quarta-feira, janeiro 25, 2006

Tudo em grande estilo...

É como eu gosto das coisas. Nem que sejam avarias de automóveis! De tarde perguntava-me uma amiga: Ela: Então, estás satisfeita com o teu carro? Eu: Sim, nunca me deu chatices. Tive duas avarias mas que até são comuns (em quase todas as marcas) e devem-se ao desgaste de peças. Já decidimos comprar carro novo, mas ainda não decidimos totalmente se vendemos este ou não. No entanto, acho que o meu carrito ressentiu-se deste nosso súbito desinteresse na sua chapa e decide mostrar isso. Como?! Da melhor maneira possível claro! Avariou! Ai que chatice! - dizem vocês. Eu acrescento: Mas avariou com uma pinta que só visto! Imaginem aqui a grávida, ao volante do bólide e a desafinar uma música qualquer (a parte do vidro aberto e cabelos ao vento dispenso, porque já andam desgrenhados no dia-a-dia e está um frio do caraças). Estou a (mais ou menos) um quilómetro de casa. Espero a minha vez de entrar numa rotunda (com duas faixas), e começo a contorná-la pela esquerda. Digo "começo" por que não chego a contornar. Em plena curva (e cantoria dentro do carro) o carro bloqueia. Olá... então minha?! Deixaste o carro ir abaixo?! Penso eu ainda a por as culpas na minha pessoa e não no meu carrinho. Desliga, liga e não pega. As rodas bloqueadas e o travão também. Em vez de curvar estou a ir direitinha. Xiii! Que chatice, pensam vocês. É uma grande chatice. Mas o pior é que do meu lado direito vinha um camião TIR. Sim, um TIR (dos tais que gostava de conduzir). Daqueles grandes. Mesmo! E eu estou a ir direitinha para cima dele! (para cima?! 'tás parva?! hahahaha, deixa-me rir, quanto muito para debaixo! Só o tamanhinho duma roda daquelas!) Entretanto, já se eclipsaram umas fracções de segundo e eu penso o que devo fazer: - será que consigo passar à frente ao TIR? - Ligo os 4 piscas. - será que consigo travar? - Tento e não consigo Bem, o melhor a fazer é tentar que o carro passe o mais depressa possível à frente do camião. Ponho o pé na embraiagem e sinto-o a soltar-se um pouco mais. Abro a janela e ponho o braço de fora, para ver se o camião se apercebia do meu estado. Passo o camião. O camião passa por mim. Não dei conta que ele tivesse travado, mas também não podia desviar os olhos. À minha frente tenho os rails de protecção. Mais umas fracções de segundo e mais umas questões: - será que consigo travar? O travão não mexe e se travasse a direito ficava com o carro a cortar uma faixa de rodagem. - será que ele perde balanço? Não parece nada. - será que consigo virá-lo um pouco? Ligo o carro, tento arrancá-lo para conseguir guinar ligeiramente a direcção para a esquerda e consigo. Ligo guino ligo guino ligo guino. Quando tenho o carro quase paralelo aos rails, e quase todo na berma, puxo do travão de mão e já está. Estacionadinho em segurança. Primeiro, chamar a assistência em viagem porque o carro não sai dali, isso é mais que certo. Segundo, telefonar ao pázinho para dar conta do sucedido. Terceiro, sair do carro, vestir o belo do colete (o meu é laranja... tenho de trocá-lo :p) e colocar o triângulo a não sei quantos metros (alguém sabe?! São 50?! E contamos como?! :p). Mas alto aí! Acham que é só abrir o porta-bagagens e tirar o triângulo?! Acham?! Nãaa... eu gosto de tudo muito mais rebuscado! Por isso, imaginem esta pançuda de colete cor-de-laranja (e bem vivo porque nunca tinha sido usado!) a tirar uma dezena de pacotes de fraldas (que lá estavam desde sexta-feira) e um carrinho de bebé para a estrada, para conseguir levantar um pouco do fundo do porta-bagagens e aceder ao triângulo. Bom, agora é ficar dentro do carrinho a ouvir uma musiquinha e esperar pelo reboque. Acham mesmo?! Uma pessoa normal era o que tinha feito, eu que tenho a mania de ser diferente até comecei por fazer isso, mas depressa acabou, e porquê?! Porque vejo pelo retrovisor um carro igual ao meu parar atrás de mim, com dois senhores lá dentro. Mau... o que é que estes querem? Serão a polícia?! Penso eu. Verifico as trancas da porta, telemóveis à mão, etc e tal, porque nunca se sabe. Reparo melhor e vejo o logótipo da marca do meu pópó, nos pull-overs dos senhores. Ena ena! Ganda pinta. Trocamos meia dúzia de palavras, ligam o computador ao carro (que por acaso tinham com eles) verificam que não tem problema nenhum na parte electrónica. Mandam abrir o capot, dar à chave. Uma, duas, três vezes e voilá! Descobriram o problema! A correia de distribuição foi-se. Não me faltava mais nada. Fora a correia o mais certo é que mais alguma coisa tenha ficado "empanada", e o arranjo promete ser bonito de se ver! Agora resta esperar, para ver o que provocou a quebra da correia. Se se partiu sozinha, então o problema é do fabricante porque tinha sido trocada à 15.000km, se não for... que bela coisa que nos tinha de acontecer agora. Agora digam lá, seguindo ainda a filosofia deste post: tenho azar... ou tenho sorte?! De uma coisa eu tenho a certeza: comigo nada é simples!

45 comentários:

Anónimo disse...

Bem rapariga mas que grande aventura. Mas o que impoirta é que tudo se resolveu.
Bem se precisares de trocar de carro podes sempres falar comigo.
Bjokas

Fernanda disse...

Que grande aventura, mesmo!!!!!
Lol
Graças a Deus tudo acabou bem!
Beijitos
~º(",)º~
Fernanda

Alda Benamor disse...

Bem, isso é que é sorte (e estilo!)!

Miragem disse...

Claro que foi sorte!! Muita sorte!!! Azar era se tivesses experimentado uma rodinha do TIR!!!!

carla disse...

Ai rapariga, começa a andar com uma máquina de filmar atrás!!!!

Beijocas

Anónimo disse...

Que azar!!!

Ao menos há que torcer para que não fique cara a chatice;)

Catarina

Diana Bento disse...

Explicaste tudo tão bem que até parece que estava a ver o "filme" todo.

A parte do triângulo (ou melhor, as fraldas e o carrinho e o colete laranja) é que deu para rir um bocado... :)

Beijinhos grandes.

Jolie disse...

Carla, estou a chegar à conclusão que devia ter vindo com uma camara acoplada à testa!

É que é com cada uma... vai lá vai!

:p

mamã Diana, se tu riste... nem imaginas o que me ri de mim própria na altura!

Bekas C. disse...

Muita sorte!!!
;)

Tita Dom disse...

:-) pelos vistos no meio do azar a sorte anda sempre contigo.
Felicidades

Jolie disse...

coixitas, xiça! Isso é que é azar mesmo!

:s

1gota disse...

Sempre rodeada de azar mas com uma sorte insdescritível! E também conta a frieza e a calma com que lidaste com a situação!
"...três é a conta que Deus fez..."
Deus deve ter feito as contas mal! :-)

S.A. disse...

Bem, gabo-te a forma como controlaste a situação das rodas e travões bloqueados... eu acho que me dava uma "sulipampa..."!

Mãe Gabi disse...

azar em grande estilo!
olha e nao te assustaste qd passaste pelo TIR??? EU POR MENOS ja tinha entrado em panico!
Ainda bem que mesmo com azar ta td com sorte ne?

Mãe Babada disse...

Tiveste sorte no meio de todo este azar.

E juro que não fui eu...eu apenas te fiz uma pergunta inocente nunca pensei que momentos depois te ia acontecer isto...

Bjos e q o arranjo seja pequenino!

rosinha_dos_limoes disse...

Oh rapariga, queres-me matar do coração de susto? Ainda por cima com tal descrição parece que até ia ao teu lado ... realmente deves ter um anjinho muito muito muito teu amigo :o)

Jolie disse...

rosinha, não tenho um... tenho pelo menos DOIS!

:)

Carla O. disse...

Ok... diferente e com estilo, sem dúvida! :)
O importante foi que conseguiste manter um certo sangue frio, que te ajudou tanto como os anjinhos da guarda que vos protegeram.
Beijos nossos :)

Fitinha Azul disse...

Bemmmm isso é que foi! Gostava de ter essa tua calma a fazer essas manobras:p
Mas que foi com estilo foi;)
Beijocas

alma disse...

fogo... ainda estou a bufar!!
Que filme...
Mas realmente foram umas manobras em grande estilo, sim senhora! Eu acho que tinha fechado os olhos e rezado aos santinhos... sei lá!
Beijinhos
cate

Ana disse...

Safaste-te em grande estilo do TIR.
Agora nunca se deve dizer ao carro antigo que estamos a pensar trocá-lo, porque eles ressentem-se.
Aconteceu-me o mesmo com o meu bólide quando pensei em trocar.
Beijocas

Flores disse...

Um filme. Um filme.

E dos bons.

Margarida Atheling disse...

Bem...
Tenta ver a parte positiva da coisa: são experiências de vida! ;)

Beijinhos!

Mamuska disse...

Possas...mas que grande susto que deves ter apanhado! Sinceramente no meio de tanto azar acho que acabaste por ter sorte. Ainda bem que está tudo bem contigo e com o meu sobrinho :)
Beijosss

Anabela disse...

Bem linda... tiveste muita sorte...
Até fiquei com um nó no estomago.
Beijinhos

Carina disse...

A verificar pelas vertentes que poderiam ter ocorrido... tiveste sorte!

E se contigo nada é simples, se te fosse contar as peripécias da minha vida... olaré que não saíamos daqui!

Beijocas

Anónimo disse...

o teu bebé tem 1 metro? não é possível! Não te enganaste????

XanaA. disse...

Bem, no meio de tantas peripécias, acabaste por ter muita sorte!

Se fosse comigo, acho que ainda não estava recuperada. (Eu NÃO gosto de conduzir... arghh :))

Bjs

miminhos
de pano

flor de leite

Jolie disse...

oh anonymous... eu quando li o comentário pensei que te estivesses a referir à Joana... mas depois fez-se luz!

Será que este ilustre acha que a medida do meu T0 é o comprimento do meu Miguel?!

Será?!

Naaa... não pode ser... um ilustre anónimo iria perceber que o T0 refere-se à minha barriga... e não a ao bebé dela... isso ou não lê este blog desde a altura que voltei a engravidar, e desde a qual me refiro à barriga como T0...

Seja como for... eu ando lerda... mas acho que não tanto como outras pessoas!

Se for isto, em resposta à pergunta: não me enganei não! Aliás, até deve já estar maior que isso!

Anónimo disse...

Caramba Sandra! Realmente és uma pessoa de aventuras...com finais felizes! Espero que o 'tombo' não seja muito grande! :)

beijinhos

Nita disse...

Tens é "pericia" de condução...só visto... não é? Bem espero que não seja muito caro...o arranjo...no outro dia não consegui comentar, mas também conheço a Natália, foi através dela que conheci as maravilhas do pano e do Porta bébés que ela faz...adoramos e aconselhamos, bjinhs
Nita

Anónimo disse...

Graças a Deus que não vos aconteceu nada.

Anónimo disse...

bem não sei como conseguiste pensar em tantas coisas na fração de segundos que demora um açidente ( bom neste caso não foi um açidente a ainda bem).

quanto ao arranjo(se foi mesmo a correia que se partiu) prepara-te pois deve de ter que levar um motor novo,o que por vezes não conpensa.

bom , pode ser que seja desta que venha a prenda atrasada do pai natal, o tal BMW serie 5.

AnaBond disse...

só tu pra me fazeres rir de uma desgraça dessas...

se eu fosse a ti ainda tentava fazer sinal ao camião TIR e pelo menos podia ser que tivesses sorte e ele te deixasse conduzir um pouco...
para a próxima tenta.

(a correia da distribuição é sempre uma coisa jeitosa de se partir)

ps - não és a única a ter ainda fraldas no porta bagagens... :D por isso ainda me ri mais.

Charilas disse...

Ui, esta foi de cortar a respiração...

Tive o meu 1º acidente, estava grávida de 10 semanas, mas nada com este estilo e originalidade!

O que importa é que tu e o Miguel estão bem, é caso para dizer: "estão aí para as curvas!"

Beijinhos,

Sandra

Anónimo disse...

Felizmente tudo correu bem apesar de tanta atribulação.
O que te vale é essa calma :)
Bjs

sandra disse...

Grande aventura!

Marta disse...

Hilariante!!!!!!!!!!

Ri-me sozinha a ler esta tua aventura...
E eu acho que foi uma grande sorte...

Beijinho

Natércia Charruadas disse...

Sei que deve ter sido dificil, mas não pude evitar rir com a tua discrição. Ainda bem que tudo acabou bem.

Paula Costa disse...

É a minha primeira visita ao teu blog. Vou tentar vir cá mais vezes.
A tua aventura foi de se lhe tirar o chapeú... muito atribulada. Como se sentiu o Miguel com toda esta azáfama?
beijinhos,
Paula + Martinha

Anónimo disse...

Bem, que aventura mas acho que tiveste sorte no meio disso tudo!
Ainda bem que tudo acabou em bem.
E tu a pensar: ainda não acabou, ainda nem sei quanto vai ser o arranjo do carro!
Bjs

nelsonmateus disse...

tiveste sorte!
os portugueses tem SEMPRE sorte.

ps: nã sabia k faziam coletes fluorescente tão largos ... ;)

Jolie disse...

nelson, fazem coletes assim tão largos por causa das barrigas dos portugueses... e não das portuguesas!

É que parece que cada vez se vêem umas barriguinhas mais proeminentes e não desaparecem ao final de 9 meses!

:p

nelsonmateus disse...

isso só ker dizer k nós, homens, temos 1 período d gestação maior k o vosso ... só isso! ah! ah! ah!

sm disse...

Simples pode até não ser, infelizmente conheço isso de algum lado, a versão cá de casa é que tem que ser sempre complicado..., mas só tu para transformares um stresse desses numa animada reportagem.

E não tens sorte?!?! E os Srs. da mesma marca passarem à mesma hora e ainda se darem ao trabalho de ir ver o que se passa, o que é?!?!

;))
Sandra
PS Ao que parece, para além do que expliquei no mail, o blogue algumas vezes nem sequer abre!!!!