terça-feira, setembro 01, 2009

Hoje é primeiro dia...

de jardim-de-infância para ele. Estava ansioso por finalmente ir para o lado dos crescidos e mais ansioso ficou, quando descobriu que ia ficar na sala que foi da irmã, com a educadora que também foi dela. Durante todas as férias referia-se à antiga educadora como a minha S. e o carinho com que sempre a referia fazia-me sorrir. Ontem à noite custou-lhe adormecer. Hoje de manhã acordou bem mais cedo do que era preciso e perguntou imediatamente se ia para a escola. Escolheu a cor da camisola, preparou a mochila com a muda de roupa e estava em pulgas por sair de casa, saindo orgulhoso da sua postura de menino crescido. Depois do boicote habitual às fotos, seguimos os dois para a escola. Fomos dos primeiros e ele o primeiro da sua sala. A S. já lá estava de braços abertos para nos receber e ainda bem, porque assim que parámos à porta ele alapou-se às minhas pernas, camuflou-se em mim e ameaçou um início de primeiro dia algo choroso. Nada de sorrisos, nada de conversas, só pedidos para ficar em casa ou ir para o trabalho comigo. Com calma, fomos "conhecer" a sala, estreámos o chão de estrelas, observámos todas as novidades na sala que já foi a dela, e passado um bocado pude deixá-los entretidos com os carrinhos e a construir garagens com blocos de madeira. Sem choros, sem pedidos. Só um beijo, um apertinho e um filho feliz. Gosto desta sensação de voltar ao que já conhecemos, às pessoas que nos têm acompanhado nos últimos três anos. Já somos da casa, como disse a I. à minha saída. E não há nada que me saiba melhor do que isso.

8 comentários:

Rosário disse...

tenho saudades desse sentimento. aqui onde moramos agora, ainda não criei essas raizes. culpa minha por certo, mas a escola que deixei (dos miúdos claro) tinha a melhor educadora de Portugal!! e foram 8 anos a lá ír todos os dias, de manhã e ao final da tarde. saudades.

Tita Dom disse...

Estamos na mesma onda, ao fim de 3 anos, volto a ver as mesmas caras, rostos e salas. Volto a sentir o coração apertado :S

Fitinha Azul disse...

É muito bom...

Anónimo disse...

Que bom que o Miguel ficou bem. E que ansiosa que eu estou por saber dos primeiros dia da Joana na escola primária! Quando começa? Deve estar eufórica, não?

gralha disse...

Espero que continue a correr bem. Tenho tanta pena por o meu não ir voltar para a creche, onde sempre gostou tanto de estar...

Soph disse...

Coração Cheio... a REBENTARRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR!!!!

Eva Lima disse...

Mais uma etapa, ainda bem que já não é inteiramente novidade.

bjs

me disse...

Ainda bem!
Tivemos o nosso episódio "desses", hoje! :)
Beijinhos