sexta-feira, novembro 27, 2009

Acabam hoje...

as quase três semanas de quarentena que tivemos cá por casa.

A gripe passou cá por casa com pezinhos de lã mesmo com dois asmáticos ao barulho, o Tamiflu também, e, eu escrevi para aqui um post imenso que dizia que não vale mesmo a pena o histerismo, a pressão para que os pais tomem decisões em relação às quais não estão seguros, que se cancelem festas de Natal ou que ande tudo baralhado com as opiniões dos entendidos.

Mas apaguei tudo outra vez e não vou dizer nada. Ouçam o vosso médico e sigam-se por ele, ignorem o resto.

Já começam a haver por esses blogs fora muitos posts que dizem isso tudo com um português muito direitinho.

Eu estou fechada em casa há duas semanas por uma gripe de treta... já não tenho paciência e hoje acordei de mau-humor. Estou um bocadinho farta desta confusão toda, pronto é só isso.

15 comentários:

Sandra Brema disse...

Sandra,

Tenho a minha cunhada em Coma, já lhe realizaram uma Traqueostomia, e corre graves riscos de vida.

Uma gripe A que originou numa pneumonia gravissima... ela é uma doente de risco ( tem Lupus).

Eu ironizava com a gripe A, e estou a apender a Lição da minha vida.

Hoje sei que os doentes de risco CORREM RISCO.

A semana passada as minhas filhas estiveram em casa com os sintomas da Gripe... e de facto todos os meninos da sala q tb vieram para casa e fizeram os exames tinham Gripe A , leva-me a crer então que foi a mesma gripe q as minhas filhas tiveram, n as levei ao hospital, não liguei para a linha de saude e tratei-as com Benuron e Brufen...

Isto para dizer que hoje, aos meus olhos esta é uma doença de extremos.

A Minha cunhada apesar de ser uma doente de risco o medico n aconselhou a tomar a vacina... agora estamos na duvida... e se tivesse tomado? Estaria ela assim?

Beijinhos e ainda bem q estão todos melhores!

Jolie disse...

Sandra, eu não disse que os doentes de risco não correm perigo nem sugeri isso, atenção.

Desejo do fundo do coração que a tua cunhada recupere totalmente.

Rita disse...

aqui temos a nossa decisao tomada com a ajuda dos nossos 2 pediatras.. Não vamos levar vacina.

ainda bem que foi soft..

beijos

Sandra Brema disse...

Sandra... eu percebi bem a tua opinião, alias, nem falaste em doentes de risco.

Mas achei importante falar deles, e deixar este relato aqui...

Acho mesmo q existe muita gente histérica sem razão... mas partilhei isto só para alertar os que se calhar estão descontraidos e despreocupados ... sem razão... percebes?

Jolie disse...

Percebo claro, podem ocorrer as duas situações.

mdemae disse...

Olá...

Por lá por casa também passou, também sem gravidade, felizmente...
Mas concordo contigo que há alguma desinformação...

beijinhos grandes!

Bárbara

Dorushka disse...

A nossa quarentena começou hoje. O miúdo mais velho tem sintomas gripais, mas como agora os hospitais não estão a fazer testes se os sintomas não forem severos, não sabemos se é gripe A ou tão somente a sazonal. Mas, pelo sim pelo não, são 7 dias de repouso.

akombi disse...

mas sabes o que acho, é que agora sem fazerem a tal análise quem é que sabe que está ou teve a gripe A? Pelo que leio a análise agora só é feita qd a pessoa já está em risco de vida, se vais para o hospital com sintomas de gripe sazonal ou A receitam o que sempre receitaram.

Maria Carloto disse...

Infelizmente criou-se um histerismo muito grande em volta da gripe... Os doentes de risco correm de facto mais risco que a restante população! Kombi aos doentes de risco e aos primeiros casos nas escolas são feitas analises desde que se dirijam ao posto de gripe A mais proximo. A analise custa 96€ ao estado pelo que não se pode fazer a toda a populaçao! Apesar disso quem quiser ter a certeza pode pagar e recorrer ao privado onde lhe será feita a analise.
Mas de resto é histeria a mais em volta de uma gripe que na maior parte da população passa leve. Convem é sempre tomar um antibiotico para prevenir a pneumonia.
Maria

Soph disse...

Para a semana TENHO-VOS de volta! :)

Helena disse...

Cuidado porque os antibióticos não se tomam como prevenção... trabalho num hospital e o antibiótico só é dado quando há pneumonia bacteriana associada à gripe. Não se dá a quem tem gripe se não houver indicação.

Jolie disse...

Maria Carloto, realmente também acho que o antibiótico não seja um medicamento de prevenção.

O que se faz nos casos de risco, como era o caso dos meus miúdos, é tomarem o tamiflu, mas este medicamento não é um antibiótico.

Obrigada Helena por teres também esclarecido esta questão.

As melhoras da pequenota Dorushka.

Kombi, os médicos que atenderam os meus não acharam necessário saber o nome da gripe em causa e não os mandaram efectuar a análise. Eu na altura também achei que era totalmente desnecessário, porque eles estavam a reagir lindamente mas sinceramente, hoje acho que se tivesse um deles feito a análise não se perdia nada.

Pelo menos à minha entidade empregadora tinha saído mais barato no caso de não ter sido a A a passar lá por casa.

florbola disse...

Olá Sandra,

Que bom que já passou tudo e estão todos bem.

Sobre a gripe, o médico informou-me que este ano não há gripe sazonal, é só a A. Todos os anos há um virus dominante e este ano é o da gripe A.
Também me disse que todos os testes que tem feito tem vindo positivos!

Tem que se ter os cuidados de uma gripe normal e no caso de doentes de risco cuidados a dobrar. Penso que foi por isso que vos receitaram o Tamiflu, porque não estão a receitar a toda a gente.

Por aqui também estamos de quarentena, tanto o médico que me atendeu como o pediatra da minha filha apenas receitaram ben-u-ron e um xarope expecturante.

Ninguém usou máscara, apenas quando nos fizeram a colheita para o teste, acho que se está a encarar isto com mais naturalidade, pelo menos nos serviços hospitalares.

A culpa é dos media que poem as pessoas em pânico!

Um beijinho ; )

Anónimo disse...

Olha ao menos ficaram despachados, caraças, já não se pode com esta treta de gripe A.!

e as avós? pffff piores que sei lá, não pode o miudo ficar doente é logo gripe A.

bahhh

jocas

Rita (a minha pequena lua) disse...

olha nós vamos vacinar a Joana decisão mais que tomada com base no que nos diz o pediatra e até mesmo o otorrino. se apanhar até lá, paciência, senão, logo se vê e olha Sandra, ainda bem que foi de raspão ai em casa, conheço já 3 casos em que a coisa esteve bem tremida e muitos outros, em que parece que quase nada se passou... isto é como tudo... nunca se sabe... é mesmo como Deus quer.