sexta-feira, agosto 31, 2007

Diário de uma remodelação - Dias 3 a 6

Com o início da semana, acabou-se o tempo totalmente dedicado a esta remodelação por isso tudo se desenrolou mais devagar. Só com os finais do dia para pintar e com intervalos entre demãos de quatro horas, só terminámos as pinturas hoje à meia-noite e meia.

Móveis

Eu gosto que as coisas deles tenham alguma ligação com eles, por isso, como o Miguel é apaixonado por animais (especialmente cães e gatos) decidi que a cama dele haveria de ter qualquer coisa a ver com os ditos. Optámos por comprar uma cama do Ikea e pintá-la com os tons que escolhemos.Para colmatar a falta da mega-estante, optei por planear várias prateleiras na parede e uma estante mais pequena e divertida. Comprámos também caixas de arrumação para debaixo da cama, para guardar o que não é usado frequentemente.

Desta forma, os tempos de espera entre demãos foram preenchidos a lixar os móveis todos, para pintar posteriormente. Vou reciclar a antiga mesinha de cabeceira dela para colocar entre as camas e tornar-se comum aos dois (para rentabilizar o espaço entre as camas).

Para que os meus pequenos artistas não se tornem "demasiado criativos" e extravazem o seu talento para fora do quadro magnético comprei, cortei e lixei, madeira para fazer uma moldura à volta. Comprei também uma pequena prateleira para colocar debaixo do quadro e imitar os nossos quadros da escola (pelo menos os de antigamente). Essa moldura e prateleira, vão ser apenas envernizados para manter a beleza da madeira.

Como a cama tem os componentes plásticos, antes de a podermos pintar tivemos de aplicar um primário para garantir a aderência da tinta. Resta ver se resulta!

Pinturas

Como tinha a cama da Joana para integrar no novo quarto, decidi usar três cores vivas: o azul, o rosa e o verde. O verde serve de ligação e as outras duas vão ajudar a individualizar o espaço de cada um deles. Para suavizar cada faixa, uma das riscas largas em cada faixa foi pintada de azul/rosa mais claros.

Decidi usar riscas verticais, para alongar a parede e ajudar a compensar a diferença entre as camas. Consegui o efeito que queria, mas marcar as riscas direitinhas na parede é qualquer coisa de desesperante. Entretanto as riscas servem também para separar a área da brincadeira da área do descanso.

Dica: Para as riscas convém comprar uma fita de qualidade para garantir os rebordos perfeitos, e usar rolos da medida mais próxima da largura da risca a pintar. Quando se usa cores diferentes e não se tem tempo para pintar uma cor de cada vez, o melhor mesmo é comprar um rolo (recarga) para cada cor. É muito mais práctico e além de se desperdiçar muito menos tinta poupa-se uma trabalheira dos diabos.

Quanto ao quadro, após três demãos de cada tinta - as tintas são da Cin - e umas lixadelas pelo meio, ficou finalmente pronto no que diz respeito à pintura.

O quadro na parede serve também para me livrar do cavalete que ocupa bastante espaço de circulação e com o móvel dos brinquedos na parede concorrente, consigo criar um cantinho da brincadeira, mantendo o máximo de "chão livre".

De tudo o que vai ficar no quarto, acho que o quadro é o que os vai entusiasmar mais.

14 comentários:

CLS disse...

Acho que eles vão adorar, há que registar a reacção deles! Não fazia ideia que existiam essas coisas de tinta magnética e tinta de ardósia, o que eles inventam!:)
Parabéns aos papás tão jeitosos na bricolage:)
Beijos

Mae Frenética disse...

Oh rapariga, tu és uma artista!!!!

Carla O. disse...

Bem, estive a ler tudo, a remodelação passo a passo e acho a ideia brilhante :) Aliás, tenho pena, bastante até, de não ter jeito nenhum para estas ideias :S
Mas que o quarto vai ficar girissimo, lá isso vai e que me deixaste com vontade de me arriscar em algo do género, lá isso deixaste!
Parabéns :)
Beijocas

Helena disse...

Adorei a ideia do quadro magnético/ardósia. E com a moldura de madeira e a prateleira vai mesmo ficar igual aos quadros que eu tinha na escola. Parabéns pela remodelação! Os manos vão ficar deliciados!

Tita Dom disse...

Que tal mudares de profissão???
Fabuloso mulher!!!

Raquel disse...

Eles (principalmente ela) vão adorar!
As riscas estão lindas. O quadro é uma ideia magnífica.

Mestre disse...

Gostei muito de tudo! Tens jeito para a "coisa" sim senhor. É a primeira vez que comento mas leio assiduamente...
Tenho uma pergunta em relação à pintura da cama, compraste as tintas normais ou algum tipo específico? Possivelmente tb vou comprar uma cama no IKEA para o meu filhote mas gostava de a pintar.
Obrigado ;-)

inesn disse...

quando eu mudar de casa juro que não te safas!! :p

Susie disse...

Estou a gostar desta versão blog do "Querido mudei a casa".

Olha que pensando bem ainda podes vir a ganhar dinehiro com a ideia :)

nuvem cor de rosa disse...

ora bem, eu tinha-te convidado pr vires cá a casa e tal, a troco de nada e tal, vinhas, comias, dormias, vegetavas e tal... mas mudei de ideias.
qdo cá vieres vou aproveitar pr remodelar o quarto dos pincesos pq tá provado k vocência tem mm jeito pró ofício!!!

beijos :-)

Mu disse...

Excelente ideia. E fica-nos a vontade de experimentar também. Conta como foi o resultado da cama, que eu comprei uma igual e começo a achar que ficava mais gira se fosse pintada... já agora, o gato e o cão da cabeceira, podem ser pintados de outras cores?? E lixa-se a cama primeiro antes de aplicar o primário?
Não podes fazer uma aula tipo "Como fazer em 10 passos..."? :-)))

Lúcia disse...

Sim sra, muito bem. Eu também me parece que vou ter de por mãos à obra, mas fico-me só por uma cama remodelada e e ...
Fantástica a ideia do quadro,5 estrelas

Asas de Anjo disse...

Fiquei anciosa por ver a parte final, achei simplesmente lindo.

Jinhos

Maria disse...

Até dá vontade de imaginar remodelações, se os resultados cá em casa ficassem assim. Adorei toda a remodelação, as riscas a separar os espaços ficaram espectaculares e o quadro fabuloso. Não imaginava que podia ser feito assim. Agora, falta documentares a recção deles e mostrar o resultado final. Fico à espera! Beijinhos Maria+Leonor