sexta-feira, março 10, 2006

Dermatite...

Por culpa dos iogurtes (maioritariamente), a Joana voltou a desenvolver uma crise de Rinite Alérgica (como contei aqui). Além do nariz ranhoso, a pele apresentou imediatamente pequenos eczemas, que se concentraram no peito e nos braços. Supendendo os iogurtes e aumentando a hidratação da pele, os eczemas mais ligeiros melhoraram quase de imediato. Houve no entanto um que piorava de dia para dia. Mesmo com o tratamento que o médico prescreveu para estas situações, o eczema chegou a deitar sangue e a Joana queixou-se pela primeira vez de comichão e dor. No início desta semana, era o único eczema (embora ainda apresentasse umas manchitas no peito) e começámos o tratamento de choque. Se não melhorasse teríamos de falar com o pediatra porque já estava a fugir do nosso controle. Felizmente, ontem já começou a dar sinais de franca melhoria. Já quase não tem comichão (e como é no braço, felizmente ela não consegue coçar a pele directamente) e está a secar sem (grande) crosta. Em conversa com esta amiga, chegámos à conclusão que por esta altura, houve muitos miúdos que tiveram crises de dermatite, e que a maioria dos casos, foram piores do que o habitual. Deve ter andado por aí alguma porcaria no ar que fez agravar as reacções alérgicas de cada um deles... Este post serve apenas para registar no tempo esta crise e a sua evolução. Daqui a um mês e pouco, temos consulta de rotina com o pediatra e não sei se me vou lembrar de tudo (especialmente porque nessa consulta, já vai mais um piolhito conhecer pela primeira vez o sinhoui doutoi!) PS: Eu sei que o início da Primavera já se faz sentir e que é também por isso que quem tem alergias anda mais aflito, mas no caso dela, a associação da crise aos iogurtes foi flagrante, tal como expliquei no outro post.

26 comentários:

carla disse...

A Inês tb anda assim, maldita dermatite!!

Fitinha Azul disse...

bolas que chatice!
Beijocas de melhoras

scaf disse...

Pelo menos está a melhorar! e terem encontrado a causa para essa crise já é um grande passo(o maior de todos). beijinho na joana! e espero que se cure rapidinho!

amiguita disse...

O inverno piora a dermite em especial em zonas que ficam cobertas com a roupa, é por isso mais importante hidratar, já pensaste eu por o dermo óleo de manhã e o creme a seguir ao banho?
Tenta, tenho quase a certeza que melhora.

Beijinhos

Jolie disse...

Tânia... amiga... até parece que não sabes o que a casa gasta!

A mega-hidratação começa a cada anunciar de eczema, e é repetida várias vezes ao dia... a maioria deles nem passa disso mesmo, de um ameaço. Mas quando é uma crise destas, embora a hidratação continue a ser muito importante e seja parte do processo de cura, não resolve tudo!

Alice disse...

As melhoras para a Joana.
As fotos ali atrás estão lindas.

Lúcia disse...

A minha Beatriz também esta com eczema.
as melhoras

Anónimo disse...

Sandra, eu sou asmática e como tal de vez em quando tenho eczema (estão associados à asma) nos braços ou nas pernas, muito raramente (só uma vez) no peito. No entanto nestes últimos dias tenho sentido uma comichão também no peito e os dos braços aumentaram. Para além disso tenho andado muito mais sensível às minhas alergias. Sabes que esta altura da chegada da primavera é propícia a isso.
Espero que a Joaninha fica boa rápido.

Carla disse...

Olá Sandra, o meu Tiago volta e meia tambem tem eczemas em varias partes do corpo...
tenho uma pergunta a fazer... é que Tiago adora iogurtes e come todos os dias dois... como é que descobriste que esta crise foi por causa dos iogurtes??? Ele esta semana piorou... será tb dos tais iogurtes?... eu mudei os sabores.... eu evito dar por exemplo de morango, mas às vezes dou de tutti frutti... (penso sempre que um dia vai ficar bom de vez...)

Obrigada

Carla + Tiago
www.tiagopiratinha.blogspot.com

Miúda disse...

As melhoras para a princesa. Não percebo nada disto (ainda e felizmente), mas preciso de dizer que adoro o teu (vosso) blog.
E hoje estou assim... Bom fds
jocas

Carla disse...

Obrigada pela tua ajudinha...
O Tiago quando fez análises, não acusou alergia à proteína do leite de vaca, o pior mesmo (grande percentagem) foi à clara de ovo.... ou seja o Tiago não come bolos e derivados... :( mas ele habituou-se e já sabe que lhe faz mal...
Vou experimentar os iogurtes de soja... pode ser que ele goste...
:)))
Beijinhos

Carla + Tiago Piratinha

Rita disse...

A Bi tb tem uma manchinha vermelha por baixo do queixo que volta e meia insiste em chatear-nos. E volta e meia andamos com corticóides atrás... Beijinhos

Clara disse...

Era escusado...

As melhoras e que seja do iogurte, é bem mais fácil de controlar que o que anda no ar.

Beijinhos para a Joana

Gonio disse...

As melhoras da Joaninha!

Beijinhos,

Gina A. disse...

Tadinha...
As melhoras da Joana!
Beijos

Miragem disse...

As melhoras...

Unknown disse...

As melhoras para ela. Deve ser muito incomodativo, preferia ter eu. Beijinhos e bom fim de semana para vocês.

Sandra B. N. disse...

oh tadita :-(

espero que melhore rápidamente!

Tia Moky disse...

As melhoras para a Joaninha!!!

Amei a vossa foto!!

Beijos

MamãMoky&Natacha

Luísa disse...

A dermatite do meu filhote também aumentou de intensidade nos últimos dias. Ele tinha um pouco na cara e agora apareceu à volta do pescoço e nos braços. Como ele ainda só bebe leite será mesmo alguma coisa no ar?
As melhoras da Joaninha!

Beijinhos

Mãe disse...

Sandra!

Sou mais uma mãe com filho com dermatite atópica...: o meu Bernardo!
A bem da verdade descobriu-se a dermatite depois que acabou a quimioterapia pois essa cura muita coisa.. (...) Assim que acabou o tratamento lá ficou com o queixo e as bochechas cheios de borbulhas tipo adolescente..piorou e a pele do resto do corpo secou muito.
A pediatra (do IPO) receitou e recomendou muitos cremes e pomadas diferentes.....nada melhorava. Resolveu mandá-lo para a consulta de dermatologia do IPO....Lá a especialista diagnosticou dermatite atópica e DISSE nos que não tinha nada a ver com alimentos que era de dentro para fora e q não lhe tirássemos nada da alimentação.
Receitou Creme lavante da Uriage para o banho...LIPIKAR (Roche Posay) com hidratante..., locoid + diprobase para atacar as borbulhas...e não usar nada que não fosse de 100% algodão junto á pele, arejar os pés...etc.

A verdade é que o Bê não tem mais vestigios da dermatite...nem no INverno. O hidratante é excelente! Por via das dúvidas é o que uso tb na Carolina e no Ricardo.
Ah.abandonei toalhitas dodots (na bebé, pois eles já não usam rsss!)...quando é necessário usamos as uriage...quando estamos em casa....agua uriage com compressas não esterilizadas ou lavagem com água....e creme do banho...
Para atacar ele tb tomou Zyrtec.., mas depois deixou tudo.
Há formas diferentes de dermatite atópica?

As melhoras da Joaninha!

Beijinho

Ana Bochicchio

sonia disse...

As melhoras rápidas da Joaninha.

Beijinhos para voçês!

Mamuska disse...

As rápidas melhoras da Joaninha! :)
Beijosss

Goddess of Nurturing & Wellness disse...

Beijinho grande e as melhoras!!!!

João Martins Leitão disse...

Olá,

Estamos a fazer um pequeno questionário, cujas respostas que deres, gostaríamos de publicar no nosso blogue.

1. O que te levou a iniciar e que objectivos tem o teu blogue?

2. Qual a tua opinião sobre o número crescente de "babyblogs"?

3. Que sugestões farias para melhorar o nosso blogue: O teu bebé?

Obrigado.

Céu Estrelado disse...

Lipikar é o creme que a minha filha usa para combater a dematite atópica, temos tb indicação do pediatra para dar banhos muito rápidos (muito pouco tempo na agua mesmo!) de agua morna e sem esponja,e manter uma alimentação normal, e não tive que retirar nada.
Sabemos que a razão de ter Dermatite Atópica é pq o pai tem bronquite asmática, como é genetico veio dessa forma! Pais com asma, bronquite asmática, os filhos dos mesmos poderam vir com a mesma doença ou sob a forma de Dermatite Atópica (que segundo o Pediatra das minhas filhas é a variante menos prejudicial)
As doenças alergicas aparecem mais frequentemente nesta altura, ou seja, chegando a primavera.
Isto é tudo o que sei, dito pelo Pediatra, espero ter ajudado de alguma forma e espero sinceramente que melhore rápido!
Beijinhos para vcs! :)