sexta-feira, setembro 08, 2006

Dicas para o Primeiro Dia de Escola

No manual dos pais, da escola da Joana, constam vários conselhos e informações úteis aos pais, entre eles, umas palavrinhas sobre como nos prepararmos para o primeiro dia de escola dos nossos filhos. Deixo-vos aqui os conselhos, que constam do manual. Espero que possam ser úteis! Primeiro Dia de Escola O primeiro dia de escola pode ser ao mesmo tempo excitante e perturbador. Há, no entanto, algumas formas dos pais ajudarem a criança naquela que pode ser a sua primeira experiência longe deles e da segurança da sua casa. - atendendo a experiências passadas, veja se há indícios de que a criança possa ter dificuldades em o/a largar. - pense nas suas próprias dificuldades em deixar a criança. - leve a criança a visitar o centro antes do primeiro dia, a conhecer a educadora e a auxiliar, a familiarizar-se com as instalações, a espreitar pelas janelas de observação, a ver o equipamento do recreio e outras novidades. - quanto mais familiarizada a criança estiver com a escola e quanto mais consistente for a sua rotina de a vir buscar, mais confortável a criança se sentirá. - Nalguns casos, um período de transição em que, por exemplo, a criança nos primeiros dias não fica na escola o dia todo, pode facilitar a separação; depressa quererá vir para o centro com a certeza de que a mãe ou o pai a vêm buscar. Para algumas crianças ir para a escola é um acontecimento pacífico e um óptimo pretexto para saírem da rotina de casa; para outras a experiência é difícil e aterradora. Até àquela fatídica primeira manhã (ou primeiros dias) não há maneira de ter certeza de como é que a criança reagirá. Por vezes, uns dias depois, há uma reacção retardada acompanhada de choro e medos não verbalizados. A forma como os pais reagem tem um papel muito importante no entusiasmo e aceitaçãi por parte da criança. A preparação antes do dua pode ajudar a afastar alguns receios: "vou trabalhar e depois vou-te buscar" "vai ser super divertido" "há imensos jogos e brinquedos para brincares" "A (nome da educadora ou auxiliar) ajuda-te quando fores à casa-de-banho" "Podes brincar com muitos meninos do teu tamanho" "Vais poder pintar e fazer desenhos" "A (nome da educadora ou auxiliar) vai ser nossa amiga" Na primeira manhã é aconselhável chegar um bocadinho mais cedo para que não esteja com pressa. Entre com a criança no centro e leve-a à sala. Apresente-a, caso ela tenha idade suficiente para perceber. Se ainda for cedo para entender apresentações, apresente-a à responsável da sala e ela encarregar-se-á das boas vindas. Como haverá um cacifo para cada criança, identificado com o seu nome, é boa ideia ajudá-la a localizar o seu e a colocar as coisas qye trouxe de casa. Depois está na altura de pensar em ir-se embora. - Seja honesto com a criança. Diga-lhe "agora vou trabalhar e venho buscar-te às 4 horas. Dá-me um abraço e um beijinho" - Não é boa ideia dizer-lhe, especialmente se ela começar a chorar ou a fazer uma birra, "volto já" ou "vou só ali comprar uma coisa". Ser sincero e objectivo é sempre melhor. - Nesta altura o staff intervirá com o objectivo de interessar a criança por alguma coisa dentro da sala. Se ela se mantiver indisposta ou pertubada telefonar-lhe-emos, mas normalmente isso não acontece. As lágrimas podem cair durante alguns minutos mas depois passa. No final do dia estacione o carro e entre no centro; a criança estará provavelmente à sua espera e estará preparada para sair. Se por acaso se atrasar, por favor avise o centro. - * - Deixo também aqui a forma simplificada de como procedi com a Joana. Não há receitas que garantam o sucesso, mas pode ser sirva de alguma maneira (nem que seja para ser uma not-to-do list :p). - já comecei a mentalização há muitos meses, e desde que escolhemos a escola e ala a visitou a primeira vez, puxavamos o assunto à conversa mais vezes (até que chegou a um ponto que era ela que queria saber mais) - nunca falei na escola como sendo um sítio para onde ela TEM de ir. Nunca lhe disse que ela ia para a escola porque os pais tinham de trabalhar. Nunca disse que ela tinha de ir para lá porque não podemos ficar com ela. Expliquei-lhe antes que a escola era um sítio divertido, onde ela ia ter muitos meninos para brincar e aprender muitas coisas novas. Que ia ter uma professora que ia estar sempre ao pé dela e a ajudá-la no que fosse preciso. Que ela ia gostar muito de ir para lá. Que enquanto ela ia para escola, o pai e a mãe iam trabalhar. - como estava de licença não precisei de meter férias, mas caso estivesse a trabalhar tirava uns dias para a poder acompanhar melhor nesta etapa. Mesmo achando que não haveria problemas, estava descansada para me demorar o tempo que fosse preciso a deixá-la na sala e a sair de lá com ela. - a escola dela teve quatro manhãs de preparação em que os pais ficavam com os filhos na escola a partilharem actividades. Isso ajuda a criança a descobrir os cantos à casa e a familiarizar-se com o pessoal que vai cuidar dela com a "protecção" dos pais. Caso não procedessem desta forma, acho que não a teria deixado lá logo o primeiro dia completo e teria ficado mais tempo com ela na sala antes de a deixar: a descobrir o local, os amigos, a educadora, a auxiliar e restante pessoal. - ela é muito (MUITO) tímida, e todos os dias chega à sala agarrada às minhas pernas ou com a cabeça enfiada debaixo da minha camisola. Eu e a educadora, brincamos um bocadinho com a situação e depois eu calmamente mas de forma muito segura digo-lhe para se despedir que não posso ficar mais tempo. Ela fica e assim que a porta se fecha, já não é nada com ela. - quando a vou buscar demoro-me a sair da sala com ela. Deixo-a mostrar com que é que brincou e sento-me a brincar com ela se ela assim quiser. Interago com os outros meninos e partilho conversas com ela e com eles. SE ela ficasse a chorar, eu acho que o que fazia era: - perceber exactamente porquê é que ela chora e actuar consoante o motivo - se era porque as férias a tinham deixado cheia de mimo, ou porque não me queria deixar, explicava-lhe que também era divertido brincar com os outros meninos e que ela não ia ali ficar assim tanto tempo como isso. Demorava-me na sala com ela e antes que o choro começasse distraia-a com algum brinquedo e algum amigo. Contava com a educadora para me ajudar nesta tarefa. Esperava o tempo que fosse preciso para a sentir mais confortável com o espaço. Quando a visse mais calma, mesmo que mantesse uma mão a agarrar-me e que desatasse a chorar a seguir, despedia-me dela explicando que agora eu tinha de ir, mas que voltava depois do lanche (ou qq coisa assim) - se fosse por algum motivo em particular da escola, tentava contorná-lo ou falar com a educadora sobre isso, mas ao mesmo tempo explicava-lhe que não havia problema. - tentava descobrir os pontos positivos que ela vê na escola e repetia-lhos até à exaustão. (o link para este post há-de ser adicionado à barrinha lateral)

3 comentários:

Bala disse...

Com tantas dicas e ajudas, só pode correr bem o primeiro dia.... e os outros, verdade?!?!?

nelsonmateus disse...

vou ser sincero, independentemente da quantidade dos copos d vinho k bebi ao jantar ... nã consegui ler mais do k 1 frase deste post. :S

bjoooocas!

dia-a-dia disse...

Concordo com 99% e pu-los em prática desde os 5 meses dela até agora (vai com 21 meses)com enorme êxito, mas de repente... criou anti-corpos à creche... A "vacina" deixou de fazer efeito ou é só uma reacção retardada? Estou a tentar descobrir...

:)

Beijinhos