terça-feira, maio 15, 2007

Reunião do final do Ano Lectivo...

Foi hoje. Os pais, a educadora e a auxiliar, juntos para falar dela, para ouvir falar sobre ela. Enquanto os pais entram no refeitório para a reunião, a Joana corre para os braços da educadora que vai ficar com ela no entretanto. Acho piada porque deve ter sido a primeira vez que o fez. Sentamo-nos e brincamos para aquecer. Nunca me sinto à vontade nestas coisas, mesmo que a aparência diga o contrário. Não sei se hei-de esperar ouvir alguma coisa, ou se inquirir sobre outras quaisquer, ou simplesmente ficar calada. Eu sei que ela está bem, eu vejo o que ela tem progredido, pressinto onde ela mais resiste. Eu faço a minha própria avaliação todos os dias, sem que pense sequer nisso. Em muitas coisas, parece que nem estão a falar da mesma Joana. Ela na escola é outra menina, e até gosto - mesmo que com os meus ai é?! possa parecer que não estou convencida - de a conhecer pelos olhos dos outros. O programa que seguem na escola tem a duração de dez meses. O resto do tempo é mais dedicado ao lazer (os meses de Julho e Agosto, em que a maioria dos meninos não está na escola). A chegarem ao fim, é altura de fazerem um balanço para os pais. Está excelente a umas coisas, muito bem noutras, progrediu muito em algumas áreas e ainda está a desenvolver outras. Está bem, bem integrada, no fundo como se quer e basta. Mesmo sem estar à vontade gosto destas reuniões. Gosto da informalidade com que decorrem, gosto que não me enfiem nos olhos quadros com comportamentos e competências alvo, com mais ou menos vistos a marcar o que já foi superado. Prefiro ver esses mesmos quadros nas mãos delas e ouvi-las a falar sobre os miúdos sem ser sequer necessário olhar para os ditos. Porque mostra o bem que os conhecem, porque o que acabam por dizer não é meramente uma avaliação, porque há muito mais deles que não se mede por aquelas tabelas. Fala-se no que vai acontecer no próprio ano. A mudança de sala e de educadoras, a nova organização do pré-escolar. Fica-se a saber qual será a nova sala, a nova educadora, o plano de adaptação dos miúdos (e dos pais). Fala-se da praia e dos passeios, nos meses seguintes. Fala-se de tudo um pouco. E não nos conseguem ler medo ou preocupação no rosto, mesmo com o friozinho no estômago que sentimos inevitavelmente com o falar-se de "fim de ano lectivo" e de "próximo ano lectivo", quando parece que ainda foi ontem que ela começou. Mas não foi ontem e a festa de fim-de-ano já está quase aí. Não nos lêem nenhum receio na voz, até porque, a educadora de braços abertos para quem ela correu sem olhar para trás, pela primeira vez - para nosso espanto e gáudio - logo pela manhã, é a que vai ficar com ela no próximo ano (lectivo). Está feliz. E nós também.

9 comentários:

Sandra, eu simplesmente... disse...

É bom saber que eles estão bem "entregues"... Mas realmente o ano passou mais que rápido!!!!

:))

CLS disse...

É isso q importa, vê-la feliz, não é?
Sandra, tenho a sensação que uma vez falaste aqui numa máquina fotográfica, acho q era digital, para os piquenos, penso q até disseste que era da Fisher Price ou coisa assim. Falaste mesmo nisto ou eu estou baralhada e li noutro lado? Se foste tu, já agora, tens ideia do preço?
Quando puderes, passa pela Arca e deixa-me uma resposta, se souberes, claro.Obrigada.
Beijinhos

T disse...

Eu acho úteis estas avaliações e para mim serve-me para reforçar a confiança (grande) que tenho na creche da Nô... Dá-me segurança...

Fitinha Azul disse...

Ainda me lembro da foto do 1º dia de aulas...passou a correr como sempre!
Beijocas e parabéns também pelo vosso trabalho!

Mae Frenética disse...

E isso chega.

Soph disse...

Eu queria tanto!!!!!!!!! ;)

"Balanço" de três meses: como se tem aproximado... como se tem desembaraçado nas palavras... como tem mostrado o "seu" Mundo....

:)

... encantada!

Margarida Atheling disse...

Que mais podiam querer, não é?
Está comprovadamente em boas mãos e a dar-se lindamente!
Não é preciso mesmo mais nada! :))

Bjs!

Mocas disse...

de tudo o que tenho lido sobre a tua Joana na escola, a conclusão é sempre a mesma: é cinco estrelas, mesmo!

bjs

Anabela disse...

ainda bem! :)))
(final do ano lectivo?! já?! o da Dani é só em inicios de Julho...)