domingo, maio 08, 2005

Viajar de avião com uma criança de 18 meses

Eu tentei planear a nível de voos o melhor que pude esta viagem. Íamos fazer 4 viagens de avião, sendo a primeira e a última bastante longas. Resultado, escolhemos a companhia com aviões regulares mais espaçosos nestas ligações. As viagens correram lindamente mas passo a detalhar: Dia 23 Lisboa-São Paulo (9h30) - Viajámos em verdadeiras poltronas e embora não houvesse hipótese da Joana ter um lugar próprio, tínhamos bastante espaço para ela sentada/deitada ao nosso lado ou no chão à nossa frente. Ela dormiu 50% da viagem e o resto do tempo foi ocupado com brincadeiras (livros, pinturas, fantoches, brinquedos para empilhar, etc). Na noite antes da viagem a Joana acordou a vomitar, e voltou a vomitar no avião depois de uma zona de turbulência. Deve ter sido alguma coisa que lhe caiu mal porque não voltou a acontecer. Tinha uma muda para ela mas infelizmente não tinha para mim. Por isso a partir dessa viagem, passou uma t-shirt minha a andar na mochila... ;) São Paulo-Foz do Iguaçu (1h30) - Embora fosse um avião pequeno ia praticamente vazio por isso tínhamos quantos lugares quiséssemos! A Joana dormiu a viagem inteira. Dia 26 Foz do Iguaçu-Rio de Janeiro (2h00) - Tivemos, além das poltronas, direito a que a Joana viajasse numa cadeira só para ela, por isso o voo foi excelente com ela a dormir a viagem todinha! Dia 30 Supostamente seria Rio de Janeiro-Recife (3h00), mas quando chegámos ao aeroporto o voo tinha sido cancelado... o cancelamento custou-nos uma escala em Salvador (Bahia) com uma espera de 2 horas pela ligação, mas por compensação (e porque viajávamos com uma criança pequena) podemos esperar pelos dois aviões nas salas VIP de cada aeroporto, resultado: Rio de Janeiro-Salvador (1h45) - a Joana teve direito a um lugar para ela e voltou a dormir a viagem toda. Salvador-Recife (1h15) - o voo estava lotado e era uma avião pequeno, por isso teve de ir ao colo o tempo todo, mas como era pouco tempo não custou nada. Brincámos e foi a única viagem em que ela não dormiu. Dia 7 Recife-Lisboa (6h30) - Voltámos a ter um lugar para ela e ainda o avião não tinha descolado já estava a dormir. Dormiu a viagem todinha. Assim a única coisa que vos posso dizer é que as viagens de avião não custaram absolutamente nada! Mesmo no dia em que o voo foi cancelado a espera foi minimizada pelo conforto dos VIP Lounge como lhes chamam. Perdemos o jantar comemorativo dos 5 anos de casamento completados nesse dia, mas enchemos a pança com as delícias que estavam nessas salas ao dispor dos seus utentes! Não foi preciso o uso de Atarax (o qual nem cheguei a emalar), e a maminha serviu para aliviar o desconforto da pressão das descolagens e aterragens. Pacotes de bolachas, leite e sumo individuais, iogurtes e pão com manteiga serviram para aconchegar a barriga da menina nos tempos em que estava acordada. De resto, só tenho a dizer bem da atenção dada pela tripulação de todos os voos. Comprámos um carrinho tipo bengala e andávamos com ele até à entrada do avião. No Brasil, tivemos sempre prioridade em todas as filas, desde o check-in à entrada no avião. E nem era preciso pedir, eram os funcionários que procuravam nas filas as pessoas com prioridade (já não posso dizer o mesmo do aeroporto de Lisboa). O que acho indispensável levar numa mochila quando se viaja com crianças: uma muda de roupa completa (e fraldas quando ainda usam) para eles e uma t-shirt para nós; comida que eles gostem e fácil de manusear; alguns Brinquedos; lenços de papel; muita descontracção ;) Conclusão: É muito mais fácil do que pensamos!