segunda-feira, maio 01, 2006

Chegou o Miguel - Pós-Parto

Está a ser muito mais fácil do que imaginei e acho que está a ser muito melhor que o da Joana. Passo então a explicar. Sempre achei que o pós-parto da cesariana da Joana tinha sido tão bom, por causa de ter passado pelo trabalho de parto. O meu obstetra sempre me disse que isso não tinha fundamento, e realmente, falando apenas nas minhas experiências, isso não interessa para nada mesmo. A única coisa que desta vez não correu tão bem como da primeira, foi o levante. Da Joana fiz o levante antes das dez horas (ela nasceu às 00h02) e nunca mais parei a partir daí. Desta vez, o primeiro levante fi-lo pelas 10h30, mas tive uma baixa de tensão o que me levou novamente à cama. Só me levantei novamente pelas 12h00, mas também nunca mais parei. Na primeira noite, não consegui pregar olho tal era a excitação. Quando fiquei sozinha entreti-me a enviar os sms, e o telemóvel parou apenas às quatro da manhã! Não me sentia cansada, e fora os calores que surgiram a meio da noite estava muito confortável. Fui sentindo o efeito da epidural a desaparecer gradualmente, e conseguia variar a posição em que estava deitada. Desde o primeiro dia, que recuperei grande parte dos movimentos (embora os fizesse muito lentamente como é óbvio). Os intestinos funcionaram nas primeiras 24 horas, e desta vez o leite começou a subir logo no primeiro dia e gradualmente - talvez por nunca ter deixado de amamentar, não sei. Não inchei muito das pernas, e desde ontem que não incho nada mesmo. Os meus tornozelos descobriram o caminho de volta a casa!!! :p Como da Joana tenho mais leite do que é preciso, mas desta vez consegui evitar a mastite, com o uso da bomba - tiro apenas a quantidade necessária para fazer desaparecer os durões, e isso equivale a uns 50ml de uma mama apenas... Consigo levar a vida normal de uma forma regrada e sem exageros (se bem que às vezes não me controle por me sentir tão bem). Não estou com os humores sempre a mudar como da Joana, aliás, estou numa calma que só vista o que também se deve à experiência anterior, acho eu. Hoje já consigo subir, descer, levantar-me e deitar-me sem problemas (nada de movimentos bruscos apenas) apenas o tossir e espirrar continuam a fazer-me tremer (e porque é que eu tenho a sensação que é nestas alturas que mais apetece tossir e espirrar?!) Amanhã vou tirar os pontos (tenho uma sutura intra-dérmica - julgo que seja este o nome) e lembro-me perfeitamente que por esta altura, na primeira cesariana ainda não me movimentava tão bem. Também quase não tenho hemorragias - eles devem ter aspirado isto tudo muito bem. E não senti contracções uterinas daquelas fortes, apenas quando o Miguel mamava nos primeiros dias, é que sentia o útero a contrair-se, mas de forma ligeira. Mais uma vez saiu-me um filho que consegue sugar com uma força tal, que consegue puxar sangue de dentro da minha mama. No entanto, desta vez, quando o vi bolsar sangue já não me assustei como da Joana. O que fiz, foi tentar descobrir qual a mama que ele "lesou" e suspender a amamentação dessa mama durante o tempo até parar de sair o sangue (fui extraindo o leite com a bomba). Quando foi a Joana a bolsar sangue, a inexperiência levou-me às urgências do Santa Maria, e ao ver fazer uma análise ao sangue a uma bébé de um mês que se revelou completamente desnecessária e bastante dolorosa (rebentaram-lhe as veias duas vezes antes de conseguirem). A minha barriga também está a voltar ao normal mais rapidamente e até agora já perdi oito quilos. Mais uma vez, não tenho um pós-parto traumático para relatar. Só espero que assim se mantenha!

26 comentários:

Clara disse...

Espero bem que assim se mantenha, querida!

(Amanhã leio os posts em atraso, tb estou cansada)

Beijos

Rita disse...

Ainda bem q o pós parto está a correr te bem e que continue assim.

beijinhos

Anabela disse...

Incrível, a tua recuperação.
Lembro-me que quando "acordei" após 8 ou 9 dias da minha cesariana ainda, as dores não eram muito fortes, mas ainda me incomodava bastante. Não sei se foi por só ter começado a usar cinta desde essa altura...
E ainda hoje a cicatriz me faz alguma comichão...

Carla Dantas disse...

Parece que está a ser uma boa recuperação. Espero que assim se mantenha.
São incríveis os teus relatos - como é que consegues ter tempo???

Anna^ disse...

Arre que a miúda é das rijas!!! :DDD

Boa recuperação sem dúvida! :)

bjokas ":o)

Karla disse...

Eu só tenho isto a dizer:

OITO QUILOS??? :| :| :|

(Mentira, tenho muito mais a dizer mas como de costume nestas alturas fico meia sem jeito. Também espero que tudo se mantenha assim e melhor ainda. Beijinhos!)

nelsonmateus disse...

como é k é? já posso dizer as minhas baboseiras do costume ou ainda não te podes rir? ;)

Fitinha Azul disse...

Boa recuperação e como já te apercebeste da 2ª vez é tudo muito mais fácil e menos complicado;)
Beijocas

Sandra B. N. disse...

que maravilha! parece que está tudo a correr pelo melhor... ainda bem :)

rosinha_dos_limoes disse...

ui ... aquela de sugar até sair sangue arrepiou-me :op

Claro que à segunda é mais fácil ... e vais ver que à 3ª deve ser mais fácil ainda hihihihi

Patrícia disse...

Realmente, esse pós-parto é de meter inveja!!!
Eu também tive cesariana e a recuperação foi um pouco complicada com muitas dores e muitas mudanças radicais de humores!
Será que a calma e a tranquilidade com que se tem um segundo filho, ajuda muito?
Espero que tudo continue assim! Vai dando noticias e sobretudo fotos lindas, como tens posto!

Beijocas gordas
Patrícia

CLS disse...

Finalmente consigo comentar!!!
Não sei se foi do grande tráfego do teu blog, mas, desde o fantástico nascimento do Miguel, tão bem relatado, nunca consegui deixar os meus votos de Felicidades para esse fofo que veio iluminar ainda mais a tua vida. Que tenha muita saúde e uma vida cheia de amor dos papás e mana.
Espero q a tua recuperação continue a correr tão bem como até agora.
Bjs e tudo de bom.

a mãe dos miúdos disse...

também eu, minha querida.

e se já foram 8kg ao ar isso quer dizer que já pode mesmo haver mactasty!! brincadeirinha ;)

CGM disse...

Ainda bem miuda! Ainda bem... e eu como gravida de 2ª viagem fico também muito satisfeita por mim.

Um grande beijinho

Mamuska disse...

Ainda bem que tudo está a correr tão bem :)
Beijosss

Mamã artesã disse...

Pelo que nos dá a conhecer, estás a ter uma recuperação 5*. Esperemos que assim continue.
Joquinhas
Sofia

andreia disse...

ainda bem que tudo esta a correr bem, quanto a tosse tens razao nessas alturas e quano apetece mais tossir :), o miguel e lindo e nao me canso de o dizer lol
jinhos muito grandes e espero mesmo que tudo continue assim calmo

tomodoro disse...

Ainda bem que á recuperação vai lindamente.

Quem me dera quando chegar a minha vez que tb seja assim.

Inês disse...

:)))) lêr e aprender.

SusanaTete disse...

Ainda bem que está tudo a correr tão bem!

Mae Frenética disse...

Já perdeste 8 KILOS?!!

Este pós-parto faz-me ter esperança q o meu próximo seja tão bom como o primeiro...

SusanaTete disse...

Já agora: o Gonçalo também chegou a mamar sangue porque era muito brutinho.
Na altura eu não parei de dar de mamar desse lado, mas simplesmente passei a usar um mamilo de silicone até sarar...

nuvem cor de rosa disse...

hummm, tou a ver então k o meu pós-parto tbm foi muito bom (ok, tirando a infecção). ao ler o k escreveste, parecia-me k estava a ler o k se passou comigo em quase todas as coisas.

mil bjnhos e muitas saudades

Sophie disse...

É por seres assim, tão "descomplicada" e tranquila, que tudo corre sempre tão bem.
Beijinhos.

Susie disse...

Que bom!
Assim é tudo tão mais fácil.
Continuação de excelente recuperação.
Beijinhos para os quatro.

RB disse...

ainda bem que estás a recuperar bem!
tudo a seu tempo, mas até pareces que não tens nada, pelas descrições promenorizadas!!