segunda-feira, maio 09, 2005

Brasil - Rio de Janeiro

Esta era outra cidade do meu imaginário. Tinha uma vontade imensa de visitar o famoso Pão de Açúcar, o cristo Redentor e especialmente passear em pleno calçadão. Infelizmente e se houver algum carioca a ler isto, perdoem a minha honestidade, fiquei bastante desiludida. Bondinho do Pão de Açúcar Achei a cidade feia, com os prédios bastantes mal cuidados mesmo nas áreas intensamente turísticas. O hotel era muito inferior ao esperado (fiquei a saber que no Rio costuma-se retirar 2 estrelas à avaliação dos hotéis para saber a sua classificação real e que são poucos os que fogem a essa regra) Pão de Açúcar - vista da Lagoa Rodrigo de Freitas e Cristo Redentor Mesmo os guias que nos calhou (e aqui também nos trocaram as voltas) não eram aquelas pessoas simpáticas que estamos à espera de encontrar nestas lides. Houve uma inclusivé que mal abriu a boca... e aquela cara de enjoada que fazia quase que tirava a boa disposição a qualquer um... mas só quase! [foto apagada] Pão de Açúcar - duas beldades lusas Além disso o tempo esteve sempre encoberto e todos os dias choveu. No último dia inclusivé ficámos a manhã quase toda no quarto do hotel, porque chovia mesmo muito. Pão de Açúcar - a mais nova maquinista do tremzinho do Corcovado A vista do cimo do Pão de Açúcar é fenomenal e mostra perfeitamente a imensas diferenças sociais desta cidade. A viagem de bondinho é pacífica mas quem tem medo de alturas não pode olhar para baixo. Corcovado - Obrigado por terem vindo diz Ele de braços abertos ;) O Cristo Redentor no cimo do Corcovado não é tão impressionante quanto a nossa cópia mas tem também um charme próprio. A vista mais uma vez é fantástica e a viagem de tremzinho até ao cimo é muito agradável. Corcovado - vista sobre a Urca e o Pão de Açúcar Petrópolis - Palácio de Cristal Visitámos Petrópolis, A cidade Imperial e fiquei muito desiludida, porque aquilo que publicitam fica muito aquém da realidade. Comparar Petrópolis a Sintra é um absurdo e embora seja uma das cidades mais marcantes a nível de história é época dos Império é algo que a nós portugueses não nos impressiona muito devido à riqueza histórica do nosso país. Pelo menos a mim. Petrópolis - quando a fome aperta não há nada a fazer A linha do calçadão desiludiu-me bastante. Os prédios estão bastante mal conservados, e perdoem-me novamente os cariocas que dizem que o rio é uma cidade tão segura como qualquer outra grande cidade, mas isso não é verdade. Não fui capaz de andar na rua sem qualquer receio. Andámos os três sozinhos em pleno calçadão mesmo à noite, mas olhávamos desconfiados para tudo e todos. Além disso os próprios habitantes não se sentem seguros e a prova disso é que os carros têm quase todos vidros escurecidos, os prédios não têm apartamentos até à altura de um segundo andar, e, têm grades a proteger toda a frente do prédio. Ilhas Tropicais em Itacuruçá Os poucos edifícios bonitos são do tempo dos portugueses, mas o seu estado de degradação é muito grande. Houve muito poucas coisas que gostei de ver e a dimensão das favelas era algo que eu não esperava. Ilhas Tropicais em Itacuruçá O passeio às Ilhas tropicais soube bem e embora não houvesse sol estava calor para mergulhar nas águas mais quentes da lagoa. Os imensos ilhéus com vegetação altamente densa de mata atlântica original dão vontade de partir à descoberta. é claro que existem uns quantos assim com uma única casa no centro... pequenina... pois ;) Conclusão, voltar para o Rio não está nos meus planos, a menos que seja para Búzios. Dicas: Para quem vai sem medos não é necessário visitas guiadas para o Pão de Açúcar, Corcovado e centro histórico. Para os outros é preciso sim. Novamente, ir com tudo planeado é bom mas fica mais caro. O comércio local fica para nós bastante em conta e em determinadas marcas (por exemplo, Timberland e Lacoste) as diferenças são enormes! Se quiserem uns ténis Nike é que é melhor comprá-los aqui porque lá vendem-se ao peso do ouro! O que não falta são sítios para comer ou petiscar e adorei o Rodízio de Pizzas... acho que devia abrir um em Portugal. Agora não me lembro de mais. Mas se me lembrar venho acrescentar.

2 comentários:

Maria disse...

Rodizio de pizzas... tens um em Cascais... faz uma pesquisa no google por #rodizio de pizzas" e vai-te aparecer o mamma gina (acho que é assim que se chama) em Cascais e mais um outro no Algarve

lua disse...

Pois acho que tiveste azar...
Não digo que seja a cidade mais linda do mundo e eu, já conheço umas quantas, mas o Rio é sim Uma Cidade Maravilhosa.
Já lá fui imensas vezes e fico sempre admirada com a sua beleza, com a qualidade de gente bonita por m2, com a excelente gastronomia, com a simpatia das pessoas etc.
É verdade que eu fico sempre na Barra da Tijuca, um bairro novo com prédios lindíssimos e uma praia maravilhosa e vou na maioria das vezes no verão assistir ao Reveillon (esse sim o Melhor do Mundo), mas tb acho Ipanema, Leblon, Sta Teresa, Lapa muito charmosos.
A insegurança existe, claro, mas nunca fico paranóica qdo lá vou e nunca me aconteceu nada.
Agora, dizer que o Cristo Redentor não é tão impressionante qto a cópia lusa... Sem comentários... É que nem há comparação... E isto é a minha opinião, claro...

Beijinhos