terça-feira, outubro 27, 2009

A miúda, a escola e eu...

Comecei o ano com algumas dúvidas em relação a algumas opções da escola. A seguir fiquei sem saber o que pensar de algumas das opções da professora. Depois assustei-me com o facto de começarem logo com testes no primeiro período. Fiquei por isso a aguardar a reunião com a professora, para colocar todas estas minhas questões, saber um pouco mais dos seus planos e saber até que ponto é que a Joana já estava habituada ao novo espaço, às novas rotinas e à própria professora.

Saí de lá mais tranquila e mais confiante na professora e nos seus planos para este ano lectivo. Sobre o meu medo de já estarem a exigir demasiado (e cedo) dos miúdos com os testes, descansou-me explicando que - além de serem uma forma de avaliação, obviamente - se destinam principalmente a ajudá-los a desdramatizar os dias de testes e a prepará-los sem stresses para os exames mais a sério que os esperam ao longo da vida. Também me explicou os seus pontos de vista em relação aos métodos adoptados e esclareceu-me as dúvidas que tinha em relação aos mesmos, pelo que os meus receios iniciais foram largamente desvanecidos.

Fiquei também a saber que a Joana ainda não se tinha aproximado - nem a deixado aproximar - o suficiente, para que ela a pudesse conhecer realmente mas que estava totalmente adaptada ao novo espaço e aos novos amigos. E foi assim, despreocupados e a tentar que ela não desse muita importância aos ditos, que encarámos a primeira semana de testes da miúda mais velha lá de casa.

No fundo, no fundo, apetecia-me fazer aquilo tudo por ela e evitar o ter de começar já estas coisas todas de menina crescida. Porque, no fundo, no fundo, sinto saudades da menina com tótós encaracolados que sorri nas molduras lá de casa. Mas a miúda cresceu, perdeu os caracóis, e a mim nada resta senão ir a reboque dela, de modo que quando lhe perguntava como é que tinha sido o teste e ela me despachava com um não me lembro, eu resignava-me e tranquilizava-me porque esse silêncio, essa tranquilidade, era no fundo aquilo que eu não queria que ela perdesse.

Ontem recebi os testes para assinar: um Excelente (tudo certo a Matemática) e dois Muito Bom (uma resposta meia-certa a Português, e, uma que se esqueceu de responder a Estudo do Meio). Parece-me que vamos no bom caminho. Boa miúda!

9 comentários:

mdemae disse...

Boa Joana!

Eu estou à espera das férias do Natal para perceber se ele já se adaptou mesmo ou ainda não ;)

Um grande beijinho!!

me disse...

Boa! :)

Na escola do meu e por estarem no 1º ano, não fazem o primeiro período de avaliação deste trimestre mas vão ao segundo! :SSSS (daqui por um mês)

Bjoquinhas

Anónimo disse...

Ah ganda joana, nada como eles se sentirem "tranquilississimos2 nos dias de teste, ora vistes!

jocas

Rita disse...

Pergunta de quem ainda não chegou lá: como é que eles fazem os testes?? Já conseguem ler e escrever assim tão bem??

Soph disse...

Orgulhosa?!?!?
Babada?!?!?!

Quem?!?!?!

EUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!

Boa miúdaaaaaaaaaaa!!!
És LINDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!

Vendas disse...

Por cá e apesar de ser ensino público, também já tivemos testes de avaliação, todos eles com notas positivas, matemática foi o melhor de todos!
É sobrecarregado com TPC's e eu acabo por achar que é demasiado para uma criança que nem há 2 meses anda na escola e que nem 6 anos tem, pouco tempo lhe sobra para brincar, mas ele anda FELIZ, adora a escola e isso deixa-me tranquila!

Um beijo

Lúcia disse...

Boa

Rita (a minha pequena lua) disse...

nós só temos s reunião nesta próxima semana, de qualquer modo, e como são niveis diferentes não sinto essa pressão nem esse grau de exigência em demasia. nós estamos satisfeitos na globalidade e quanto à educadora/métodos, nada a apontar. a minha filha evoluiu muito, nota-se em tudo, nos desenhos, no repertório de músicas, nas explicações que nos dá, na imaginação tão fértil... no colégio anterior não notei uma evolução tão boa. é óbvio que tb evoluiu em coisas más... vem para casa a dizer disparates, com conversas sobre monstros e ladrões, a chamar cocó a tudo e a rir-se... mas isto é como tudo, eles aprendem o bom e o mau e olha, a ver vamos. quando chegar a minha vez com ela no 1º ano logo vejo....

rosinha_dos_limoes disse...

Boa Joana!

Olha a descontração da minha é tanta que na terça era teste de matemática mas ela na segunda estudou foi estudo do meio ... e pensar que passou a tarde de segunda na escola a fazer revisões de matemática e isso não lhe fez pensar em nada!
Tadinha ... despistadinha como a mãe dela :op
Vamos ver o resultado LOL para já a inglês trouxe um A+ :o)