terça-feira, outubro 17, 2006

Por onde nascem os bebés?!

[mais um post mais que caducado] Aqui em casa, já está explicado*. Por causa, do pai ser hoje internado, há uns dias estive a explicar à Joana o que ia acontecer. Para ela ter uma noção, comparei com a minha ida para o hospital para ter o Miguel. Depois mostrei-lhe a cicatriz e expliquei o que se tinha passado. Desde aí, ela pede para lhe mostrar o "buraquinho" por onde eles nasceram. A única pergunta que me fez foi: - mãe, quando o senhoi doutoi cortou com a faca para nós nascermos doeu?! Ontem, à noite estivemos os dois a falar com ela novamente, e notei que ela ficou um pouco apreensiva à ida do pai para o hospital. Nas várias perguntas que ela vai-me fazendo sobre a minha mãe, uma delas foi onde é que ela morreu, à qual respondi que tinha sido no hospital. Será que aquela cabecinha anda a fazer algumas associações entre as coisas?! É preciso mesmo termos um cuidado do caraças com aquilo que dizemos... * em boa verdade está explicado parcialmente, uma vez que só expliquei como é que eles os dois nasceram, ou seja, as cesarianas.

22 comentários:

sm disse...

É mesmo!!
Espero que corra tudo bem!

***

Tita Dom disse...

É preciso mesmo, a cabecinha deles não pará. Mais na fase em que a tua Joana se encontra, as questões são muitas as duvidas idem aspas, quase que temos que ter as respostas na ponta da lingua, para não os deixar com duvidas, com incerteças no que lhes dizemos...
Mas tenho a certeça que voces se safam mt bem nesse papel.:-)
As melhoras rapidas para o pápa.
Beijos

Tia Moky disse...

Corra tudo bem!

Espero que a Joaninha aceite bem o facto do pai ter que ser operado. Tadinha, ter que passar por isto!

Tudo a correr bem! E as rápidas melhoras!

Beijos

Moky

Anna^ disse...

Para a cabeçita dela é capaz de ser um bocado complicado ver o pai no hospital,mas como vocês lhe explicaram sem dramas,vais ver vai ultrapassar isso sem problemas de maior.

Que corra tudo bem António :)

Força miúda...mais uma prova para superar! Estamos aqui se precisares.

beijinhos para os 4

ddm disse...

Oh se é!
Com a C. às vezes dias (semanas!) depois das conversas vimos aparecer os assuntos conversados mas já associados a outros ou com novas interpretações.
Quer dizer que ela está a crescer, mas também quer dizer que cada vez mais temos que ter atenção às explicações que lhe damos.

Que corra tudo bem com o papá!
Beijocas

Anónimo disse...

Até tremo só de pensar que a Patrícia está quase a fazer essas perguntas dificeis.
Boa sorte.

Sandra B. N. disse...

parecem-nos tão pequeninos e depois espantam-nos com as perguntas que fazem e as conclusões a que chegam!
mas se lhes transmitirmos tranquilidade eles acabam por aceitar bem a realidade sem dramas, o que acredito que será o caso da Joana em relação à ida para o hospital do pai!
já agora... espero que corra tudo bem!!
beijinhos

Rosa disse...

São autênticas esponjas, absorvem tudo!

florbola disse...

Pois é, ela está a crescer.... Com as crianças não se pode explicar tudo muito detalhado, tem que ser de forma simples e dizer sempre a verdade. Fazer isto tudo e de forma a que eles entendam é que é complicado!
Bj : )

Joana disse...

Espero que corra tudo muito bem e que a recuperação seja rápida. :)

Smas disse...

Espero que corra tudo bem e que recupere rapidamente!
Bjs

Rita_in_UK disse...

Pois eu ando a martirizar-me com essa mesma questao... A Mia sabe por onde saiu, e ja lhe mostrei a cicatriz da cesariana e tudo. Agora se o mano sai pelo outro lado (hipotese cada vez mais remota), como e' que lhe vou explicar????
Espero que corra tudo bem com o Pai Costinhas,
Bjinhs,
Rita

CLS disse...

Nessas conversas com a Camila, em q ela pergunta pela mamã do papá, sempre evitei de lhe dizer q ficou doente e morreu no hospital, para q um dia, se alguém próximo dela for para o hospital, ela não fique com medo. É q estas cabecinhas pequeninas absorvem e relacionam tudo! :)
Conversas difíceis, é o q é!

Teresa disse...

Pois é, ela é capaz de estar a associar as coisas por isso é que ficou um bocado apreensiva com a ida do pai para o Hospital, mas ela é uma menina inteligente e vai compreender as diferenças.
Essas perguntas do nascimento dos bebés são tramadas, mas com uma boa explicação e dizendo sempre a verdade (de uma maneira soft, é certo) eles acabaram por compreender.

Beijos

Teresa disse...

"acabam"

Que corra tudo bem na operação e as melhoras.

Licas disse...

Já andamos por aí?! Tenho um medo desgraçado de não me saber colocar "ao nível dela" quando chegar a minha vez. Estou tão habituada a discutir isso com os mais crescidos que às vezes posso perder a sensibilidade que tu demonstras para com a Joana, nestes assuntos mais complicados.
Boa sorte, vai correr tudo bem.

Sónia e MI disse...

Que corra tudo bem.
Eles , são as caixinhas de surpresas, nós já nos esquecemos do que lhes dissemos e como, mas eles guardam tudo para mais tarde questionar se necessário.

beijos!!

Anabela disse...

Um beijo ao António!
Que corra tudo bem e que consigas dar conta do recado nestes dias...
Beijinhos

Sophie disse...

Para mim também foi fácil. Cesariana, cicatriz, tudo bem claro.
:)))

Anónimo disse...

espero que corra tudo bem, que os dias sem o pai sejam o mais pacificos possiveis e que a recuperação seja rápida.

um beijinho

LP disse...

Isso de explicar com a cesariana é fácil!

(Beijo para o maridão!)

Anónimo disse...

Tu esquivas-te tãããão bem!...

;)