segunda-feira, janeiro 05, 2009
Reciclagem...
começou pelos separação básica há mais anos do que me consigo lembrar.
Quando casámos e viemos para aqui, a tarefa foi facilitada pela recolha diferenciada casa a casa que aqui fazem. Depois tornei-me na chata que se vai metendo com os amigos que não separam nada - juro que me faz mesmo confusão. Depois a separação além de ocupar a varanda - que tem os cestos da reciclagem - começou a ocupar espaço dentro de casa. Primeiro as tampas para as campanhas disto e daquilo, depois as pilhas, e finalmente, as rolhas de cortiça. Ainda há espaço para os jornais que ainda limpam janelas antes de irem para a reciclagem, para os panos de limpeza que outrora foram t-shirts, e para os óleos alimentares.
Só nos falta a separação dos restos de comida, que aqui na zona ainda não se faz.
10 comentários:
E a cortiça vai para onde? Dessa não faço.
Por cá os restos vão mesmo para o cão. A ultima aquisição que veio da junta de freguesia/escola foi o ecooleo para o óleo que usamos em casa, mesmo sendo pouco já tem o seu destino depois de usado.
Bóra lá reciclar!
É um bom conselho para início de ano! :)
Beijinho.
Cestos?? Recolha diferenciada casa a casa?? Hum... Aposto que moras no Concelho de LOures, certo? Hehhehe, é que eu tambem tenho disso. Vai na volta ainda vamos descobrir que moramos ao lado uma da outra.
Olha a cortiça ainda não sei, mas quando começou a campanha para separar as rolhas comecei a fazê-lo. Quando encher o primeiro garrafão logo trato de me informar melhor.
Rosa, espero que sim. :)
Blue, felizmente Loures não é o único sítio onde fazem este tipo de recolha. :)
Também somos fanáticos pela separação!
Beijo
Cá em casa é tudo para o mm balde.
Não há ecopontos por perto nem recolha casa a casa...
Há aqui em frente da loja um papelão, um vidrão e um molok, mas desde que vi o camião da Câmara despejar tudo no mesmo contentor, desisti de querer fazer separação do lixo.
Confesso que reciclo pouco e não é por falta de ecopontos aqui ao pé de casa. É preguiça... E ainda tenho que arranjar um bom 'separador de lixos'. Ah, minto. As tampas vão para um saquinho que depois irão ser entregues na creche do Francisco e os restos de comida vão para o decompostor (?) que tenho no quintal, assim como as ervas e flores velhas. Reprovava, na certa.
Lá em casa não se faz recolha de oleo, porque até há poucos dias não sabia para onde o enviar ... já vi num sitio qualquer mas agora nem me lembro LOL, e também usamos muito raramente oleo. Não se faz de rolhas de cortiça porque abre-se uma garrafa com rolha de cortiça aí de 3 em 3 meses LOL.
E também não temos sepraração dos restos de comida infelizmente (nem uns cãezinhos que comam alguns restos de arroz e carne hihihi e a gata é muito fina! mas as porquinhas comem casca de cenoura, de courgete, pontas de outros legumes .. quando não comem o legume inteiro claro).
De resto também fazemos isso tudo e já faz tão parte da rotina que é o mesmo que por os talheres na mesa para almoçar!
Temos recolha selectiva no predio, mas é a mesma entrada só que em dias separados, e como tenho vizinhos pouco educados que se estão a lixar para o que lá põem e em que dias (acaba por misturar tudo isto quando não entope), prefiro levar o lixo no carro quando vou por exemplo a casa dos meus pais e por nos respectivos caixotes que há à porta de casa deles.
Pode até não funcionar mas eu sinto-me bem a fazer isto e não me custa nada, é um habito.
ah ... gostei muito dos teus recepientes para as coisas pequenas (tenho usado sacos de plástico e andam sempre aos trambolhões na dispensa) ... para o resto tenho as sapateiras de plástico de parede da IKEA, ocupam muito pouco espaço e apesar de não serem grandes ainda levam alguma coisa.
As rolhas podes depositar no Continente de Telheiras!
Lá dentro, mesmo na entrada do Hiper há uma caixa para depositar rolhas!
Bjs
Enviar um comentário