quinta-feira, novembro 29, 2007

Comentário que virou post...

O que temos feito à Joana para conseguir evitar a operação, é realmente muito simples e nada de especial (ou nada que não fizessemos desde que ela nasceu). A verdade é que, neste momento, isso basta e como tal vamos tentar ver como é que ela vai reagir a mais este Inverno, antes de avançar para uma operação. O problema dela é acumular muitas secreções. Ao entupir as trompas de Eustáquio, provoca-lhe uma depressão (ligeira) no tímpano mas que não causa qualquer tipo de perda de audição e, o ano passado, esta acumulação excessiva acabou por provocar as otites recorrentes. Este ano, assim que o tempo começou a mudar e ela a ficar com o nariz mais ranhoso, começámos a lavar-lhe o nariz com spray nasal (água do mar) a toda a hora, em casa e na escola. O otorrino também recomendou fazermos aquela vacina em pó durante os próximos três meses, mas sobre isso, ainda vamos pedir a opinião do pediatra também. Conclusão, como podem ver não fazemos nada de extraordinário, e, a água do mar em spray, é usada desde que ela nasceu.

20 comentários:

CLS disse...

Obrigada.
A Camila vai começar agora essa vacina em pó, a ver se se passa melhor o Inverno. O problema dela é mesmo a garganta, as amígdalas, vamos ver no que isto dá.
Beijinhos

Mrs. Sea disse...

Achei importante dizer isto... :) Quando tinha 5 anos fui operada à garganta, ouvidos e nariz! Tirei imensas bolinhas que estavam a entupir-me os canais :)
Até ser operada não comia quase nada, estava sempre doente, tive todas as doenças que se pode ter em crinça: rebéola, varicela, sarampo, papeira, bronquite asmático, etc etc... Depois de ser operada, nunca mais fiquei doente a sério e dores de garganta e gripes fortes, já nem me lembro o que isso é!
Bjins

akombi disse...

olá

e não usas tb umas gotas para os ouvidos, para retirar a cera em exesso? ( muita cera provoca tb otites designadas otites cerosas)

a patricia usa o OTOCERIL, Cheira mal que se farta,coloco á noite qd ela está a dormir,no outro dia tema cera a "escorrer" pelo ouvido.

no caso da patricia, acho que não se vai safar da operação, pois além dosouvidos tem as amígdalas com hipotrofia.

Miragem disse...

Bom inverno...

Beijos nossos

akombi disse...

À quanto à vacina em pó a patrícia aos 2 anos fez a toma de três meses da RIBOMUNYL, ou seja 3 embalagens tomadas durante 2 semanas pára outras 2 semanas e retoma até perfazer 3 meses.

Nesse ano ela não se constipou, andou muito bem, mas optei por não lhe dar mais, quero que seja o corpo dela a criar imunidade,

No ano passado teve algumas constipações daquelas com muito ranhito, e 3 otites uma delas no verão a tal otite cerosa, e muitas amigdalites.

Neste ano tem andado muito bem, uso e abuso das frutas e legumes ricas em vitamina C.

PS: A P.no ano passado frequentou o colégio pela 1ª vez, neste ano está de novo em casa comigo ou qd estou a trabalhar fica na casa da minha mãe.

Jolie disse...

Mr.Sea, já somos duas!

Eu também fui operada a isso tudo, e lembro-me "perfeitamente" (infelizmente) das dores de ouvidos horrorosas que tinha.

A quem tiver filhos a necessitarem de serem operados, também não vale a pena ter medo. As operações quer aos ouvidos, quer aos adenóides, quer à garaganta são relativamente simples e a recuperação não é assim tão chata (além do mais eles vão ter de comer gelados e todos sabemos que isso é muito chato :p)

É claro que se pudermos evitar uma operação e uma anestesia tanto melhor, mas muitas vezes é preferível resolver o problema na raíz do que andar a adiar o invitável.

(as nossas reticências quanto à vacina é que ela já tomou aquilo e não fez grande diferença. além do mais, nós não gostamos nada de dar medicamentos e somos bastante despassarados com isso :p)

Jolie disse...

quanto às gotas para a cera, não usamos visto no caso dela não ser esse o problema.

Carla Palma disse...

O meu filho mais velho , que tem 8 anos, tinha esse mesmo problema, acumulava as secreções, nós só nos apercebemos quando ele começou a ter perdas de audição aos 5/6 anos e fez uma otite serosa crónica num ouvido.
Depois de alguns medicamentos, vacinas e gotas para os ouvidos e nariz teve mesmo de ser operado porque não tinha melhoras.
Desde que foi operado - tirou os ademoides e pôs nos ouvidos uns tubos trânstimpanicos - recuperou a audição, livrou-se da otite crónica, come melhor, dorme melhor e livrou-se das constantes otites.

Asas de Anjo disse...

Boa sorte para este inverno.
Eu não tivemos essa sorte e a Rafa teve que ser operada tembém em 3 em 1 aos 3 anos de idade.
E agora deparamo-nos com o mesmo problema (mas somente de audição)e a operação em principio vai ter que ser repetida.
Lá em casa são gotas de soro a toda a hora desde que ela nasceu.

Que tudo corra bem com a Joana.

Jinhos

Sandra, eu simplesmente... disse...

Eu já fui operada duas vezes, mas estas maleitas do nariz acabam por ser crónicas e uma pessoa habitua-se, mas as otites acabaram com as operações...
Esperemos que ela n precise!!!!

Jocas para vcs

sm disse...

Lá em casa também é usual e umas gotas que são uma espécie de soro. O G. tem o mesmo problema não deita nada fora e começa-se a acumular tudo, é sempre uma grande chatice, mas nada que dê otites ou algo do tipo. Em relação à vacina tomam todos os anos por indicação da pediatra.

Bom Inverno!

***

Sefas disse...

Cá em casa a Bia tb está em vias de ser operada. Tem tido cerca de uma otite por mês (com um intervalo no Verão). Agora já não fica doente há cerca de mês e meio, vamos lá ver...
Os cuidados que temos tb são basicamente esses. O otorrino recomendou não utilizar o spray nasal quando o ranho fosse amarelado ou esverdeado, visto que a pressão pode arrastar partículas infectadas para a trompa de Eustáquio (usamos soro em gotas nesse caso). Quando o ranho é transparente não há problema. Tb usamos um aspirador de vácuo (da Neobaby) que funciona muito bem, tira autênticos rolhões!
Para além disso ela faz Zyrtec já há bastantes meses e um spray nasal (bidesonide). Tb já fez o Biopental, que lhe fez maravilhas...
Tb faz essa vacina (Bronco vaxon).
Só um aparte, as chamadas otites serosas não são chamadas assim por causa da cera, mas sim por acumulação de líquido no ouvido médio, que não é drenado como devia por causa da hipertrofia das adenoides e a pressão aumenta. Por vezes pode infectar por via ascendente, ou seja do nariz ou garganta sobe pela trompa de Eustáquio...
bjs

Margarida Atheling disse...

Espero que continue a dar bons resultados!

Bjs!

Cristina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina disse...

http://madeirascompanhia.blogspot.com/

Este e o blog da minha irma, onde podem encontrar alguns miminhos decorados com grande carinho... para miudos e graudos :D

akombi disse...

No caso da minha miúda, o que foi dito pelo otorrino foi que a acumulação da cera pressiona os canais daí originar a otite cerosa,não me falou em líquidos e tudo mais.
(Mas cada um com a sua sentença.)

É que a miúda tem mesmo muita cera,dá para fazer velas :D

Mãe Gabi disse...

O Gonçalo tem exctamente o mesmo problema da Joana, alias já trocamos algumas impressoes sobre isso.Ele já fez as vacinas em pó...voltamos ao otorrino em Fevereiro...

Soph disse...

E Viva o Spray!!!

... é o que eu tenho a dizer!

:)

Gina A. disse...

Espero que as coisas continuem a correr da melhor maneira e que consigas controlar a situação, o que sei que consegues.
O Gonçalinho e o Duarte também estão a tomar uma vacina em gotas recomendada pela pediatra, a 'Lantingen B' e tem dado resultado, pelo menos no Duarte que já estava a ter várias otites, devido ao rompimento dos dentes que tem sido 'bombástico'!

Vai tudo correr bem!

Um beijo

Fitinha Azul disse...

é do melhor esse spray:)

Quanto à vacina, os meus tomam, o Kiko em pastilhas (paspat) e a Benedita em gotinhas (lantigen-B)e cá por casa sempre deu bom resultado (nas constipações)

Beijocas