terça-feira, abril 08, 2008

Os sorrisos que ela me arranca...

No sábado, enquanto eu despachava alguma da roupa e depois de tentar que ela fosse brincar lá para fora sem sucesso, ela entretinha -se a fazer os seus trabalhos de casa. Ora desenhava cincos iguais a esses e quatro esguios e magros, ora fazia bolas à roda dos mais altos ou dos mais baixos consoante mandava o enunciado que eu lhe lia a seu pedido. - Estou a fazer trabalhos como a Susana, não é mãe? Eu já sou uma crescida, não é? E eu apetecia-me dizer-lhe que ela nem sabe a sorte que tem por não ainda não ter trabalhos como a Susana. Que quando entrar na escola a sério nunca mais vai ser dona do seu tempo como é agora. Que devia era estar neste momento a por o quarto em pantanas ou a rebolar na relva e não estar ali sentada tão direitinha na secretária de roda dos livros e dos lápis de cor. Eu que a devia ter arrastado dali para fora com um brinca filha, brinca! digo: É filha, estás a ficar muito crescida. E é então que chega ao exercício que pede para ligar uns cones de gelado a uns meninos e saber se os gelados chegam para todos ou não. Sete meninos a salivar e cinco cones de três bolas. - oh mãe, não há gelados para os meninos todos! - pois não, por isso vais ter de os ligar e dizer quantos meninos ficam sem gelado. E vejo-a a ligar os gelados aos meninos. Um gelado, um menino. Outro gelado, outro menino. Mais um gelado, mais um menino. Ao quarto gelado, dois riscos para dois meninos. No quinto, mais dois meninos. E eis que ela me mostra a página entusiasmada: - vês mãe, assim todos os meninos têm gelados e nenhum fica triste! Há lições que (simplesmente) não se aprendem nos livros.

19 comentários:

Catarina Santos disse...

Ai que gira... vê lá tu a inteligência da tua menina! Acho que ela só mostrou o quanto gosta de partilhar, o quanto é uma menina nada invejosa! Muito bom, e consigo imaginar o teu orgulho :)

Pois é, quando se iniciar na escolinha já não vai ter assim tanto tempo para brincar! Mas há sempre maneira de conciliar e aos poucos ela vai percebendo que para tudo há uma hora :)

Beijinhos!!

Mimi disse...

Simplesmente lindo!

Bjs.,
Mimi

1gota disse...

Há lições que (re)aprendemos com a simplicidade deles.

Ser criança é isto!
:*

Rita disse...

Crescer e aprender :)

Rita disse...

ensinam nos tanto não é????

Bala disse...

Há coisas nascem com eles.....
Bonito gesto!

Bjinhos

Mary disse...

Podes e deves te sentir orgulhosa.
Linda menina.

Beijos
Isa

Soph disse...

BOAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!

LINDO, Joanique!!!! ehehehehe

Toma lá mais 5!!!!

YESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!

... que na tua VIDA hajam sempre gelados para todos...

Mil beijinhos meus!

Tita Dom disse...

A tua Joana está uma menina!
Bjs

barbarayu disse...

fantástico, Joana :))

beijinhos!

Isabel disse...

looool
que delícia!!!!!
adorei!

Anónimo disse...

um doce :)

Ana Princesa disse...

Que lindaaaaaaa! Esta fase dos 5 anos é demais: a curiosidade implícita da ida para a escola fa-los querer saber tudo, saber muito e esquecer-se do resto!
Mas há coisas (que pelos vistos) nascem com eles!
Beijinho*

Isabel disse...

Eh Eh! Tão querida!

Fitinha Azul disse...

eheheh muito bem:)

Beijocas nossas

eu disse...

Só mostra que ela tem bom coração e que gosta de partilhar!!! Muito boa menina a Joana!!!
Bjkas

Ana disse...

Foi espectacular a ideia dela!

Uma beijoca

Mae Frenética disse...

Muito bom, sim senhora... essas lições nao se parendem nos livros, mas alguém lhe ensinou!!! ;)

Mãe disse...

Que querida:) e 'resolvida'....tá a parecer o Ricardo no 3º ano..no teste a professora pergunta quais são os dias da semana..e ele (fartinho de saber quais eram) responde: 2ª, 3ª. 4ª, 5ª e 6ª. E o sábado e domingo?
- Ó mãe, eu pensava que a professora queria que escrevessemos só os dias que vamos à escola! :P
Obviamente a professora não achava 'piada' nenhuma a estas coisas tão racionais.....

A Joana promete!!!!!!

Beijocas
Ana B