terça-feira, maio 30, 2006
Vacinas...
De vez em quando lá surge por estas redondezas, o debate sobre se é boa ideia ou não levar certas e determinadas vacinas (como é o caso das hepatites e varicela). Para mim, aqui joga principalmente a pressão que é feita aos pais pelas farmacêuticas através dos meios de comunicação social. Acho um perfeito disparate as notícias que surgiram aquando o lançamento da varicela e a tentativa de forçar os pais a sentirem que os filhos podem estar naquela minoria (verdadeiramente minúscula) que corre perigo de vida.
Nós decimos confiar na opinião do pediatra sobre estes assuntos e nem sequer pensamos mais nisso. Nem sequer puxamos o tema nas consultas. Se ele abordar o tema, é porque acha necessário, senão é porque ele não considera que seja relevante para o caso dela.
Nesta última consulta (dos dois anos e meio) ele aconselhou-nos a dar-lhe a vacina da varicela. Na sua opinião, com o tipo de pele que ela tem é o melhor para ela. Assim, não porque eu tenha qualquer tipo de medo em relação a esta doença, mas porque o médico apontou-me razões válidas para o fazer, hoje a Joana vai tomar a vacina da varicela.
Começámos no fim-de-semana a conversa de mentalização. Ao princípio, ela recusava a ideia, mas ontem finalmente parece ter aceitado. Já sabe o que se vai passar e ficou toda contente quando lhe disse que depois punha-lhe um penso com o Winnie the Pooh.
Resta ver, como é que ela se vai portar na hora da verdade.
8 comentários:
O Guga não levou nem vai levar porque o pediatra não concorda. No entanto, como a Joana tem 1 tipo de pele especial, se calhar é melhor para ela. O que interessa é confiar no pediatra.
bjs Sandra
cá por casa fazemos o mesmo, seguimos a opinião do pediatra. e, no caso da minha Joana, não a acha necessária
Se confiarmos no pediatra (como é o meu caso) e muito mais fácil tomar esse tipo de decisões. Neste caso ainda tenho algumas dúvidas. O pediatra aconselha a vacina, nós ainda não sabemos.
A M. levou a vacina da varicela no final de 2004, tinha cerca de um ano e meio. O pediatra recomendou vivamente porque, segundo ele, estava a haver um surto de varicela na altura, e como a M. já frequentava o infantário era mais provável apanhar a doença. Também tem uma pele muito sensível.
Fiquei muito satisfeita por ela ter tomado a vacina, porque cerca de uma semana depois, houve um surto de varicela no infantário da M. Ela passou ilesa.
Quanto à vacina da Hepatite A, já tomou a primeira dose e aos três anos vai tomar a segunda. Mais uma vez, por frequentar o infantário e por se tratar de uma doença de fácil contágio, o pediatra achou por bem receitar a vacina.
Bjs
Gosto tanto de ler este blog. Parecem-me uma família muito estável e com opiniões muito pensadas. Gostava que um dia a minha família nuclear também fosse assim :)
Em relação ao assunto vacinas é bom ter um pediatra em quem se confie e espero um dia que acabe o meu curso e esteja a trabalhar poder fazer com que os doentes também confiem em mim :) ***
Essa do penso com o Winnie the Pooh é uma boa ideia! Vou ver se compro para a Beatriz.
Nós tb demos. Só ainda ñ funciona o pensito, mas fica registado.
Eu que sou absolutamente contra a vacina da varicela, estou a ver que tenho de vacinar a minha também, justamente pelo mesmo motivo que tu - pela pele dela que é particularmente complicada... Vamos lá ver o que diz o pediatra nesta próxima consulta...
Desejo-te uma vacinação pacífica.
Beijinho.
Enviar um comentário