terça-feira, setembro 22, 2009
Da gripe A e o jeitinho que dá já ser Outono...
No fim-de-semana andei sempre metida no meio de flores a fotografar e a brincar com os miúdos na relva, pelo que acordei a meio da noite com uma bela dor de garganta e uma fonte no lugar do nariz. A época das alergias está oficialmente aberta e os meus olhos irritam-se e choram com saudades do Verão.
Há noite já se voltou a ouvir os roncos e as farfalheiras no quarto dos miúdos, e eu começo a preparar-me mentalmente para o que aí vem.
Na escola dele, nem se dá conta da histeria que anda aí. As medidas de higiene agora tão amplamente difundidas e recomendadas em tudo o que é notícia, são praticadas nesta escola desde sempre. A mim é isso que me faz confusão, o mostrarem agora as professoras/educadoras nas escolas a limparem mesas com produtos próprios depois de terem estado a ter actividades ou a comer, quando para mim isso sempre foi a regra e não a excepção.
Na escola dela, também as medidas tomadas parecem-me bastante sensatas e não se sente nenhum histerismo em torno do assunto. A professora também se apresenta bem informada e mesmo quando lhe disse que a miúda podia apresentar febre como reacção às vacinas que tomou na semana antes do início das aulas, descansou-me informando que caso ela começasse com febre na escola iriam primeiro tentar despistar se havia razões para a colocar em isolamento ou não e que entrariam em contacto comigo caso se justificasse.
Mas voltando ao início ontem acordei constipada e fiquei na dúvida do que fazer. Por um lado sabia que era apenas uma constipação de origem alérgica, mas por outro, se fosse uma gripe no início como é que me ia sentir depois sabendo que tinha andado por aí a contagiar o pessoal? É verdade que não tinha febre nem um único sintoma de gripe, mas seria melhor confirmar?
E é assim que percebo que mesmo pensando que não, a histeria da gripe também já me apanhou um bocadinho.
Venho trabalhar, mas a meio da tarde começo com aqueles arrepios de frio e o bicho-papão-gripe-A volta a perseguir-me os pensamentos e lá vou eu ter com a enfermeira medir a febre. Digo-lhe que estou constipada e que só queria confirmar que não tinha febre e ela tudo bem. Termómetro debaixo do braço e ela tudo bem. Conversa de chacha e ela tudo bem. Até que eu digo "pois é que agora com esta histeria toda, e mesmo sabendo que isto é alérgico mais vale confirmar se não tenho mesmo febre, só para continuar mais descansada e descansar os outros" e é aí que algo nela faz click! Ai mas tu sentes-te com gripe?!- pergunta ela. Não. Ai mas não tens mais nenhum sintoma?! - insiste enquanto se dirige rapidamente para o lavatório e começa a esfregar as mãos energicamente. Não, e nem tenho febre agora. - constato pelo valor indicado no termómetro. Ai mas se tiveres algum sintoma de gripe não saias de casa e telefona que se for preciso encaminho-te para a saúde 24, está bem?!
E eu apeteceu-me dizer que não, que se me sentir com gripe vou mandar as criancinhas para a escola e que vou lá eu pessoalmente entregá-las e beijar a criançada toda, e fungar o nariz no autocarro que apanho todos os dias e agarrar-me com as duas mãos ao varão depois de as ter usado para tapar algum espirro, que virei trabalhar e que vou ter a brilhante ideia de ir matar saudades dos colegas das outras secções, e que finalmente, também não me vou esquecer do saco da ginástica em casa para poder lá ir deixar bastante suor durante a hora de almoço.
Não há dúvida que esta estação vai ser muito divertida...
12 comentários:
eu não penso muito no assunto, mas a verdade é que não há Inverno em que eu não tenha uma *ite qualquer.. ou é faringite, ou amigldalite, ou sinusite, portanto febre é quase certinho que vou ter, portanto vou ter de ir recambiada para casa até provar que não tenho gripe A. vai ser giro, vai...
bela gargalhada a minha :))
tenho mais medo desse papão do que propriamente da gripe A.
vamos ver como corre quando chegarem as primeiras chuvas!
No infantário dos meus, tb ninguém anda histérico. De diferente só mesmo os desinfectantes à porta, o que não acho mal. Mas as recomendações não obrigam a desinfectar as coisas, isso já se faz e sempre se fez; obrigam a desinfectar os brinquedos TODOS OS DIAS. Eu arrumava os brinquedos, juro-te. Que pachorra. No fundo, no fundo, todos sabemos que quando a dia vier, vai apanhar quase todas as nossas crianças, por causa do contágio ser mais rápido e mais "eficiente" do que o da gripe normal. Só espero que não complique para ninguém e mais nada.
a dita
Luz, é como o dele então (e dela até o ano passado).
Buggy, eu gostava é de saber se eles vão justificar e pagar essas faltas a toda a gente, mesmo quando se verifique que não era gripe...
Na verdade, a histeria está instalada.
Desde que estou grávida que tenho andado com sucessivas crises alérgicas e não são raras as vezes que, quando espirro, alguém olha para mim de lado!
Está tudo doido!
Bjinhos
Luz, segundo um infecciologista aqui da zona a Gripe A NÃO é mais contagiosa que a outra...a grande (e única, parece-me) diferença entre as duas são os grupos mais afectados (na sazonal os velhotes, nesta as camadas mais jovens).
ando tão farta deste tema...
hihihi
felizmente por aqui (ainda) não há histerismos, nem na escola ... se bem que acho que tenho visto mais vezes a senhora da limpeza a passar o detergente nos corrimões LOL ... mas por falar em corrimão ... no outro dia vi uma colega (5 anos) da M a por cuspo no dedo, passar no corrimão, depois voltar a por cuspo (e juntar os lábios ao dedo) e voltar a besuntar o corrimão ... vocês acham que a limpeza extra vai resultar? LOL
Pois, também já solto um espirro ou tusso com receio que alguém me olhe de lado, paranóia! :)
por aqui as miúdas estudam em escolas públicas e lá tb sempre se limpou e desinfectou todo o espaço, agora só há a acrescentar a fila dos meninos na entrada da escola com a funcionária a desinfectar as mãos dos meninos, isto na escola da mais nova, já da mais velha ( que entrou pró 5º ano) são eles que têm que desinfectar as mãos nos vários dispositivos espalhados pela escola.
agora o que me tem feito confusão é a mais nova dizer que lavam as mãos para lanchar ( na sala de aula) qd regressam do recreio já não lava as mãos, ou seja por esta perspectiva a gripe só pode vir de "casa". A P tem lhe feito confusão não lavar as mãos qd regressa para a sala, é que na pré lavavam sempre as mãos e ainda não havia a gripe A.
agora qd dizes (na ironia) que vais andar por ai espalhar o virus, acredito que há muitas pessoas que vão fazer isso, e outras, no caso de mães ( que lá está não podem faltar ao trabalho) vão levar crianças doentes para as escolas camufladas com benuron ( como sempre fizeram).
apesar de ser um pouco "minhoquinhas" não tenho pensado muito na gripe,talvez
pq ainda não tenha tido conhecimento de ninguem conhecido contagiado logo devo de pensar que é só um mito (espero estar certa).
as melhoras da alergia, aminha tb já começa a aparecer, no meu caso são os olhos é um coça coça que chega a fazer ferida.
Looooooooooooooooooooooooooooool o que eu me ri com este post!!!!kakakakaka com todo o respeito que o assunto merece,mas fartei-me de rir com esta parte do fim do teu post "beijar a criançada toda" kakakakakakaka
Realmente as pessoas andam histéricas mesmo,credo!!Beijocas
Ups!!! eheheh
... e o orgulho que tenho nas tuas palavras: Na escola dele, nem se dá conta da histeria que anda aí. As medidas de higiene agora tão amplamente difundidas e recomendadas em tudo o que é notícia, são praticadas nesta escola desde sempre. A mim é isso que me faz confusão, o mostrarem agora as professoras/educadoras nas escolas a limparem mesas com produtos próprios depois de terem estado a ter actividades ou a comer, quando para mim isso sempre foi a regra e não a excepção.
... :)
Enviar um comentário