunca estamos) preparada para o sentir, não imagino a minha vida sem a minha mãe!!!

Mil beijinhos e Força!
O teu Miguel está mesmo mesmo a chegar! :))

Carla + Tiago

guga2004 disse...

Há cerca de 2 meses que sei bem o que sentes e sofro tanto como tu, mas elas estão sempre connosco e tudo o que nos "passaram" vai perdurar em nós e nos nossos filhos, por isso serão eternas.

bjs muito grandes

Sandra

Ana F. disse...

O tempo é um aliado. Aprendemos a superar a dor associada à perda física, mas ganhamos a doce lembrança de alguém que amamos sempre e para sempre.
Pela tua mãe, e pela tua avó...um beijinho grande e votos de muita força e coragem.
Não é fácil, mas elas acompanham-te sempre.

:*

Eu disse...

nem imagino o que será essa dor!
Um beijo grande!

Miragem disse...

Um beijo infinito.
Hoje não pico o (meu) ponto...

Karla disse...

Um beijinho muito muito grande. E se a foto é dela, é bem verdade que ela estará sempre contigo.

Um abraço apertado, linda!

carla disse...

Beijinhos!!

Sandra disse...

Como eu te compreendo, também perdi o meu pai, tinha eu 20 anos :(
É muito dificíl perder alguém que amamos.
Mudei muito a minha maneira de viver a partir desse dia, aprendi a viver mais o dia a dia!

Beijinho grande

CLS disse...

Um abracinho apertado...

sophy disse...

Nunca é fácil....é sempre muito doloroso.
Mas aqui deixo uma bejoka para ti.

BJOKAS

a mamã Paula disse...

Um miminho do tamanho do Mundo, é o que te deixo aqui...porque palavras para atenuar essa dor...sinceramente não tenho...

Bjs

Pat disse...

Beijos grandes...

Co(S)mic Gal disse...

Deve ser uma dor terrivél, qwue nunca se supera..atenua mas superar não acredito que alguma vez seja possivél.
Exactamente como tu dizes..ela está sempre contigo e tu sabes disso.
És uma grande mulher pois apesar de todas as adversidades continuas sempre a ver o lado bom das coisas e a seguir em frente
Bjokax

Sandra B. N. disse...

quando vi a fotografia deste post, pensei que fosses tu com a Joana ao colo, depois ao ler o post é que percebi que não...
... deve ser realmente uma dor profunda, que nos deixa marcas para sempre... nem consigo imaginar...
... um beijinho mto grande...

Raio de Sol disse...

não sei bem o que te dizer...

perder alguém que se ama incondicionalmente e que nos ama da mesma forma é a maior dor deste mundo... a vida deu-te várias razões para conseguires suportar a dor, mas nunca se supera...e estes dias são sempre difíceis...

espero que estejas bem...

kikas disse...

Hoje apenas deixo um beijinho muito especial...

Fitinha Azul disse...

um beijo do tamanho do mundo e um xi-coração apertadinho...

:) disse...

Como eu te entendo... partilho o mesmo tipo de dor que descreves. As saudades são tantas... mas tantas... Um beijinho grande.
Ana Abreu

A Saltarica... disse...

Sinto muito pela tua perda, mesmo ja tendo passado 6 anos, deve ser uma coisa que nao se esquece nunca :(

Mas pensa que o Miguel ta ai a chegar!!!! eu pensava q ele vinha passar a pascoa, pelos vistos nao... mas olha q nao deve tardar nada nada... quem sabe amanhã?

Bjinhos

Lúcia disse...

Um beijo solidário.

Berta disse...

Infelizmente também já sei o que é perder um pai. É das situações de maior sofrimento pela qual podemos passar.
Coragem! Logo, logo se avizinham dias de grande felicidade!
Beijos!

Ana disse...

Este mês, o mês de Abril, é o mês das grandes emoções da tua vida. Das boas e das más... Comprendo muito bem essa dor que sentes e essa falta... mas, ela cuida de vocês com cuidado "lá em cima".
um bj grande

Miúda disse...

...(Suspiro) e a dor nos meus olhos a segurar qq coisa é muita!

Um abraço muito grande, e um bem hajam pela tua força e postura de vida. ès deveras uma grande mulher. Um bem haja tb para qm te ajudou a ser assim e que está tão perto.
Beijos

mulher elástica disse...

A morte ainda é uma assunto para o qual nunca estamos preparados.
Muita força e se por acaso o Miguel nascer hoje pensa que bela homenagem que fará à sua avó que o está a ver de lá de cima.
Beijos incríveis

Anónimo disse...

o mês de abril, é, para ti, o palco desse mesmo ciclo de que falas. condensa alguns dos acontecimentos mais tristes - um bem recente - e alguns dos mais felizes da tua vida - o nascimento do miguel, o teu casamento.

e já que os dias menos bons da nossa vida não podem ser apagados e têm mesmo de ser vividos, que os teus sejam sempre acompanhados de outros igualmente intensos, mas felizes. apesar de tudo, o que eu desejo,é que os meses de abril se repitam sempre na tua vida, com dias extremamente felizes a equilibrar os outros, os que te deixam o coração pequenino e apertadinho.

um beijo enorme

S.A. disse...

São incríveis as parecenças...

Inês disse...

Tal como muita gente por aqui não sei quais as palavras certas a dizer, é uma situação pela qual não passei e espero nunca passar, por isso acho impossível saber o que sentes. Mas acho que a tua mãe está lá em cima a olhar para ti e a guiar-te, tu és uma mãe fantástica e foi concerteza ela que te passou esses ensinamentos, foi todo o amor que ela te deu que te faz também ser como és. Todo o amor que transmites aos teus filhotes vem de ti, mas uma parte vira com toda a certeza dela.
Perdi à 8 anos o meu avô que adorava mas tenho a certeza que ele é uma estrela que está lá em cima a olhar por mim, a tua mãe está lá também a olhar por vocês todos e a aconchegar o Miguel na tua "Barrigona".
Beijo grande

Rita disse...

Bolas... és mesmo parecida com a tua mãe. Nem imagino o que é perdê-la... Mas aposto que ela está a olhar por ti, pelo Miguel e pela Joaninha.

Beijinhos grandes e parabéns pelos 9 meses

Mamã disse...

Não te preocupes que a tua mamã está a olhar por ti. Ela não te abandonou. Está lá em cima a olhar por ti.

Tás quase, quase! Ando numa excitação que nem imaginas.

Bjos

Ana Luísa disse...

Nem sei o que dizer... Podia dizer que imagino mas não posso... Deve ser algo realmente doloroso...
Felizmente agora também és mãe e tens a Joana e o Miguel que serão sempre a tua maior alegria...
Deixo um beijinho de apoio e de que a tua mãe estará sempre a cuidar de ti...

Ana Rodrigues disse...

Um grande beijinho para ti!

Vera disse...

Que parecida, quando olhei de repente quase me parecias tu.

Beijinhos

Vera

Nita disse...

São de facto muito parecidas...por momentos pensei que eras tu...depois de ler voltei a olhar...fiquei na dúvida...não sei o que sentes...acredito que deve ser muito doloroso...espero não passar por essa dor tão cedo como tu passaste...de certeza que está sempre perto de ti e pronta para te entregar o Miguel...para cuidares dele...bjinhs grndes

Anabela disse...

Sem palavras que possam atenuar a tristeza do teu coração, deixo-te um grande beijo, minha linda e querida amiga.

Zuza disse...

:D

um abraço apertadinho

Mamuska disse...

Deixo-te um grande beijo :)

sandra disse...

Beijinhos

Repolha disse...

Nunca se sabe muito bem o que dizer, pois não? Só para deixar um beijinho e um xi-coração que estes últimos dias acredito que têm sido doridos.

a mãe dos miúdos disse...

não conheci a tua mãe mas conheço a ti. É fácil para mim imaginar como seria para ter feito da filha uma pessoa como tu és.

lamento muito tudo aquilo de mau por que já passaste e lamento a dorque te assolou nestes últimos dias.

um beijo muito grande.

Oumun disse...

Espero que o Miguel decida vir rapidinho para trazer de novo alegria aí para casa. Já sei que hoje não mas pode ser amanhã :)
A vida infelizmente nem sempre é o que gostariamos e muitas vezes leva-nos pessoas que nos fazem tanta falta.....
Um bjinho

Xuinha Foguetão disse...

Sem palavras...

Apenas te deixo um beijo enorme.

E espero que muitas janelas se abram.

Luísa disse...

Se calhar vou apenas ser repetitiva, mas quero deixar-te um grande beijinho e dizer-te que a tua mãe está a olhar por ti, pela Joana e pelo Miguel.

Beijinhos

Mocas disse...

Não perdi a minha mãe...mas sei muito, muito da falta que uma Mãe faz...e muito mais haveria para dizer...

Fica um beijinho enorme, cheio de ânimo para ti.

Anna^ disse...

Continuo sem conseguir dizer seja o q fôr!

Um beijo imenso!

Cláudia e Biducas disse...

Miga, tu sabes que algures onde estiverem os que já partiram, hoje estão juntinhos a tomar bem conta de ti e dos teus.
beijocas

ddm disse...

Infelizmente conheço bem demais aquilo de que falas... mas também eu acredito que a minha mãe está aqui ao meu lado a dar resposta às perguntas que lhe faço (mesmo quando não são as que eu gostava de ouvir!).

Muitos Beijinhos!

PS - Temos uma fotografia muito parecida com a vossa, e também eu sou igual à minha mãe!

Rosa disse...

Beijinho...

Tita Dom disse...

No nosso coração elas estam sempre presente, mesmo que distantes, mesmo que noutra parte qualquer.
Um xi apertadinho.

Raquel disse...

Não passei ainda por essa dor...posso apenas imaginar a angústia que deve ser pensar que nunca mais veremos alguém assim tão importante...
Tenho que, ainda assim, dizer que és a cara da tua mãe. Muito parecidas mesmo!
Apesar da sua não-presença (física) deve ser bom sentir que ela foi isso tudo que descreveste para ti em vida.
Um beijo enorme...

Sara MM disse...

ssssssss.......... nem quero imaginar... Ai!

BEIJINHO GRANDE! e XI-CORAÇÃO DO PANQUEQUINHA!

Vera Angélico disse...

Tenho uma dor semelhante à tua. Talvez não tenha ainda, passados que são cinco anos, deixado abrir as janelas. Porque me dói da mesma maneira desde aquele dia 14 de Abril. Como te entendo... como gostava de te poder dizer algo mais do que isto. Como fiquei comovida com o que dizes, com a maneira que o dizes.

Beijinhos!

Mãe disse...

Sandra,

A vida é assim...como tu mesma dizes....é feita de encontros e desencontros.....

És mesmo muito parecida com tua mãe......e de certeza q ela é a melhor amiga do teu anjo da guarda!

Um abraço apertadinho!

Ana B.

Ana Cláudia disse...

Nem imagino o que é perder a mãe...
Curiosamente, a minha faz anos hoje.
És muito parecida com a tua mãe e a Joaninha, em bebé, é igualzinha a ti.
Continua assim, com a força e com a energia que te caracteriza, apesar de todos os momentos menos felizes pelos quais tens passado.
Beijocas gds.

X disse...

Se leste um dos meus últimos posts acerca de pânicos, percebes bem porque razão este teu post mexe tanto comigo...

Mas olha, o Miguel nascer hoje até podia ser uma coincidência bonita da vida... :)

Um beijinho e um abraço bem apertadinho numa das mamãs mais fôfas que eu conheço!

Rj disse...

Não sei o k sentes pois felizmente ainda tenho o meu pai e a minha mãe fisicamente cmg... Só te posso mandar um beijinho muito grande...
Não pude deixar de reparar como a Joana é parecida com a tua mãe....

Licas disse...

Ao contrário de ti, não tenho o dom da palavra certa. Nem sequer consigo imaginar essa dor. Apesar de ser um dos meus maiores receios.
Deixo-te apenas um beijinho muito grande.

Avozinha disse...

Oh como eu sei tão bem do que falas!

alexandrachumbo disse...

espero e acredito que a tua mãe esteja no Céu, a interceder por ti e pelos teus pequeninos, para que a vida vos sorria e para que aproveitem cada momento como se fosse unico, porque na realidade é...

Anónimo disse...

Apenas posso imaginar a dor porque passaste e a falta que te faz a tua mãe. Falta física pois ela por certo está bem juntinho de ti a proteger o teu caminho e o dos teus.Espero que a minha filha não saiba tão cedo o que isso é.
Um beijinho muito grande desta que te admira.

Mae Frenética disse...

Olá...
Venho cá muitas vezes, e comento algumas, mas a maior parte das vezes é só mesmo para te ler.
Quando gosto muito, prefiro ficar calada...

Mas hoje, e depois de já ter lido o teu outro blog, gostava de te dar um grande beijinho e dizer que te entendo.
Não perdi uma mãe, mas perdi um irmão. Como tu.
E sei q falta faz a presença física.
Digam o q digam não passa.

Aproveita os teus filhos, o que tens e o que está para vir. Não há melhor forma de superar a dor, não é?

Um beijinho de quem te admira muito.
E uma "hora pequenina"... ;))

Lipa disse...

É como dizes...é o completar de um ciclo! A vida é mesmo assim. Tenho muita pena que tenhas perdido a tua mãe tão cedo, deve ser mesmo muito dificil!
Quanto ao Miguel...estou a torcer para que ele se resolva a sair amanhã!!! Era giro ele nascer no mesmo dia da Di :))) Mas o rapaz parece estar bem instalado nessa barrigona...a Di tb não deu sinal antes e nessa noite decidiu que estava na hora de sair ;)Vamos lá ver qd será a vez do Miguel.
beijinhos

DIV de divertida disse...

Que tenhas uma hora pequenina.
Muita sorte e felicidade!

jocas

dia-a-dia disse...

Não sei como é e portanto não venho dizer que te entendo perfeitamente. Sei, no entanto, como me tocam as tuas palavras.

Um grande beijinho.

HOPE disse...

Não imagino sequer o que sentes. Sei que é um dos meus maiores medos...

Um grande beijinho neste dia especial

rosinha_dos_limoes disse...

Não consigo dizer mais do que ... deixar-te um beijo.

Carla O. disse...

É uma saudade que temo sempre e espero que nunca chegue...
Um beijo muito, muito grande!

João disse...

E o que escrever aqui?... Por vezes parece que já te conheço bem, mas não fazia ideia que não tinhas a tua mãe... É como se me tirassem um tapete por debaixo dos pés.
Mas tens a sua expressão. Pelo que vejo, és muito parecida com ela, e isso deve ajudar-te muito.
É essa estrerlinha que tu carregas, que tens na tua mão, e que faz com que o teu mundo seja mágico hoje, outra vez!

Um abraço apertado. Este teu post tirou-me as palavras...

JP disse...

Como compreendo. E vou percebendo que o passar do tempo não apaga cheiros nem toques nem memórias, muito menos a falta, a saudade, a dor. A alegria de ter um filho trouxe-me também uma tristeza diferente, escondida no coração, de a ter presente em espírito mas faltar-me aqui, a mimar-me. Um beijo grande e felicidades para o nascimento do Miguel.

XanaA. disse...

Bj grande

Sophie disse...

Ela está aí ao pé de ti. Pois está.
Em cada palavra ou conselho que recordas. Assim como nós vamos estar sempre com as nossos filhos.