terça-feira, outubro 27, 2009

A miúda, a escola e eu...

Comecei o ano com algumas dúvidas em relação a algumas opções da escola. A seguir fiquei sem saber o que pensar de algumas das opções da professora. Depois assustei-me com o facto de começarem logo com testes no primeiro período. Fiquei por isso a aguardar a reunião com a professora, para colocar todas estas minhas questões, saber um pouco mais dos seus planos e saber até que ponto é que a Joana já estava habituada ao novo espaço, às novas rotinas e à própria professora.

Saí de lá mais tranquila e mais confiante na professora e nos seus planos para este ano lectivo. Sobre o meu medo de já estarem a exigir demasiado (e cedo) dos miúdos com os testes, descansou-me explicando que - além de serem uma forma de avaliação, obviamente - se destinam principalmente a ajudá-los a desdramatizar os dias de testes e a prepará-los sem stresses para os exames mais a sério que os esperam ao longo da vida. Também me explicou os seus pontos de vista em relação aos métodos adoptados e esclareceu-me as dúvidas que tinha em relação aos mesmos, pelo que os meus receios iniciais foram largamente desvanecidos.

Fiquei também a saber que a Joana ainda não se tinha aproximado - nem a deixado aproximar - o suficiente, para que ela a pudesse conhecer realmente mas que estava totalmente adaptada ao novo espaço e aos novos amigos. E foi assim, despreocupados e a tentar que ela não desse muita importância aos ditos, que encarámos a primeira semana de testes da miúda mais velha lá de casa.

No fundo, no fundo, apetecia-me fazer aquilo tudo por ela e evitar o ter de começar já estas coisas todas de menina crescida. Porque, no fundo, no fundo, sinto saudades da menina com tótós encaracolados que sorri nas molduras lá de casa. Mas a miúda cresceu, perdeu os caracóis, e a mim nada resta senão ir a reboque dela, de modo que quando lhe perguntava como é que tinha sido o teste e ela me despachava com um não me lembro, eu resignava-me e tranquilizava-me porque esse silêncio, essa tranquilidade, era no fundo aquilo que eu não queria que ela perdesse.

Ontem recebi os testes para assinar: um Excelente (tudo certo a Matemática) e dois Muito Bom (uma resposta meia-certa a Português, e, uma que se esqueceu de responder a Estudo do Meio). Parece-me que vamos no bom caminho. Boa miúda!

9 comentários:

mdemae disse...

Boa Joana!

Eu estou à espera das férias do Natal para perceber se ele já se adaptou mesmo ou ainda não ;)

Um grande beijinho!!

mamie2 disse...

Boa! :)

Na escola do meu e por estarem no 1º ano, não fazem o primeiro período de avaliação deste trimestre mas vão ao segundo! :SSSS (daqui por um mês)

Bjoquinhas

Mother_24 disse...

Ah ganda joana, nada como eles se sentirem "tranquilississimos2 nos dias de teste, ora vistes!

jocas

Rita disse...

Pergunta de quem ainda não chegou lá: como é que eles fazem os testes?? Já conseguem ler e escrever assim tão bem??

Soph disse...

Orgulhosa?!?!?
Babada?!?!?!

Quem?!?!?!

EUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!

Boa miúdaaaaaaaaaaa!!!
És LINDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!

Belita disse...

Por cá e apesar de ser ensino público, também já tivemos testes de avaliação, todos eles com notas positivas, matemática foi o melhor de todos!
É sobrecarregado com TPC's e eu acabo por achar que é demasiado para uma criança que nem há 2 meses anda na escola e que nem 6 anos tem, pouco tempo lhe sobra para brincar, mas ele anda FELIZ, adora a escola e isso deixa-me tranquila!

Um beijo

Lúcia disse...

Boa

Rita (a minha pequena lua) disse...

nós só temos s reunião nesta próxima semana, de qualquer modo, e como são niveis diferentes não sinto essa pressão nem esse grau de exigência em demasia. nós estamos satisfeitos na globalidade e quanto à educadora/métodos, nada a apontar. a minha filha evoluiu muito, nota-se em tudo, nos desenhos, no repertório de músicas, nas explicações que nos dá, na imaginação tão fértil... no colégio anterior não notei uma evolução tão boa. é óbvio que tb evoluiu em coisas más... vem para casa a dizer disparates, com conversas sobre monstros e ladrões, a chamar cocó a tudo e a rir-se... mas isto é como tudo, eles aprendem o bom e o mau e olha, a ver vamos. quando chegar a minha vez com ela no 1º ano logo vejo....

rosinha_dos_limoes disse...

Boa Joana!

Olha a descontração da minha é tanta que na terça era teste de matemática mas ela na segunda estudou foi estudo do meio ... e pensar que passou a tarde de segunda na escola a fazer revisões de matemática e isso não lhe fez pensar em nada!
Tadinha ... despistadinha como a mãe dela :op
Vamos ver o resultado LOL para já a inglês trouxe um A+ :o)