segunda-feira, setembro 04, 2006

O dia E... de Escola!

O primeiro dia, pela ficha diária O que fiz hoje na escola: Nas minhas palavras: brinquei com os jogos Nas palavras da T.: A Joana esteve muito bem a conhecer a sala e amigos novos. Esteve muito concentrada no centro de matemática com um jogo e mais três amigos. Ao almoço adormeceu à mesa! Novos horários custam!!! Almoço: comi tudo Tempo de repouso: dormi das 14 às 15h15 Esta semana estamos a falar sobre: conhecer-mo-nos uns aos outros O primeiro dia, nas palavras da Joana Eu comi a sopa toda! Xozinha! Eu binquei muito com os meninos! Sabes mãe, a MINHA escola blá blá blá... Na MINHA escola blá blá blá.... Eu já sou gande blá blá blá.... :)) O primeiro dia, nas palavras da mãe (que se adivinham bastantes, para não variar :p) O dia começou com pompa e circunstância. Pai e mãe acordam mais cedo, para tomar a banhoca, preparar a roupa e o pequeno-almoço. Tudo decorre de forma tranquila e a Joana a primeira coisa em que fala (depois de acordar) é na escola. Com o pequeno-almoço tomado é altura de sairmos os quatro para levarmos a princesa à escola. A viagem de carro não é grande e a mãe dá os últimos conselhos (Não faças asneiras! Come tudo e sozinha! Faz tudo o que a T. mandar! Não te esqueças do se faz favor e do obrigada! mães...). À chegada, pouco antes das 10h00, vê-se a rua cheia de carros e pais com uma ou duas crianças pela mão. Mais mães aliás. Muito mais mães mesmo. Gosto da sensação de também nós estarmos a fazer o mesmo. Entramos no jardim-de-infância e depois de trocarmos os bons dias com a directora seguimos para a sala dela. Ela de mão dada com o pai, a mãe com o filho ao colo e máquina em punho. O pai num passo demasiado rápido para a velocidade de disparo da máquina para desespero da mãe. Ao entrarmos na sala somos recebidos com um bom-dia musical. A educadora de viola na mão, a auxiliar e os meninos, estão todos sentados no cantinho das histórias. A Joana, envergonhada, saltita entre as pernas da mãe e do pai. Recusa-se a juntar-se ao grupo e observa apenas, calada. Quando a sinto mais solta, peço-lhe um beijo para mim e para o pai e despedi-mo-nos. Saímos da sala e quando espreitamos pela janela da porta já ela está sentada no meio do grupo. Deixamos uma muda de roupa no cesto que lhe pertence e vamos tratar das burocracias que faltam. Na entrada da escola, há um pouco de tudo. Mães mais nervosas que os filhos a pensarem que vai acontecer o pior e a não desarredar pé. Mães experientes. Mães tranquilas porque tudo correu bem. Mães tranquilas que tentam acalmar crianças que choram a bom chorar. Por volta das 16h30 voltei eu e a madrinha a busca-la. Estava sentada na mesa a acabar de lanchar. Quase todos já tinham acabado o lanche, mas ela lá continuava (com mais duas) a dar dentadinhas no pão. Viu-nos, mas nem assim se levantou da cadeira. Só quando lhe deram autorização é que o fez. Não correu para nós, mas sim para os amigos e para a cozinha miniatura. Na conversa com a educadora, falámos sobre o almoço. Comeu tudo sozinha: sopa de alho francês, arroz de cenoura e ervilhas com almôndegas e maçã. Arregalo os olhos e pergunto se ela comeu mesmo as ervilhas e as cenouras. Comeu sim. E a sopa?! Sozinha! A minha filha?! Bendita escola é a conclusão! :p Da educadora, só ouvi louvores: que era uma menina muito calma e serena. Que não se metia em confusões. Que tinha reagido lindamente e relacionado com todos sem problemas. A baba e o brilhozinho nos olhos já deviam ser mais do que óbvios por essa altura. Saímos da escola, fomos passear, brincar, correr e comer um gelado numa bela esplanada. A minha menina hoje merecia todos os gelados do mundo!

18 comentários:

Marta disse...

Sou a primeira!!!
Maravilhas do bloglines...
Fico feliz por saber que o primeiro dia da Joanita correu bem.

Beijinho

Anna^ disse...

´Tás a ver,afinal não doeu nada :)

beijinhos ":o)

Raquel disse...

Assim até dá gosto...
Beijocas

anne disse...

Eles na escola parece que lhes fazem uma lavagem cerebral: "porta-se lindamente, tem muita energia mas é bem comportado" Como, estamos a falar do mesmo D.?
Ainda bem que correu tudo bem.

Helena disse...

Que ínicio de escola tão bom :) Eu ficava sempre na mesa depois do lanche a comer com mais duas amigas... lol E adorava a cozinha miniatura da minha escola. Mal cheguei à escola corri para lá e fiz a minha melhor amiga de todos os tempos :)

Célia disse...

Ainda bem que assim foi! Espero que contunue!

1gota disse...

Mas que belo primeiro dia!
A Joana está de parabéns! :)

:*

SNA disse...

Fico feliz por saber que correu muito bem o primeiro dia.
Só espero que quando for a vez do meu Joãozinho seja igual.

Beijinhos e que os dias de escola da Joana sejam sempre felizes e tranquilos.

Sónia

Ana Rangel disse...

Boa, Joana!!! :)

(só espero que, um dia, seja assim com o meu)

barbarayu disse...

olá! estamos de volta!

que maravilha a joaninha, sim senhora :)

hoje o vasco voltou à escola e, para nosso espanto, mal entrou lá foi ele sem se despedir :) estão a crescer, os nossos pimpolhos ;)

beijinhos!

CLS disse...

Ai tanta baba!:)
Mas é tão bom ouvir outras bocas dizerem bem das nossas meninas, como não babar?!
Bjs

Cusca disse...

Mãe babada...:)), um dia tb hei-de ser assim! :)*

InêsN disse...

e entregaste a ficha da rapariga???

;p

que bom que correu tudo tão bem :o)

Mãe Gabi disse...

taqui a um mês temos nos a nossa primeira vez com o menino...estou receosa e a tremar...acho que nao vai ser assim tao facil cá para os meus lados!
bjs

carla disse...

Só podia ser assim mesmo!!!

Beijocas

Sophie disse...

Acho óptima a ideia da ficha diária.
Na escolinha da M faz falta algo que aproxime mais os pais à educadora e àquilo que se faz durante o dia.
Acho que este ano vou apresentar muitas sugestões à coordenadora... :)

Não consigo deixar de sentir inveja (da boa!) quando leio relatos destes. Em que tudo se passa da melhor forma, como deve ser.
Aqui, contra as minhas expectativas para este ano, ainda estamos no processo de convencer a miúda a querer regressar à escola. Vai começar amanhã.

Sandra B. N. disse...

que bom!! :-))

nelsonmateus disse...

é pa! costinhas ... nã era preciso taaaantas palavras para nos fazer entender k eras 1 mãe babada, pá!