terça-feira, outubro 03, 2006

Reunião de pais... (depois de)

Fomos os segundos ou terceiros pais a chegar. Chegámos uns minutos antes da hora marcada. Esperámos um pouco na entrada, com a directora, a educadora (T.) e auxiliar (S.), mas depressa rumámos ao refeitório onde a primeira surpresa nos aguardava bem à vista. Mini queques de iogurte, feitos pelas mãos pequeninas dos nossos filhos. Estavam muito bons mesmo. O prazer que eles tiveram a fazê-los, transparecia no prazer que os pápás babados sentiam ao comer. Depois a espera. A conta-gotas foram chegando os restantes pais. A reunião não começou às seis horas, e alguns pais entraram já com a reunião iniciada, mas o que me espantou foi a falta de comparência dos pais de duas crianças (mesmo sabendo que imprevistos todos têm). Enquanto a directora fazia a sua introdução, os olhos dos pais refugiavam-se na parede. Era lá que estava a primeira página de uma apresentação em PowerPoint. Era lá que se anunciava o tema da reunião e onde se via a fotografia do grupo. Entretanto o nosso belo adormecido, despertou do seu sono de quinze minutos e passou a bolinha saltitona. Pulou no colo do pai, saltou no colo da mãe, dava guinchinhos de alegria enquanto mordia o que apanhasse à mão. Passou-se então à apresentação do projecto da sala propriamente dito. Enquanto a T. explicava a metodologia de ensino, a razão de existência das várias partes da sala, os pais babavam e riam com as fotos que iam surgindo na parede. Pensava que também iriam falar um pouco sobre cada um deles, mas não. Vão ser feitas reuniões individuais trimestrais com os pais, onde se irá falar principalmente da criança e dos seus progressos (ou falta de). Depois a meio, mais uma surpresa. A T. conta uma história, acompanhada de música, e a S. distribui presentes pelos pais. Cada um deles tinha sido embrulhado pelo respectivo filho. Lá dentro esperava-nos uma caixa. Um olhar menos atento, mostrava que a caixa estava vazia, mas alertados pela T. percebemos que estava cheia. Cheia de beijinhos que os nossos filhos lá tinham deixado. No final, são entregues as pastas com toda a planificação e a T. disponibiliza-se para responder a todas as dúvidas. Mas mais uma vez espantei-me. Mal as luzes se acenderam, a maioria dos pais despediu-se e saiu porta fora. Fora as minhas duas ou três perguntas, não houveram muitas mais. Gostei, especialmente porque conclui que as primeiras impressões que tive da escola estão a ser confirmadas. Gostei, porque delirei com o entusiasmo que a T. punha nas suas palavras enquanto falava nos seus meninos. Gostei, porque foi a primeira e era sobre a minha menina que estavam (também) a falar.

8 comentários:

Malena disse...

OLha... nem me digas nada. Falhámos nós a primeira reunião de pais. No dia em que o Gonçalito veio doente foi no dia em que veio a folha na mochila com a marcação da reunião. Por azar saiu com a data enganada (para Outubro em vez de setembro) e colocaram uma errata na porta da sala dos miudos. Como o Gonçalo esteve a semana toda doente e não foi não soubémos do engano... Já marcámos uma reunião só para nós mas fiquei triste por não ter podido ir á primeira reunião com todos os outros pais... :-(
beijocas
Malena

Ana Rangel disse...

Que giro... é bom saber que prepararam a reunião com tanto carinho e que os pequenotes participaram. :)

Isabel disse...

essa escola parece-me mesmo fantástica...
fossem todas assim...
quando o meu João for para a escolinha espero conseguir arranjar um espaço assim.
a caixa com beijinhos é uma ideia fantástica!!

Fitinha Azul disse...

Eu adoro reuniões de pais;), estou à espera da 1ª reunião do 1º ano.

E fiquei encantada com todos os mimos que vocês receberam na reunião!

Beijinhos

Paula disse...

Olha pelo que cantas essa escolinha deve ser realmente fantástica, todo esse cuidado na preparação da reunião demonstra o cuidado e carinho delas.

Em relação às ausências dos pais a partir do ensino básico é ainda mais flagrante, na segunda foi a reunião do meu (8ºano) e a D.T disse que há pais que durante todo o ano anterior nem sequer os conheceu, somo básicamente sempre os mesmo (uma dúzia se tanto).

Beijinhos

rosinha_dos_limoes disse...

E lagrimita no cantinho do olho, não houve? ;o)
Eu sempre que posso estou batida na escola das minhas ... cada migalhinha a mais que puder saber sobre elas e o espaço que frequentam é pouco :o)

Oumun disse...

Olha estou como tu ali do post das vacinas!
Esqueci-me completamente da reunião da escola da Marta , não sei se já foi se vai ser!!Enfim...
beijocas

Avozinha disse...

Os pais quase todos? Maravilha! Espero que continuem a ir às reuniões até acabar o secundário...