domingo, março 01, 2009
Interpretações...
Ontem fomos ao teatro ver a "O Conto da Ilha Desconhecida", de José Saramago, n'A Barraca e pelo caminho tivemos no banco de trás duas crianças a disparar perguntas a torto e a direito, até que:
- Oh pai que sinal era aquele do senhor a deitar uma criança no lixo?
- Diz? - perguntou de volta o pai sem perceber.
- Qual é o sinal do senhor a deitar uma criança no lixo?
- Oh Joana olha que não há nenhum sinal assim! - respondo em auxílio do cara-metade enquanto esmiúço os neurónios em busca de algum sinal que se pudesse assemelhar a tal cena.
- Há siiiiiiim!
- Oh filha não há não.
- Há sim! Eu vi! Estás a mentir!
- Está bem, pronto. Depois voltamos a passar no sítio onde o viste para descobrirmos qual é.
Eis senão quando, paramos num sinal, olho para o lado e vejo o seguinte cartaz:- oh Joana, o sinal que viste era igual àquele?
- Sim mãe! É aquele! Vês eu não te disse!
E pronto, lá lhe estivemos a explicar a diferença entre sinais e cartazes publicitários e qual era a ideia por detrás daquela imagem. Quando percebeu, suspira:
- Ah ainda bem que não é [um senhor a deitar ao lixo uma criança], pá!
Mas agora que olho para o cartaz depois desta conversa, lá que parece parece...
14 comentários:
Parece mesmo!
Tem 1 olho essa tua miúda!
Bem visto...
o meu tb achou que o filho tinha feito uma birra e o pai o estava a meter no caixote do lixo, ele ficou bastante chocado com a imagem. relamente o mundo visto pelos olho de uma criança poder ser ainda mais assustador!!
a primeira vez k vi o cartaz (na sexta passada) foi ao longe e só vi a imagem... e tive exactamente a mesma reacção da Joana: pareceu-me um homem a deitar uma criança ao lixo.
e parece memso uma criança...ela tem toda a razão
bjocas
LOL. Observadora!
Cristina
O meu filho de 4 anos também me disse muito aflito: "oh mãe, há ali um pai a deitar o filho no lixo!" E o que me ri quando vi o que era...
Pá eu pensei o mesmo, afinal o homenzinho atira do lixo é mais pequeno... e qual é o signioficado disto afinal, não acho piada, humpf!
jocas
Ela tem um mto bom poder de interpretação, ou, pq raio o empregado é menor que o patrão! este país!!!!
que engraçado, a Joana tb me perguntou o mesmo, ficou intrigada com a criança a ir para o lixo. mas não foi fácil explicar o sentido do anúncio: empresas, patrões, desemprego etc etc são palavras que ainda estão bem longe do dicionário delas. e ainda bem
Realmente... ainda n tinha visto o cartaz e estou aqui de queixo caído, olha só a quantidade de miúdos que vê isto e não há de se assustar:(
isto faz-nos pensar que devemos ter cuidado com o que fazemos e dizemos pois eles são muito textuais na interpretação.
Será que a publicidade também não deveria ter isso em conta? Por um lado acho que não, mas depois de ver tanta criança assustada pelo mesmo já não tenho tanta certeza.
queres acreditar que eu disse exectamente o mesmo ao meu marido, este fim de semana? que me causava repulsa porque era o que parecia
xxx
A
Nunca tinha pensado nisso...
Mas ela tem razão.
Enviar um comentário