terça-feira, setembro 19, 2006

E o...

Complexo de Electra
«Conceito desenvolvido na Teoria Psicanalítica, de Freud. Segundo Sigmund Freud, o complexo de Electra define-se como sendo uma atitude emocional que, segundo as doutrinas psicanalíticas, todas as meninas têm para com a sua mãe; trata-se de uma atitude que implica uma identificação tão completa com a mãe que a filha deseja, inconscientemente, eliminá-la e possuir o pai. Freud deu este nome ao referido complexo baseando-se no mito de Electra, filha de Agamemnon. O complexo de Electra é, muitas vezes, incluído no complexo de Édipo, já que os princípios que se aplicam a ambos são muito semelhantes.»
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre. já anda na área. E o pai anda todo derretidinho! (mais uma vantagem de ter um "casalinho"... daqui a uns anos é a minha vez :p)

13 comentários:

dia-a-dia disse...

Ah! Então aquela da mãe-bruxa-má... É só para despistar...

;)

Fitinha Azul disse...

Interessante...vou estar feita ao bife...:p

Clara disse...

Começa cedo!

Ainda bem que tens o Miguelito :P

guga2004 disse...

Daqui a 2 anitos já te podes vingar à vontade. Nós lá em casa é o de Édipo e eu não me importo nada, ehehehe.

bjs Sandra

Charilas disse...

O sr. Freud esqueceu-se de inventar um outro complexo...Aquele em que o filho do sexo masculino desenvolve uma paixão assolapada pelo...Pai! Isto em alternância com o complexo de édipo, assim nesta casa também ninguém fica a perder!

Bjs

Rita_in_UK disse...

Hehe, e ja' diz o ditado que "o ultimo a rir e' o que ri melhor"... Tivemos sorte de ter o casalinho por esta ordem!
Bjinhs,
Rita

Mikas disse...

Isso estuda-se em psicologia.
É giro, mas às vezes torna-se insuportavel.

Beijinhos *

Margarida Atheling disse...

Lembro-me de estudar isto nas aulas de Psicologia. Muito pela rama, claro; afinal era Psicologia para o secundário.

Mas é como dizes; não tarda chega a tua vez! Deixa o Miguel crescer! :)

Beijinhos!

Carla O. disse...

Ai o que eu já estava desactualizada! :)
Adorei as fotos dos dois manos e a vozinha da Joana a cantar a música - linda!
Quanto ao complexo, é mesmo a vantagem de ter o casalinho ;) - eu que o diga! (Mas há coisas nas quais elas se agarrram sempre às mães, eheheh)
Beijocas

Maria-e-Mamã disse...

Oi Sandra,obrigada por me reponderes..Gostava que me desses o contacto e a morada,porque eu não sou desses lados e fiquei à toa,não sei mesmo onde fica!Já agora,se puderes diz-me o preço,tá?beijokinhas,desculpa e obrigada!
Ps:Já tinha pensado neste tipo de complexos,mas só me lembrei do de Édipo...Bom vou ter que ficar à coca e preparar-me pró que der e vier!lol!

Sandra, eu simplesmente... disse...

Realmente! Eu comecei com o rapaz, vamos ver se a seguir vem a menina!
A tua licença de maternidade também não está a acabar?

Miragem disse...

Vou reformular o meu desejo de querer uma menina...

PedraNitas disse...

Eu como devia ser do contra tive isso tudo ao contrário... não podia ver o meu pai nem pintado às bolinhas! Lembro-me tão, mas tão bem...

tadito! Lol.

beijocas